Carnaval 2020: dicas para evitar furto de celular, golpe da troca de cartão e receita de Spray de Pimenta

Sabemos o quanto os blocos de Carnaval de rua são democráticos e divertidos. Mas, como vivemos no Brasil, todo cuidado é pouco quando falamos de segurança! Em 2019, no Rio Janeiro, o aumento de queixas na delegacia por furtos chegou a 700% com mais de 200 queixas por dia!

Já em São Paulo foram mais de 1.400 pessoas detidas durante todo o período que os blocos do Carnaval rolaram em 2019.

Crédito: Sargento Pimenta / Site

Sendo assim, separamos algumas dicas básicas para ficar atento a possíveis furtos e golpes!

Furto de celular

  • Se puder, leve um celular antigo que não usa mais, mas que ainda dê para fazer vídeos e fotos. Evite levar o celular do dia a dia;
  • Evite ficar mexendo no celular no meio da multidão. Opte por pega-lo somente em locais seguros como dentro de estabelecimentos próximos ao bloco;
  • Se você só tem o celular que usa no dia a dia, o ideal é não levar ou evitar usá-lo em público;
  • Fique atento aos esbarrões e empurrões que podem vir a ser “propositais”. Essa é uma forma que os ladrões usam para distrair a vítima;
  • Não deixe celular no bolso da calça ou shorts. Nem na frente e nem atrás. Opte por uma pochete segura que você poderá levar em frente ao corpo o tempo todo!
  • Evite andar sozinho por ruas desertas, pontos de ônibus ou vagões de trem vazios;
  • Em hipótese alguma deixa o celular em cima de uma mesa ou cadeira. Sempre deixe-o próximo a você;

Golpe do cartão de débito ou crédito

Ano passado a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) descreveu como acontece esse tipo de golpe: “o golpista entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão. Ele se aproveita de um momento de distração da vítima ou usa algum truque e desvia sua atenção, para que a pessoa insira, por engano, a senha no campo destinado ao valor da compra, permitindo que o bandido tenha acesso a essa informação. Ainda aproveitando a falta de atenção da vítima, o golpista troca o cartão e devolve um similar, muitas vezes do mesmo banco. A troca só é percebida muito tempo depois, em uma nova tentativa de usar o “cartão””.

Dicas de segurança bancária da Febraban para o Golpe do Cartão

  • Nunca empreste ou entregue o seu cartão a ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba.
  • Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo;
  • Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente à Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um B.O. em uma delegacia mais próxima.
  • Se ocorrer esbarrões, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento.
  • Ao efetuar pagamentos com cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém o observe digitando a senha.
  • Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra.
  • Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto.

Diga NÃO ao assédio

Vale lembrar ainda que no Carnaval o mantra: “não é não!” tem que ser seguido a risca. As mulheres ficam extremamente vulneráveis. Então, que tal também andar com um Spray de Pimenta para um caso mais extremo? Vale lembrar que não se deve usar o spray de pimenta em ladrões ou assaltantes por uma questão de segurança! Não coloque sua vida em risco!

Como fazer Spray de Pimenta em casa?

  • Acetona ou Álcool de cozinha
  • Água
  • 1 limão
  • Corante alimentício (tem de diversas cores!)
  • Pimenta-caiena em pó

Misture todos os produtos juntos e deixe todo o conteúdo com consistência líquida. Deixe descansando por 24 horas em um recipiente aberto e depois armazene em um frasco borrifador! A mistura pode durar alguns meses, mas é interessante fazer sempre um novo quando houver necessidade.

Importante: Não deixe o produto encostar em seus olhos e não use esse produto a não ser que realmente tenha que escapar de uma situação constrangedora.

Esperamos que tenha um bom Carnaval e que não precise passar por nenhuma dessas situações! 🙂

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!