15 coisas que todo o hotel deveria ter

A hotelaria brasileira ainda está engatinhando quando o assunto é serviço quanto a bom atendimento e objetos que atendam às expectativas do cliente. Afinal, tem certos itens primordiais que não deveriam faltar na sua hospedagem!

Separamos 15 itens e serviços que são fundamentais para uma estadia agradável e sem problemas. E você, se identificou com alguns?

1- Check-in eficaz

A maior parte dos hotéis e pousadas tem a política de deixar o hóspede ocupar o quarto somente às 14h. Se o apartamentofica vago ao meio-dia, os hóspedes que chegam a partir deste horária para o check-in deveriam ser colocados em uma lista de espera conforme vão liberando os apartamentos. A não ser em casos que o quarto tenha algum diferencial e isso não seja possível. É primordial não deixar o hóspede esperando!

2- Wi-fi grátis e ilimitando, por favor!

Wi-fi só deveria ser pago se o hóspede estiver em um navio no meio do Oceano ou em uma casa na árvore na selva amazônica. Caso contrário, preste um bom serviço e ofereça opções de Wi-fi grátis e em multiaparelhos. Atualmente o uso da internet é primordial e vale como serviço básico.

Senhas para multiaparelhos também é essencial. Visto que pessoas que viajam juntas têm mais de um aparelho e não gostariam de ter que dividir a senha.

3- Luzes brancas e, várias!

É fundamental ser abajur, vários spots no teto para que cada parte do cômodo acenda de forma independente. Luzes devem ser sempre brancas! Vamos economizar energia!

Luzes brancas economizam energia / Crédito: Banco de Imagens

Luzes brancas economizam energia / Crédito: Banco de Imagens

4- Tomadas e adaptadores

Não existe coisa mais desagradável de ter que colocar o celular do outro lado do quarto por que não tem uma única tomada próxima a cama!

Fora quando tem apenas uma tomada no quarto e temos que ficar alterando os aparelhos eletrônicos a todo momento. Não economize nas tomadas e sempre coloque duas ao lado da cama.

5- Despertador do lado da cama

Por que não colocar um despertador do lado da cama, para pelo menos ter controle da hora com letras grandes e luminosas. Você confia em pedir para a recepção te acordar em certo horário em todos os hotéis e pousadas que se hospeda?

Luzes amarelas e carpete não deveriam ser prioridades em quartos de hotéis / Crédito: Banco de Imagens

Luzes amarelas e carpete não deveriam ser prioridades em quartos de hotéis / Crédito: Banco de Imagens

6- Mesa de Trabalho

Não importa o tipo de hotel, vale ter uma mesa de trabalho para que pessoas que viajam a negócios optem por sair de hotéis de rede. Muitas querem se hospedar em um hotel mais intimista, mas não tem oportunidade por falta de estrutura.

Equipamentos antigos devem ser trocados / Crédito: Banco de Imagens

Equipamentos antigos devem ser trocados / Crédito: Banco de Imagens

7 – Café da manhã antes do meio-dia

Especialmente para pousadas que só servem café da manhã. Por que obrigar o hóspede a acordar cedo nas férias? Estenda esse café da manhã e dê um agrado ao seu cliente. Assim ele pode ficar tranquilo e não se preocupa em perder o café da manhã que é teoricamente “cortesia”.

8- Deixar itens e não prendê-los na parede por causa de possíveis furtos

Daqui a pouco o hóspede não terá direito nem a ter toalhas por causa dos cleptomaníacos que adoram pegar itens em hotéis. Os hóspedes precisam de amenities, de toalhas, um chinelo descartável, roupão, entre outros itens. Secador preso na parede para que?

É ideal deixar o hóspede acomodado e confortável. Se por acaso ele furtar algum item o hotel ou pousada, o empreendimento têm seus dados e as informações de seu cartão de crédito!

9- Formas de pagamento variadas

Não disponibilizar cartão de crédito ou débito em hotéis e pousadas deveria ser crime. Hoje em dia quem anda com dinheiro vivo ou usa cheques?

Ofereça a maior gama de formas de pagamentos possíveis. Esse serviço fará o hóspede retornar ao hotel.

10- Não ter equipamentos antigos nas suítes

Estamos no século 21, então porque não escolher aparelhos eletrônicos datados deste século? Não adianta cobrar 500 reais em uma diária e não oferecer nem uma televisão nova no quarto. Invista no conforto do quarto e nos utensílios oferecidos ao hóspede. A primeira impressão ao entrar no quarto é a que fica!

11- Janela que abre e bloqueador de sol que ocupe a janela inteira!

Para que ter uma janela que não abre no quarto? O hóspede é obrigado a usar o ar condicionado? É fundamental deixar todas as opções de forma acessível. Não tem coisa mais chata do que a luta para conseguir bloquear o sol às 5 da manhã.

12- Check-out após o meio-dia

Sim, existem hotéis que fazem o check-out 10 horas da manhã. O hóspede mal tem tempo para um banho e arrumar suas coisas tranquilamente.

13- Não ter um acúmulo de ácaros

Carpetes no chão e cobertor na cama. Além de ser anti higiênico e fedido, é um veneno para os hóspedes que tem problemas respiratórios. Além de também terem quartos com carpete que antes eram de fumantes, e até hoje não saiu o cheiro. A aposta tem que ser em pisos de madeira ou pisos frio.

14- Equipamentos que funcionem!

Muitos hotéis deixam tomadas, abajures, televisões e telefone que não funcionam no quarto. Se tiver algum aparelho quebrado, avise o hóspede antes. É desagradável ele descobrir após o check-in.

15- Cofre

Primordial ter mais de um cofre no quarto. Os cofres que ficam nas suítes são para uso de somente uma pessoa e costuma ser bem pequeno. Por que não colocar mais de um?

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2 comentários

  1. O que mais arguir depois disso parabéns pelas sabias palavras

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Weldon

      Alguns hotéis tem esses detalhes. Já estivemos em uma pousada em Ilha Bela que o café da manhã ia até 12h30. Mas são poucos que seguem essas facilidades.