Almoço no Complexo Ver-o-Peso em Belém (Pará)

O Mercado do Ver-o-Peso, um dos pontos turísticos mais famosos de Belém, no Pará, é a maior feira livre da América Latina. Construído em 1625 às margens do Rio Guamá, é um local ideal para experimentar a culinária paraense modesta e tradicional.

No Ver-o-Peso é possível comer aqueles pratos que estão no dia a dia da refeição do paraense. Sem glamour, sem mistérios e apenas delicioso. Não é a toa que o Pará é o Estado brasileiro com a maior variedade gastronômica e que se apega tanto a cultura e diversidade.

Depois de fazer um tour pelo mercado, vale uma parada em uma das barraquinhas para experimentar a culinária local.

As barracas servem itens parecidos variando entre coxinha de carne de caranguejo, açaí com peixe frito ou camarão, maniçoba, tacacá, filhote e pirarucu acompanhando com iguarias típicas e uma grande variedade de sucos das frutas da região.

Barraca no Ver-o-Peso / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Barraca no Ver-o-Peso / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Optamos por experimentar dois pratos: camarão ao alho e óleo e pirarucu frito. Os pratos são acompanhados com arroz, feijão, macarrão, farinha de mandioca, salada (o nosso vinagrete) e tudo é muito temperado com coentro.

Peixe frito e acompanhamentos / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Peixe frito e acompanhamentos / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Camarão regado no coentro / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Camarão regado no coentro / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Os pratos têm um gostinho caseiro e custam cerca de R$40 para duas pessoas. Enquanto apreciamos a refeição é possível avistar a movimentação do mercado.

Pirarucu frito / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Pirarucu frito / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Uma oportunidade para quem visita Belém e quer almoçar em um ambiente turístico e ao mesmo tempo local.

Mercado Ver-o-Peso / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Mercado Ver-o-Peso / Crédito: Ana Elisa Teixeira

As opiniões aqui citadas são da Editora que esteve no Pará por 10 dias para um trabalho incrível em comemoração aos 400 anos de Belém com o site Diário do Turismo. Você pode acessar a Revista Digital do Diário aqui.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!