Intercâmbio: mais do que uma viagem, uma experiência de vida

Vancouver / Crédito: Banco de Imagens Toten no Stanley Park / Crédito: Banco de Imagens Vancouver, Canadá / Crédito: Banco de Imagens

Começo esta coluna falando sobre… viagens! Mas é claro! Em um portal de viagens, nada mais coerente, certo? No meu caso, porém, este espaço estará destinado a outro tipo de viagem: a viagem de intercâmbio. Estudar fora, viver o dia a dia de outra cultura, explorar novos lugares, aprimorar um novo idioma, ter contato com gente de todos os cantos do mundo, fazer de outra cidade a sua casa por um tempo… Isso é intercâmbio.

Aos 16 anos, entrei em um avião rumo ao meu primeiro contato com uma outra cultura, um outro idioma, um outro país. Fiquei tão encantada que, anos mais tarde, após outras experiências no exterior, decidi que trabalhar com intercâmbio seria a melhor maneira de me manter conectada com o mundo e, mais do que isso, de poder passar adiante as minhas experiências para os igualmente sonhadores com uma vivência no exterior.

E é aqui, neste espaço, que vamos falar quinzenalmente sobre os destinos mais procurados por intercambistas, as características, peculiaridades, curiosidades, dicas, fatos, diferenças culturais e tudo que envolve uma viagem de intercâmbio. Convido você, leitor do portal Viagens e Rotas, a acompanhar, dialogar, questionar, sugerir e participar deste espaço sobre o mundo do intercâmbio.

Nossa primeira parada na coluna de hoje é em Vancouver, no Canadá, minha cidade do coração e principal destino dos estudantes da 4you. O que dizer de uma cidade eleita a melhor do mundo para se viver tantas vezes consecutivas?

Segurança, qualidade de vida, transporte público eficiente, paisagens magníficas, inúmeras áreas verdes, temperatura amena (no inverno, principalmente, se comparada ao restante do Canadá) são algumas das razões que levaram a cidade a esse posto. Além disso, o Canadá, no geral, tem uma outra característica que é levada em consideração por aqueles que estão planejando um intercâmbio: o inglês canadense é claro, limpo, sem muito sotaque e fácil de entender, o que torna não só a cidade de Vancouver, mas o país como um todo, o destino número 1 dos intercambistas brasileiros para estudar no exterior.

A cidade, localizada na costa oeste canadense, é ainda uma “criança”, se comparada a outras cidades da América do Norte. Tem apenas 152 anos de existência (Nova York tem 390 anos, por exemplo). Tem a natureza a seu favor. Cercada de praias e montanhas, a cidade é uma pintura! Não se surpreenda se estiver andando no trem e, ao olhar pela janela, você estiver sendo acompanhado durante seu trajeto por uma cadeia de montanhas, que, no inverno, tem seus picos cobertos por neve. Aliás, é nessa cadeia de montanhas que fica a pista de esqui mais próxima da cidade: a Grouse Mountain. Nem precisa viajar para chegar lá. Basta um ônibus até North Vancouver saindo de “downtown” (centro da cidade) que você já estará nos pés da montanha. Imagine só esquiar tendo a vista da cidade aos seus pés? Coisas que só Vancouver faz por você.

Outra característica do país e, consequentemente, de Vancouver é o multiculturalismo. Vancouver é uma das cidades mais multiculturais do mundo! Historicamente, ingleses, escoceses e irlandeses eram os maiores grupos étnicos na cidade, tanto que a influência social e cultural britânica e irlandeses ainda são muito visíveis.

Hoje a cidade é povoada por asiáticos, latinos, europeus, que fazem a diversidade étnica de Vancouver. O Canadá é um dos países mais receptivos à entrada de estrangeiros, seja para estudar, imigrar ou passear. E é essa receptividade a diferentes culturas e nacionalidades que também faz do país um destino “convidativo” aos estudantes internacionais.

O turismo é vital para Vancouver. A economia da cidade depende muito disso. Há centenas de atrações turísticas não só na própria cidade, como também no seu entorno. São parques, praias, lagos, montanhas, reservas naturais, além de downtown em si, que conta com centros centros comerciais e financeiros modernos, bares e restaurantes. Se locomover pela cidade não é difícil. O Skytrain é o principal meio de transporte, ligando diversos pontos da cidade, inclusive o aeroporto internacional. Além dele, a cidade ainda conta com ônibus e balsas supereficientes. Bicicleta é muito bem-vinda e respeitada. Mas tem que estar devidamente equipado com capacete, caso contrário, multa! Explorar o centro da cidade a pé também é uma opção, uma vez que não é uma área muito extensa. O visitante ou estudante que estiver por lá não terá problemas de locomoção.

Seja para passear, estudar ou morar, quem visita Vancouver não costuma se arrepender. Está com planos de fazer intercâmbio? Fica aqui a dica de uma excelente cidade.

Até o próximo destino!

Ana Paula Perovano é jornalista e sócia-proprietária da 4you Educational Consultancy, uma consultoria em intercâmbios especializada em Canadá, que também trabalha com cursos para os EUA e Inglaterra.
Quer falar com ela? É só mandar e-mail para aperovano@4youeducational.com.
Visite o site da 4you e a página deles no Facebook.

Deixe seu comentário!