Visita ao Mercadão 2000 em Santarém no Pará

Já ouviu falar do Complexo Ver-o-Peso? É a maior feira livre da América Latina e um dos pontos turísticos e locais mais visitados em Belém, capital paraense. Em Santarém, o Mercadão 2000 é considerado um mini Ver-o-Peso e não deixa a desejar quando o assunto é encontrar itens frescos e provenientes da Amazônia.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Localizado no centro de Santarém, é no Mercado 2000 que são encontrados produtos como frutas regionais, artesanatos, e também plantas medicinais e outros fármacos naturais produzidos a partir de espécies nativas com poder de cura empiricamente comprovados. Não tem as famosas erveiras do Ver-o-Peso, mas os produtos podem ser encontrados no Mercado.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas
Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Folha de jambu fresca, farinhas diversas, feijão manteiguinha de Santarém, pimentas e outros produtos regionais são facilmente comprados no mercado. Logo a frente, há a Feira do Pescado, que foi inaugurada no ano de 2010, congregando toda a diversidade de peixes dos rios e lagos da região. Vale destacar que os peixes são à base da culinária Santarena.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas
Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas
Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Na feira é possível achar os peixes mais servidos no prato do paraense da região: tambaqui, matrinxã, pirapitinga, pirarucu, surubim, filhote, dentre outras.

Nessa feira, no período de cheias que vai de agosto até janeiro é possível observar os botos que ficam por ali sendo alimentados pelos comerciantes.

Os botos não são de estimação e estão soltos na natureza. O espetáculo se dá por que eles estão acostumados com a farta oferta de peixes jogados pelos comerciantes da feira durante todo o dia. Ir assistir a cena, virou uma atração turística!

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Parada no Cristo Rei Artesanato

Há mais ou menos 10 minutos de carro do Mercado 2000 temos um pequeno centro de artesanato chamado: Cristo Rei. Antes no loca ficava um mercado tradicional e depois foi revitalizado pra fazer um Centro Cultural e de Artesanato na cidade.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Ali é possível comprar várias representação de variadas regiões de Santarém e da cultura Tapajoara. No centro é possível achar alguns itens da Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém de Arapiuns da comunidade de Coroca e também muitas Esculturas Antropomórficas provenientes da cultura Tapajoara.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Se quiser almoçar por lá, também há barraquinhas. Inclusive uma delas pertencente ao restaurante Piracaia, que experimentamos e serve, no centro de Santarém, uma deliciosa culinária paraense em sistema de buffet de segunda a sábado. 

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Veja também

Conheça o Festival do Çairé: fé e folclore que encanta em Alter do Chão (Pará)

Belém (Pará): Círio de Nazaré, o espetáculo de fé que emociona independente da religião

Ilha de Marajó: conheça a maior ilha fluviomaritima do Brasil

O que visitar em Belém do Pará

Faça sua reserva com antecedência aqui pelo Booking.com e garanta o melhor preço. Fique atento as avaliações dos viajantes. Ao definir a hospedagem com base nas avaliações, nós damos algumas dicas das exigências mínimas.

Algumas pousadas bem recomendadas em Alter do Chão no Booking.com: Ponta de Pedras, Chalé Amazônia Tikuna, Pousada Cabloca e Pousada Vila Alter .

Para alugar um carro no aeroporto de Santarém, basta consultar no buscador com melhores preços, Rentcars que garante melhor preço e ainda parcela o aluguel em até 12 vezes sem juros. Como as praias e passeios em Alter do Chão são afastados, nossa recomendação é alugar um carro se for ficar hospedado em Santarém.

O blog Viagens e Rotas viajou para Santarém e Alter do Chão, no Pará, a convite da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur)

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!