Passeio de trem vai ligar São Paulo e Minas Gerais

Estamos sempre pelo Sul de Minas região de Passa Quatro, Itanhandu, Itamonte e São Lourenço explorando as opções de turismo rural e de aventura.

A grande novidade da vez é que será inaugurado, ainda este ano, o “Trem Turístico revolução de 1932”. Você já deve ter ouvido falar em aulas de história sobre a República do Café com Leite e da Revolução de 1932. Pois bem, esse trem já interligou no passado a cidade de Cruzeiro, no interior de São Paulo (acesso pela Via Dutra), a Passa Quatro, em Minas Gerais, a primeira cidade do Sul de Minas com acesso pela Serra da Mantiqueira.

O Túnel da Mantiqueira será reaberto por completo, local onde batalhas entre rebeldes paulistas e forças federais aconteceram na revolução. A ferrovia histórica ficou abandonada por três décadas e está em obras pra ser atração turística de uma região repleta de hotéis, pousadas e um turismo rural surpreendente. Segundo a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), cerca de 4,5 quilômetros já foram restaurados. 

Hoje Passa Quatro (MG) já oferece um passeio rápido pelo Trem da Serra da Mantiqueira com somente dez quilômetros entre a Estação de Passa Quatro e a Estação Coronel Fulgêncio.

Fizemos o passeio reduzido há alguns anos

Como será esse trem turístico?

No total serão percorridos no passeio 34,5 km. A rota vai conectar a Estação de Cruzeiro, localizada no centro da cidade, à Estação Rufino de Almeida, na zona rural.

O trem vai levar os viajantes para outra década com duas locomotivas: uma movida a vapor e outra a diesel. Obras estão previstas para serem concluídas em 2024.

Um passeio cheio de história

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições
Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.


Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel

Seguro Viagem

•Ingresso para atrações em todo o mundo

Chips para celular

Alugue um carro

• Compra online


Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!

2 comentários

  1. Maria Antonia Henrique Lins

    Boa tarde!
    Gostaria de fazer essa viagem com um grupo de pessoas, saindo de Cruzeiro com destino a Passa Quatro.
    Precisaria do contato do trem ou empresa responsável.

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Maria Antonia Henrique Lins

      Oi, Maria Antonia, como pode ver é um passeio que ainda está sendo construído. É uma notícia.