O que visitar em Belém do Pará

Belém no Pará é um destino com opções de passeios para todos os tipos de gosto. Uma cidade encantadora que conquista em cada detalhe, seja cultural, histórico ou gastronômico. Confira um roteiro para 4 dias em Belém.

Ir à Belém é se apaixonar pelo belenense acolhedor, pela gastronomia farta e pela revitalização e manutenção de 400 anos de história.

Onde você não pode deixar de ir em Belém…

Complexo Feliz Luzitânia

Ali começou Belém, em uma área que hoje é considerada a “Cidade Velha”. O local ainda abriga casarões e construções de uma época do Brasil colonizado e da Amazônia sendo explorada.

O complexo conta com diversas atrações culturais e religiosas que encantam quem visita a cidade. Ele fica na Praça Dom Frei Caetano Brandão. Saiba mais detalhes do Complexo Feliz Luzitânia aqui.

Catedral Metropolita da Sé no Complexo Luzitânia / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Catedral Metropolita da Sé no Complexo Luzitânia / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Complexo e Mercado Ver-o-Peso

A maior feira livre da América Latina, é um dos pontos turísticos e locais mais visitados em Belém, Pará. Desde 1625 esse mercado, as margens do Rio Guamá, faz parte da região portuária revitalizada da capital paraense. Local obrigatório para comprar itens da cultura e gastronomia paraense. Reserve um dia para almoçar o famoso peixe frito com açaí no local. Saiba mais detalhes do Complexo Ver-o-Peso aqui.

Frutas frescas do Ver-o-Peso / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Frutas frescas do Ver-o-Peso / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Estação das Docas

A Estação das Docas fazia parte do antigo porto de Belém que depois de um projeto de revitalização complexo se transformou, no ano 2000, em um dos principais pontos turísticos considerado pólo gastronômico e cultural da cidade. Lá você terá oportunidade de ter contato com o artesanato local, eventos culturais e uma variedade gastronômica paraense farta. Passeio imperdível para quem visita a cidade. Saiba mais detalhes da Estação das Docas aqui.

Estação das Docas / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Estação das Docas / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Basília de Nossa Senhora de Nazaré

Uma das catedrais mais famosas do mundo, a Basília de Nossa Senhora de Nazaré é passagem obrigatória para quem visita Belém.

A basílica é palco da festa religiosa e maior procissão católica do Brasil: o Círio de Nazaré que reúne anualmente mais de 2 milhões de fiéis e, em 2016, está na 224ª edição.

Basílica Nossa Senhora de Nazaré / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Basílica Nossa Senhora de Nazaré / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Pólo Joalheiro – Espaço de São José Liberto

Datado de 1744, o Espaço é uma oportunidade para comprar joias feitas com gemas da amazônia paraense. Até 1998, o local era um presídio que depois de passar por uma reforma, se transformou em um patrimônio histórico que também virou um museu de gemas e uma escola para designs de joias.

O Museu de Gemas do Pará conta com 4 salas apostando nas pedras preciosas da região e de todo o Brasil. Além do Brasil, é possível ver gemas da Colômbia, Bolívia, entre outros.

Depois de comprar joias artesanais com características paraenses, passeie pelo Jardim da Liberdade, único museu gemológico a céu aberto do Brasil. O jardim é feito por ametistas, quatzo rosa, branco e fumé e encanta visitantes.

Jardim da Liberdade / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Jardim da Liberdade / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Mangal das Garças

O Parque Naturalístico Mangal das Garças é a oportunidade para viver a experiência amazônica dentro de Belém. Criado pelo Governo do Estado em 2005, o parque conta com cerca de 40.000 metros às margens do Rio Guamá. Venha aproveitar a natureza, apreciar os Guarás e fazer uma verdadeira imersão na amazônia paraense. Saiba mais detalhes do Mangal das Garças aqui.

Guarás, lindos! Mangal das Garças / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Guarás, lindos! Mangal das Garças / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Ilha do Combu

A apenas 10 minutos de barco da cidade de Belém, no Pará, a Ilha do Combu é uma oportunidade de conhecer moradias a beira do rio e aproveitar um dia agradável com a natureza.

Ao chegar à ilha, há opção de tomar um banho de rio com uma vista incrível de Belém, ou até mesmo almoçar em um dos restaurante da ilha em um ambiente totalmente rústico e amazônico. Saiba mais detalhes da Ilha do Combu aqui.

Caminho até o Combu / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Caminho até o Combu / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Tem uma dica de passeio em Belém? Comente nos comentários abaixo! 😉

As opiniões aqui citadas são da Editora que esteve no Pará por 10 dias para um trabalho incrível em comemoração aos 400 anos de Belém com o site Diário do Turismo. Você pode acessar a Revista Digital do Diário aqui.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!