4 praias para banho e pôr do sol no Rio Tapajós em Alter do Chão (Pará)

As praias mais bonitas do Brasil, de acordo com o jornal britânico The Guardian ficam em Alter do Chão, vila pertencente a Santarém no Oeste do Pará. Em Alter do Chão você vai curtir praias no Rio Tapajós e no Rio Arapiuns.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Eu não gosto de praia e raramente entro na água. Na verdade, antes de Alter não lembro sequer da última vez que tinha entrado em alguma água. Mesmo não gostando de praia, por qual motivo me banhei diversas vezes nas praias de Alter do Chão?

  1. Sensação térmica de 40º.
  2. Não tem maresia, visto que a água é doce. A gente não fica grudando.
  3. As águas das praias são extremamente mornas e limpas.
  4. Diferente de outras praias de rio, o fundo é de areia!

Tem opções de praias com serviço de guarda-sol como o caso da praia Cajueiro e da Ilha do Amor, cartão-postal de Alter e também de praias mais afastadas que devem ir de lancha ou barco, como a Ponta do Mureta e a Ponta do Cururu. Alter do Chão tem um clima equatorial, quente e úmido e somado as suas belezas da Amazônia Paraense pode ser considerado o Caribe Amazônico.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Confira as 4 praias que recomendamos em Alter do Chão

Sou apaixonada por pôr do sol e é o tipo de “atração” que nunca dispenso nos destinos. Como soube que em Alter do Chão era possível ver um dos pores do sol mais lindos do Brasil fiquei muito feliz com a oportunidade. E acreditem, é tudo isso mesmo! O Sol começa a se despedir do Rio Tapajós após às 18h. O espetáculo tem seu auge às 18h30.  

Ilha do Amor – Cartão-Postal de Alter do Chão

Crédito: Alessandra Fratus – Tô Pensando em Viajar

A ilha fica em frente à vila de Alter do Chão e possui 10km de praia com areia branquinha. Não há outra forma de ir a ilha a não ser de Catraia (R$5), um barquinho a remo que comporta 4 pessoas ou optar por uma pequena lancha (R$10) que comporta 6 pessoas. Em apenas 5 minutos de travesseia já pode desfrutar da praia mais balada de Alter.

No inverno paraense, entre março e julho, a praia fica totalmente submersa. Somente em novembro, quando as águas baixam bastante é que é possível chegar até lá caminhando.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

A praia da Ilha do Amor oferece infraestrutura com mesinhas a beira-rio e bar que serve bebidas e petiscos. Tudo tem um preço muito bom também para curtir a praia o dia todo.

Crédito: Viagens e Rotas

O pôr do sol na Ilha do Amor também é um espetáculo e reúne turistas do mundo todo. Aos sábados, não necessariamente regularmente, ainda tem um saxofonista tocando saxofone durante todo o por do sol. 

Praia do Cajueiro

Crédito: Ana Elisa Teixeira

A praia do Cajueiro fica bem próxima ao centro da vila e de frente para a Ilha do Amor. Ela tem uma estrutura completa para receber os turistas, e é indicada para quem não quer ir até a Ilha do Amor via barquinho. É uma praia comum, mas também com água cristalina e ótima para banho e apreciação.

Ponta do Cururu

Crédito: Ana Elisa Teixeira

O pôr do sol mais famoso de Alter do Chão é visto da ponta de areia com o nome de Cururu. A praia fica a 15 minutos de barco do centro de Alter. Durante o verão amazônico, agosto a começo de fevereiro, pequenas embarcações trazem os visitantes para assistir o pôr do sol na linha do horizonte. 

Crédito: Alessandra Fratus – Tô Pensando em Viajar

A ponta não tem infraestrutura e por isso a ideia é levar uma canga e sentar na areia pra esperar o Sol se pôr.  Quando fomos em setembro, foi possível andar mais pro meio do Rio com a água na canela para poder ver o pôr do sol bem no “meio” do rio.

Ponta do Mureta

Crédito: Adolfo – Esse Mundo é Nosso

Para chegar até o Mureta também é necessário fazer o trajeto com pequenas embarcações ou lanchas. Ela fica a um pouco mais de 30 minutos do centrinho de Alter e é uma praia deliciosa para banho. São diversos bancos de areia, ondas no rio e um destaque bem interessante pra vegetação no fim da praia. É uma praia bastante afastada e vale ir em grupos.

Veja também

6 praias na Ilha de Marajó para visitar e se apaixonar
O que visitar em Belém do Pará

Pará: como chegar e qual é a melhor época para visitar Alter do Chão e Santarém

Visita ao Mercadão 2000 em Santarém no Pará

O blog Viagens e Rotas viajou para Santarém e Alter do Chão, no Pará, a convite da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Só indicamos o que aprovamos!

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!