Acampamento pela primeira vez? Conheça o camping O Panorâmico em Aiuruoca (Minas Gerais)

Quando decidi acampar pela primeira vez, muitas dúvidas surgiram na minha cabeça. Será que vou gostar? Será que é perrengue mesmo como dizem? Será que vou conseguir dormir? Ficarei sem banho?

Foram feitas inúmeras perguntas antes de eu me aventurar no meu primeiro acampamento. O Alexandre acampou pela primeira vez no Pico da Pedra da Mina.  Ele foi com um amigo muito experiente e montanhista o que facilitou muito pra ele. Apesar de ter feito uma trilha difícil de mais de um dia, acampado no pico sem banheiro e nenhum tipo de conforto, ele disse que foi uma experiência muito divertida e até mesmo tranquila. Visto que estavam com todos os equipamentos necessários para passar bem. 

Como ele já tinha a experiência, faltou eu definir como ia querer o meu primeiro acampamento. Primeiro definir o local. Quero um local quente? Frio? Na praia? Nas montanhas? 

Decidir isso pra mim foi fácil, optei pelo frio na montanha e, Aiuruoca, uma cidadezinha no Sul de Minas Gerais, foi o local que escolhemos para a aventura. 

Crédito: Alexandre Martins

O que definir no primeiro acampamento?

  • Escolha o destino e opte pela estação do ano que mais te agrada
  • Escolha o camping
  • Defina o número de dias
  • Vá de carro e use ele como um quartel general para guardar coisas. De primeira vez é praticamente impossível deixar tudo na mão
  • Escolha bem a data afim de evitar períodos chuvosos
  • Defina se fará a própria comida ou se vai optar por comer próximo ao local

…camping em Aiuruoca: O Panorâmico

A região mais visitada de Aiuruoca e, que é famosa internacionalmente por ser um santuário ecológico e totalmente místico, é o Vale do Matutu e quando falamos do vale, o camping O Panorâmico é o que tem mais fácil acesso a região.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

O diferencial que nos fez optar pelo camping também é que ele tem uma vista privilegiada do  Pico do Papagaio, o cartão postal da cidade e pelo camping é possível fazer uma trilha mais curta até o pico. 

O camping tem capacidade para até 80 barracas, mas na ocasião que fomos tinha no máximo 6. Foi bem tranquilo! 

Dependendo da área que escolher pra montar a barraca, ao abrir a portinha vai dar de cara com o Pico do Papagaio, o que é incrível!

Vista da nossa barraca!

… e qual é a infraestrutura?

A infraestrutura é rústica e familiar o que nos deixa se sentir em casa em alguns momentos. O Odilon e a Rose, proprietários do camping são muito solícitos e participam de muitos momentos dos hóspedes. Sempre preocupados com a limpeza e com o funcionamento do camping. 

Odilon, Rose e Thais | Crédito: Ana Elisa Teixeira

Há uma área aberta de cozinha comunitária onde fica disponibilizado fogão, geladeira, freezer, pias e bancadas para guardar os alimentos. Há duas mesas bem rústicas para fazer suas refeições.

Crédito: Alexandre Martins

Como fomos agora em julho e chegamos a pegar menos de 0 graus, a cozinha aberta foi um pouco tenso. Só tínhamos a barraca pra ficar no “coberto”! Foi uma experiência interessante visto que toda noite acendíamos a fogueira e ficávamos batendo papo com os outros campistas. 

Aos finais de semana e feriados, o camping também oferece opção de café da manhã, almoço e jantar, mediante consulta. Há uma área com forno a lenha que as vezes eles servem pizzas e caldos durante à noite. Na ocasião que tivemos a Rose fez caldo de feijão e de batata.

…e banheiros? Como é o banho?

O camping em Aiuruoca tem 4 banheiros somente com o vaso sanitário e 4 duchas separadas para tomar banho. Dois desses banheiros ficam próximos a área comunitária e, os demais, ao lado das duchas com chuveiro elétrico.

As outras duas são duchas com chuveiro a gás, que esquenta mais no período de outono e inverno. O ponto alto é que tudo é muito limpo e higienizado e o papel higiênico disponibilizado no camping é melhor do que vimos em muitos hotéis. 

Crédito: Alexandre Martins

Sobre o banho, no frio que pegamos com menos de 7 graus já às 18 horas foi difícil ter um chuveiro elétrico que esquentasse o necessário. Teve dia que se chegássemos tarde, íamos ter que abortar o banho. Dava para tomar das 10h até no máximo 16h30 para não passar frio. 

