Como manter suas fotos de viagem sempre organizadas

Que saudades dos anos 90. Nessa época tirávamos fotos com premissa e tínhamos no máximo 36 poses para serem reveladas que iam ganhar um lugar especial.

Cada uma das 36 poses eram pensadas para não gastar “filme a toa”. Fazíamos diversos álbuns e nos reuníamos entre amigos e famílias para ver cada uma dessas fotos e comentar aqueles momentos.

Nessa quarentena começamos a voltar a dar valor para pequenos momentos, como aqueles que ficavam estampados nas 36 poses bem selecionadas, não é mesmo?

Eu e o Alexandre ainda não fizemos nosso álbum do casamento na Grécia. Temos mais de 400 fotos desse lindo dia e ainda não foi feito um álbum físico para mante-las. É muito louco isso. A gente só revelou 2 fotos do casamento com o objetivo de colocar em porta-retratos. Mas, precisamos urgente providenciar isso.

Essa ficaria linda em um álbum

Fotos da lua de mel também são sempre vistas, mas ainda não estão a mostra. Nesse isolamento aproveitamos para olhar as pastas do notebook e a memória do celular e encontramos diversas fotos boas e mal aproveitadas. Estão na nuvem? Nem todas. Então resolvemos dar dicas de como organiza-las.

Compre um HD externo

É ótimo ter um HD externo para ter um backup físico das fotos quando precisar. Ideal é juntar tudo que pode estar em celulares, notebooks e cartões de memória em um único HD externo. É nele que vai armazenar tudo quando tiver organizado. Compre um aqui.

Dê atenção ao que precisa ser deletado

É muito comum tirar várias fotos de um mesmo momento e não deletar na hora. Fica aquele pensamento, vai que um dia a gente usa essa foto.

Tire um momento para avaliar cada uma das fotos e jogar as que não vão ser utilizadas no lixo. O desapego vai ser ótimo.

Organize por pastas e subpastas

Na hora de organizar não existe uma fórmula mágica. Cada um pode definir seus critérios de organização.

Nós gostamos de dividir por destino, locais e anos. Por exemplo, podemos ter uma pasta Grécia 2017 e, dentro dela, uma pasta nomeada de “Gastronomia” onde só tem subpastas dos restaurantes que passamos. Dentro da pasta Grécia dividimos também por destinos: Santorini e Mykonos e dentro também pode-se dividir por ” Passeios”. O importante é salvar todas as imagens com nome e ano para que elas não se percam.

Faça backup em nuvem

Nossas fotos são bens preciosos e por isso é necessário guarda-las em um local seguro. O backup pode ser feito pela nuvem que tem várias opções pagas ou gratuitas. Entre as mais famosas estão: Google Drive, iCloud, Dropbox e One Drive. Usamos todos. Nós pagamos o iCloud, mas também usamos a versão gratuita do One Drive, Google Drive e Dropbox. Deixamos várias nuvens com nossos backups.

Monte álbuns

Selecione as melhores fotos e monte um fotolivro. Hoje tem diversos sites legais, modernos e baratos como Phooto e o FotoRegistro. Pela internet você consegue fazer a montagem do fotolivro e a empresa imprime e entrega na sua casa pelos correios. A gente quer fazer um do casamento na Grécia, um outro do casamento no civil e, muito provavelmente, um outro só com as melhores da lua de mel.

Use fotos na decoração da casa

Use suas fotos preferidas para decorar a casa. Isso é muito pessoal. Eu, particularmente, não gosto de muitos porta-retratos pela casa. O ideal para mim são 2 porta-retratos na sala e algumas fotos na geladeira, mas de uma forma que não fique poluída. Para a geladeira tem o Álbum de Geladeira que é bem legal.

Mas, se você gosta de decorar a casa com muitas fotos tem opções de quadros, ímãs de geladeira, canecas, calendário e até almofadas com fotografias. 

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Compra online

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!