Empreendimentos na Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, investem em práticas ambientais

Um destino verdadeiramente sustentável está sempre alinhado aos atuais e aos futuros impactos na sua região. Ele se apoia em três pilares: o ambiental, o sociocultural e o econômico, abordando as necessidades dos turistas, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais. No Rio Grande do Norte, um destino tem se destacado quando o tema é sustentabilidade: a região da Praia da Pipa, por meio dos empreendedores locais, que estão reunidos no movimento Preserve Pipa (www.preservepipa.com.br).

O Movimento incentiva os seus associadosa adotarem práticas sustentáveis, pois entende que o turismo na Pipa só pode continuar existindo, se promovido com moderação e respeito ao meio ambiente e as pessoas do local. “A Pipa é uma região privilegiada pela natureza, que reúne atrativos turísticos sem igual. Nós entendemos que para que esses atrativos continuem existindo, precisamos fazer a nossa parte, como empreendedores sustentáveis da região” afirma Wanderson Borges, cofundador do Preserve Pipa.

Limpezas periódicas das praias, ações de educação ambiental entre associados da rede hoteleira, turistas e moradores da região, a parceria com o Projeto Tamar de proteção às tartarugas, a valorização da cultura local, por meio do patrocínio a eventos e projetos, a criação da garrafa de água mineral com menos de plástico, são ações desenvolvidas pelo Preserve Pipa, que servem como inspiração para os associados.

Todos os membros do Preserve executam alguma atividade em prol da sustentabilidade da Pipa. Como é o caso da Toca da Coruja (@tocadacoruja), que possui a maior área verde preservada no centro de Pipa; do piso permeável feito com garrafas de vidro reaproveitadas do Mirante da Pipa (@mirantedepipa); da energia solar utilizada na Ponta do Madeiro (@hotelpontadomadeiro); da coleta seletiva e do uso de materiais biodegradáveis utilizado pela Pousada Bicho Preguiça (@pousadasbichopreguica), da valorização do artesanato local e apoio a diversos projetos sociais realizados pelo Kilombo Villas (@kilombovillas); e a destinação de resíduos orgânicos para o biodigestor com produção de gás e descarte correto de pilhas, plásticos e vidros feito pela Pousada Xamã (@pousadaxama).

São ações individuais, de cada empreendedor consciente, que, fomentadas pelo Preserve Pipa, estão fortalecendo toda a região e transformando a Pipa em uma referência internacional no que diz respeito a destinos turísticos sustentáveis. Prova disso é o Selo Prata consentido a região pelo Green Destination, uma organização sem fins lucrativos baseada na Holanda, que trabalha para incentivar destinos no mundo todo a se tornarem mais autênticos, socialmente responsáveis, econômica e ambientalmente sustentáveis. 

Além do próprio destino, associados como a Toca da Coruja e a Pousada Xamã também concorrem a premiação central da organização, enquanto que a Primar Orgânica, Primeira fazenda de Aquacultura Orgânica do Brasil, também membro do Preserve, foi agraciada com o Prêmio TOP 100 do Green Destination.

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.


Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel

Seguro Viagem

•Ingresso para atrações em todo o mundo

Chips para celular

Alugue um carro

• Compra online


Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!