Nice: Praia, história e bom gosto na segunda cidade mais visitada da França

Nice é o ponto de partida da bela região de Côte D’Azur, que leva este nome em razão das águas cristalinas do Mar Mediterrâneo. Ainda no avião, quando a cidade se aproxima, já é possível enxergar a bela orla. Ao sair, o tempo ameno com 22º indica que a sensação será ainda mais agradável. O idioma é o francês, mas muitos nativos falam o italiano, uma vez que Nice era chamada de Nizza, pertencendo à Itália até o ano de 1860.

O voo é cansativo, pois ainda não existe voo direto do Brasil para Nice, e o turista pode escolher fazer escala em Paris, Londres e até mesmo em Roma. Porém, quando se deixa o aeroporto, parece que o cansaço diminui ao respirar a leve brisa vinda do Mar Mediterrâneo. Diferentemente do Brasil, nessa região da França, não é possível respirar aquele ar rarefeito causado pela maresia, o que ajuda ainda mais a adaptação do turista.

Praia em Nice  / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Praia em Nice / Crédito: Ana Elisa Teixeira

“Por que visitar Nice?”, foi a pergunta mais frequente feita por pessoas que ainda não conheceram esse paraíso. A resposta é simples: a cidade é a segunda mais visitada da França, só perdendo o posto para a magnífica Paris. No verão, é um lugar ótimo para curtir praias, fazer compras e comer bem. Para casais, essa região é repleta de opções, além de ter cartões postais deslumbrantes que valem qualquer viagem a dois.

Vamos passear!

A primeira parada é na Praça Masséna, que une o grande centro turístico da cidade. É um bom lugar para bater papo, namorar e ver todo o movimento turístico e nativo de Nice. Em volta da praça, há sete esculturas com cerca de 10 metros de altura, que representam os “sete” continentes dialogando entre si no céu da cidade. Durante a noite, elas se acendem em luzes coloridas e marcam o maior ponto de encontro de jovens e turistas em Nice.

Não muito distante dali, poucos minutos a pé, está a famosa Vieux Nice, a Vila Antiga da cidade. Foi nesse lado que tudo começou e é o local principal de encontro turístico. Bares, restaurantes, lojas de souveniers, museus e igrejas podem ser apreciados nessa região.

Mercado de Nice / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Mercado de Nice / Crédito: Ana Elisa Teixeira

As ruas são pequenas vielas no estilo medieval, com todo um charme e arquitetura preservada. Para caminhar por toda a vila, é necessário cerca de 1 hora. Durante o dia, o ideal é visitar a Ópera, datada de 1882, com uma arquitetura ímpar que recebe os melhores espetáculos musicais do mundo. Há também as igrejas, como a bela Igreja San Martino di Acri, local de batismo de Garibaldi, general e guerrilheiro italiano e nascido em Nice, que foi um dos líderes da Revolução Farroupilha no Brasil. Além da igreja de batismo, é possível visitar a fonte com uma estátua de Garibaldi próxima ao porto de Nice.

Estátua de Garibaldi em sua praça próximo ao porto de Nice / Crédito: Ana Elisa

Estátua de Garibaldi em sua praça próximo ao porto de Nice / Crédito: Ana Elisa

Porto de Nice / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Porto de Nice / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Todos os dias, a Vila tem o famoso mercado ao ar livre. Lá, o turista pode comprar flores, legumes, verduras, peixes, azeites, artesanatos, sabões feitos por nativos e ervas. Apenas às segundas-feiras, há, nesse local, o mercado de antiguidades, onde se encontram desde joias raras de prata até quadros e porcelanas pintadas à mão. Normalmente, só há um objeto de cada tipo, o que deixa as compras ainda mais únicas. Após as compras, vale a pena sentar em um dos restaurantes ao redor do mercado para tomar um bom vinho e comer uma bela pizza.

Mercado de Antiguidades de Nice. O local pode ser visitado todas às segundas  / Crédito: Ana Elisa

Mercado de Antiguidades de Nice. O local pode ser visitado todas às segundas / Crédito: Ana Elisa

Por estar perto da Itália, Nice tem uma variedade de massas sem igual e a bons preços. Podemos destacar o restaurante La Voglia, em frente ao mercado, que tem em seu cardápio pizzas individuais do tamanho de um prato, por aproximadamente 14 euros. Uma delícia!

Após o almoço, passe na famosa sorveteria Fenocchio, existente na vila desde 1966, e que conta com 94 sabores de sorvete. Destaque para os sorvetes de Framboesa, Rosa, Chocolate com Pimenta e Mel.

Sorveteria Fenocchio  / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Sorveteria Fenocchio / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Praia, sol e bela vista

Próximo à vila antiga, está o Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), a avenida principal da praia que traz o calçadão da orla como opção para descanso, aluguel de bicicleta ou apenas uma boa pedida para que os turistas possam passear e apreciar o mar. Os casais podem se sentar nos bancos em frente ao mar para curtir o belíssimo pôr do sol na praia.

