Estudar inglês jogando bola ou jogar bola estudando inglês?

Com a Copa do Mundo rolando, a coluna hoje não poderia estar diferente. Epa, mas esta não é uma coluna sobre intercâmbio? Calma, eu explico. Sim, é, e você está no lugar certo. E o futebol é, também, assunto por aqui.

Que os ingleses são os “pais” do futebol (apesar de não estarem lá essas coisas nesta Copa), isso já é sabido. E lá estão também alguns dos maiores times de futebol do mundo, inclusive com muitos jogadores brasileiros jogando nas terras da rainha. E qual é a língua falada na Inglaterra? Opa, tá ficando quente… Unir inglês e futebol parece interessante, não? E por que não?

É exatamente isso que acontece nos meses de julho por lá. Grandes times, como o Manchester United, abrem suas escolinhas de futebol para receber centenas de crianças e adolescentes de mais de 60 países para treinar futebol por técnicos treinados pelo próprio time e estudar inglês com professores nativos, claro. É o chamado soccer camp!

São duas semanas de muito treino e muitas aulas, na companhia de monitores, professores, equipe médica e toda equipe e infraestrutura para receber esses jovens, que normalmente têm entre 8 e 17 anos! O Manchester, por exemplo, realiza seus soccer camps em duas localidades: a Rugby School, instituição fundada ainda no reinado da Rainha Elizabeth I, localizada em uma área denominada o “coração da Inglaterra”, próxima à cidade de Birgmingham, e o Bradfield College, uma das primeiras escolas particulares da Inglaterra, mais perto de Londres. É lá que os estudantes ficam hospedados, treinam (devidamente uniformizados com o kit que ganham ao chegar), estudam, se divertem e, de quebra, ainda passeiam, vão a parques aquáticos, estádios de futebol próximos e, claro, o estádio do Manchester, com direito a visita à sala de troféus!

Inglês, futebol, turismo e diversão. Nesse intercâmbio, dá para fazer um pouquinho de tudo. É gol na certa! E a mala certamente voltará cheia de boas lembranças e muitas histórias pra contar.

E então? Esta coluna veio ou não em uma boa hora? Até a próxima! 😉

Ana Paula Perovano é jornalista e sócia-proprietária da 4you Educational Consultancy, uma consultoria em intercâmbios especializada em Canadá, que também trabalha com cursos para os EUA e Inglaterra.
Quer falar com ela? É só mandar e-mail para aperovano@4youeducational.com.
Visite o site da 4you e a página deles no Facebook.

Deixe seu comentário!