Roteiro por 3 cachoeiras e mais pôr do sol no Parque Estadual da Serra do Papagaio em Aiuruoca (Minas Gerais)

A primeira vez que fomos a Aiuruoca foi somente uma tarde de forma corrida e bem perdida. Visto que o GPS é um desastre por lá e continua sendo.  Tanto que só conseguimos rapidamente passar pela Cachoeira dos Garcias e comprar azeite do Olibi na ocasião.

Como comentamos a pequena cidade de Aiuruoca no sul de Minas Gerais tem pouco mais de 6 mil habitantes, mas é por causa da área rural que a cidade é uma das mais procurados para ecoturismo na região. Ao todo o município abriga 85 cachoeiras, sendo que cerca de 40 são visitadas.

A cidade pode ser considerada um santuário místico, visto que, pra quem tem uma intuição e energia a flor da pele, podem sentir um pouco desse pequeno pedaço do Sul de Minas Gerais.

Como a região rural é bem grande algumas atrações devem ser separadas por dia. Por isso separamos esse roteiro de um dia completo na cidade com direito a Pôr do Sol no fim do dia promovido exclusivamente pela Bicudo Adventure.

Poço Joaquim Bernardo

Crédito: Viagens e Rotas

Com fácil acesso e sinalizado com uma placa logo próximo a estrada que dá no Parque Estadual da Serra do Papagaio, o Poço Joaquim Bernardo é um local que dá para chegar de carro e pode ser indicado para famílias, justamente pelo fácil acesso.Tem duas mesas pra piquenique e várias pedras que podem ser utilizadas como banquinhos. Para se ter uma ideia, tem uma cadeira e um sofá feito com as pedras.O poço é ideal para banho e tem espaço para estacionar carros também.

Cachoeira do Tiziu

Crédito: Alexandre Martins

Seguindo a pé por uma pequena trilha sem sinalização a partir do Poço Joaquim Bernardo. A cachoeira do Tiziu é uma delícia para banho. Como não tem placa até ela, é provável encontra-la vazia.
Saindo do Poço Joaquim Bernardo logo próximo é possível avistar uma ponte/mata-burro e logo em seguida a direita tem um pequeno caminho que leva até a Cachoeira do Tiziu. São exatos 10 minutos de caminhada. Passando por esse caminho, a direita fica o rio com várias pedras em volta e uma pequena queda d’água. Nesse rio, vai ter uma tabua de madeira como se fosse um mini ponte e basta atravessa-la e seguir o caminho até a cachoeira.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

A queda d’água do Tiziu tem aproximadamente 2,5m de altura com uma piscina natural que em alguns pontos chega a atingir 2m de profundidade. 

Cachoeira dos Garcias

Crédito: Ana Elisa Teixeira

A cachoeira faz parte do roteiro Vale dos Garcias que tem um acesso muito fácil – o que significa que em dias de finais de semana e feriados pode ter uma grande lotação – com poços, duchas, piscinas e hidromassagem naturais.
O local ultrapassa 1800m de altitude e de vários ângulos é possível apreciar a vista de Aiuruoca.

A Cachoeira dos Garcias é uma das mais bonitas da região com 30m de queda livre. Aonde cai a cachoeira, ter uma piscina pra banho e mergulho que pode chegar a 5m de profundidade. A cachoeira é tão linda que em muitas ocasiões podemos ver um arco-íris completo saindo dela.

Crédito: Alexandre Martins

Restaurante Casal Garcia

Crédito: Alexandre Martins

O restaurante com vista panorâmica do Vale dos Garcias é um dos mais visitados em Aiuruoca. Servem pratos individuais e com bons preços e uma variedade interessante de cervejas artesanais da região.
Provamos algumas cervejas como as opções da Cervejaria Bella Flora feita e vendida na cidade. No restaurante, quando você pede uma cerveja, como cortesia é servido queijo artesanal da Alagoa, que é um dos principais da região e cidade vizinha, Alagoa, Minas Gerais.

Por do Sol no Parque Estadual da Serra do Papagaio

Crédito: Alexandre Martins

Acima do Vale do Garcias há um acesso para o  Parque Estadual da Serra do Papagaio que só dá para fazer de 4×4. Essa estrada dá em Baependi, cidade vizinha.
Assistir ao Por do Sol em um ponto estratégico seguindo por essa estrada é um dos passeios do Bicudo Adventure que também inclui o Vale dos Garcias.
A vista do por do sol é incrível e é possível avistar uma boa parte das montanhas e vales que compõe a região.  

Como chegar?

Indo pela BR-267, entrar no portal de Aiuruoca logo a direita vai ter uma placa para acesso ao Pico do Papagaio. A estrada é de terra e após entrar nela vai ter uma placa a direita sinalizando a Cachoeira dos Garcias a 6 km.

O passeio foi uma cortesia do Bicudo Adventure .



Veja também

Vale do Matutu: paraíso do misticismo e das cachoeiras em Aiuruoca

Rota do Azeite: aprenda sobre a produção de azeite no Olibi Azeites em Aiuruoca

Acampamento pela primeira vez? Conheça o camping O Panorâmico em Aiuruoca (Minas Gerais)

O que levar para comer em acampamento?

O blog Viagens e Rotas fez seu primeiro acampamento em Aiuruoca, Minas Gerais, com apoio da Aluga Trip, Camping O Panorâmico e Bicudo Adventure. Só indicamos o que aprovamos!

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!