Dia do Hambúrguer: sua história no mundo e a chegada ao Brasil

Você sabia que o hambúrguer foi inventado na Alemanha e popularizado no mundo pelos Estados Unidos?

Dia 28 de Maio é comemorado o dia mundial do Hambúrguer e no Brasil esse dia é levado bem a sério. Embora muitos pensem que o hambúrguer tenha sido inventado nos Estados Unidos, na verdade surgiu na Alemanha por volta do século 17 quando a Europa estava sendo invadida pelas tribos Tártaros em que os guerreiros tinham o costume de moer carne ruim para ficar mais saborosa. 

 Com o passar dos anos os Alemães adquiriram o mesmo hábito e criaram o que era chamado de ‘’Hamburg Steak’’ (Bife de Hamburgo), porém com carnes de melhor qualidade. Com o sucesso na Alemanha, logo o bife de hamburgo chegou aos Estados Unidos e em 1904, na feira mundial de Saint Louis, capital de Missouri, foi apresentada oficialmente esta iguaria ao público americano, que tornaria-se depois um símbolo do país e um dos pratos mais populares do mundo. 

Crédito: Divulgação

 No Brasil, o hambúrguer só chegou oficialmente em 1952 com a inauguração da primeira lanchonete da rede Bob’s no país, fundada pelo tenista americano Robert Falkenburg (campeão de Wimbledon) no Rio de Janeiro e não demorou para que outras unidades se espalhassem por todo o Brasil liderando o mercado por alguns anos até a chegada do Mcdonald’s em 1979, importante difusora do prato no país e no mundo. 

 Com o passar dos anos, outras empresas internacionais se estabeleceram no Brasil, criando uma ampla concorrência em que o marketing tornou-se mais importante do que a própria qualidade dos produtos, iniciando então a demanda por hambúrgueres de maior qualidade.

Nesta nova demanda nasceram milhares de hamburguerias espalhadas por todo país e também novas redes nacionais especializadas.

A maior parte do mercado brasileiro de hambúrgueres pertence a empresas estrangeiras, no entanto o país torna-se cada vez mais referência internacional pela qualidade de produtos ‘’premium’’, uma categoria acima de produtos como McDonald ‘s e Burguer King por exemplo. Com as redes sociais e a viralização dos conteúdos de ‘’food porn’’, o consumidor está cada vez mais exigente e quer consumir hambúrguer com o mesmo requinte que de apreciar um prato feito por um chefe por exemplo e não consumir em automático como acontece nas empresas internacionais tradicionais. 


E hoje seguimos sempre em busca do hambúrguer perfeito. A verdade é que são muitos e sempre há algo para inovar. Principalmente nas combinações junto ao recheio.

*Release contando a história do hamburger no Brasil pela Rede Eai Burguer, franquia de fast food, em comemoração ao Dia do Hambúrguer.

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.


Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel

Seguro Viagem

•Ingresso para atrações em todo o mundo

Chips para celular

Alugue um carro

• Compra online


Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!