Sentimos falta de um vestiário nas duchas, mas ao conversar com o Odilon, esse é um projeto que está nos planos dele para o camping. Ter um vestiário é extremamente necessário não só no inverno, mas no verão também. 

Vale ainda ressaltar, para quem não quer ficar em barracas, o camping O Panorâmico disponibiliza duas suítes com cama e banheiro individuais. Os quartos são simples e atendem a proposta do camping que tem o objetivo de trazer uma atmosfera rústica em meio a natureza.

…é seguro acampar?

Confesso que tive um certo receio de ficar dentro da barraca sem cadeado ou algo do tipo. A gente que mora em São Paulo preza pela segurança em todos os momentos.

Nesse contexto, achamos o camping seguro, dormimos tranquilamente. Mas, é sempre bom deixar a barraca fechada ao sair e usar um cadeado pequeno caso tenha. O carro também mantivemos fechado.

… como foi a preparação para o acampamento?

A gente estava totalmente perdido do que levar para realizar o acampamento e contamos com a ajuda da Aluga Trip, uma empresa que visa a economia compartilhada com aluguel de itens de viagens, esporte e lazer. A ideia era passar menos perrengue possível e ficar quentinho dentro da barraca. Para camping eles alugam praticamente tudo e, pela nossa falta de experiência, optamos pelo seguintes itens:

  • Barraca
  • Saco de dormir 
  • 2 bancos tripé dobrável
  • 2 bastões de caminhada
  • Caixa térmica 32 litros
  • 2 Isolantes térmicos
  •  1 mochila de caminhada 30L

Para nossa experiência de primeira viagem faltou com certeza: a lona para colocar embaixo da barraca e uma iluminação. A gente sempre fala que temos que passar a experiência pra aprender o que falta, não é mesmo.

Então, o que levar para que seu acampamento seja sucesso?

Barraca – Ela deve ser escolhida de acordo com o local que você vai acampar. Para acampamento de primeira viagem que você vai de carro e não precisa se preocupar com peso, opte por uma barraca maior e com mais conforto.Vale também, nesse caso de inverno em Aiuruoca, verificar se ela suporta o frio. 
Para dormir quentinho – Isolante térmico e saco de dormir são itens essenciais para uma boa noite no período frio. Se a barraca for grande vale a pena levar ainda um colchão inflável.O que faltou pra gente foi levar um edredom ou pequeno coberto pra colocar dentro do saco de dormir ou entre o saco de dormir e o colchão inflável. Mas no geral, passamos bem as noites.
Alimentação – No camping O Panorâmico, eles disponibilizam itens de cozinha, mas caso queira levar fogareiro e pequenas panelas, não tem problema.No meu caso que sou maniaca com limpeza, acho que faltou eu levar o meu próprio pano de prato e bucha de lavar louça. Mas, esses são detalhes que dependem do perfil de pessoa pra pessoa.
Opte por itens que cozinhem fácil e que fiquem tranquilos fora da geladeira. Leve coisinhas como barra de cereais, bolachas, chocolate, amendoim, castanhas, frutas secas… Capriche principalmente nos itens pro café da manhã!
Água – Toda água do camping O Panorâmico vem de nascentes e podem ser consumidas. Leve apenas uma garrafinha para encher quando necessário;
Iluminação – O camping O Panorâmico tem pequenos pontos de luz no local que ficam as barracas, mas nem de longe é suficiente. Pra gente faltou levar uma iluminação, mas conseguimos emprestado com um casal no camping.
Lembre-se que dentro da barraca não há luz elétrica. Nesse caso é legal levar uma lanterna de cabeça (head light) e também uma lâmpada potente pra acender dentro da barraca. Não esqueça em hipótese alguma de uma extensão. Nós esquecemos e foi complicado carregar celular e a câmera.

Acessórios utéis – Não esqueça de levar: repelente, protetor solar, creme pra hidratar principalmente o rosto, garrafa de água, saca rolha e um canivete com utilidades. 

Crédito: Alexandre Martins

Você quer acampar e não tem equipamento? Alugue e nós contamos as vantagens.

A hospedagem foi uma cortesia do camping O Panorâmico.

O blog Viagens e Rotas fez seu primeiro acampamento em Aiuruoca, Minas Gerais, com apoio da Aluga Trip, Camping O Panorâmico e Bicudo Adventure. Só indicamos o que aprovamos!



Veja também

Vale do Matutu: paraíso do misticismo e das cachoeiras em Aiuruoca

Roteiro por 3 cachoeiras e mais pôr do sol no Parque Estadual da Serra do Papagaio em Aiuruoca

Rota do Azeite: aprenda sobre a produção de azeite no Olibi Azeites em Aiuruoca

O que levar para comer em acampamento?

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!