As praias de Nice não têm areia e sim pequenas pedras redondas banhadas pelo mar. Para nós, brasileiros, que sempre levamos cangas para deixar na praia, neste caso, não é uma boa ideia. Nas lojas próximas à orla, há pequenos colchonetes próprios para levar à praia, os quais o turista pode comprar para poder se deitar tranquilo e confortavelmente e pegar um bronzeado.

Para quem tem vontade de experimentar fazer topless, saiba que é liberado em todas as praias da costa.
Não deixe de reservar um tempinho para caminhar pelo Promenade des Anglais em direção ao porto de Nice; a vista do mar e da cidade fica cada vez mais bonita para ser fotografada.

Um pouco de cultura

Além da arquitetura e natureza exuberante, Nice é sinônimo de cultura. Com dezenove museus e galerias, a cidade só perde para Paris. Além disso, há também os monumentos ao ar livre, que são mais de trinta, espalhados por toda a cidade, variando de ruínas antigas a construções modernas.

Para quem gosta da arte pop-art, vale a passada no Museu de Arte Moderna e Contemporânea, e para os amantes da Belle Époque, visite o Museu Beaux-Arts, com uma galeria dedicada a esse período famoso da França.

Vista da Colina do Chateaux  / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Vista da Colina do Chateaux / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Praia e Promenade des Anglais / Crédito: Jacob Boudreaux

Praia e Promenade des Anglais / Crédito: Jacob Boudreaux

Quanto aos monumentos ao ar livre, há alguns próximos à orla, como o calendário solar, monumento da época da guerra, e nas praças, há milhares de estátuas importantes para a história da cidade.

Ao passear pelo centro comercial de Nice, há a opção de ir a pé ou de trem, que parece um bonde, ligando a zona norte à zona leste. Em todas as estações há frases de efeito, que indicam detalhes para refletir e trazer inspiração para quem visita a cidade. Frases como: “Le monde change vous aussi” (O mundo muda e vocês também) e “Fermez les yeux écoutez la rue” (Feche os olhos e escute a rua) estão escritas em todas as paradas do trem.

Descansar ao som do mar…

Para aproveitar a tranquilidade de Nice, o ideal é passear pelos parques, que não são poucos. O mais famoso é o Parque Chateau, com a vista mais bonita da cidade. É uma referência turística e, com seus 90 metros de altura, tem um elevador acessível na área da Vieux Nice. Há também a opção de subir pela escadaria, que leva cerca de vinte minutos.

Jardim da Colina do Chateaux  / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Jardim da Colina do Chateaux / Crédito: Ana Elisa Teixeira

A cidade se originou nessa colina do castelo. Os nativos dizem que, há muito tempo, havia um castelo italiano nessa colina, e após Nice se tornar cidade francesa, o castelo foi demolido e agora é um ponto turístico importante da cidade.

Além dos mirantes que proporcionam uma vista da praia, mar azul turquesa, do porto e da cidade, há também um jardim onde muitos casais franceses e famílias fazem piqueniques em dias ensolarados. É um local agradável para descansar, namorar, tomar sol e comer um bom crepe francês com um preço mais em conta em relação aos restaurantes da cidade.

Curtindo a noite

Para curtir uma noite romântica, nada como um bar com shows de música ao vivo. Atualmente, os niçoises apostam na Salsa, que domina os bares. Além de música caliente, há opções de pubs no estilo irlandês, como o Wayne’s, com balcões repletos de turistas e cervejas diferenciadas. Aproveite para experimentar a cerveja Mônaco, vermelha e exótica.

Avenida Jean Medicin  / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Avenida Jean Medicin / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Praça Mássena a noite  / Crédito: Raphaela Curi

Praça Mássena a noite / Crédito: Raphaela Curi

Vieux Ville a noite  / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Vieux Ville a noite / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Avenida Jean Medicin, o mundo das compras

De volta à Praça Massena, ao final, está a maior e mais famosa Avenida de Nice. É nela que se encontram os grandes shoppings urbanos, restaurantes árabes, indianos, fast food, como Mc Donald’s, Hipopotamus e o Quick, além de milhares de Boulangerie, famosas padarias e casas de lanches naturais franceses. É muito comum comprar uma baguete recheada por 4 euros e sair comendo pelas ruas.

Galeria Lafayette  / Crédito: Jacob Bourdreaux

Galeria Lafayette / Crédito: Jacob Bourdreaux

A Avenida Jean Medicin abriga ainda as lojas Fnac, Virgin, o shopping Nice Etoile, Pylones e a tão procurada Galeria Lafayette, com mais de cem marcas em um prédio que ocupa um quarteirão. Vale a pena reservar um dia para sair às compras, e opções não faltam.

Compre mais por aqui…

Rue Massena – Maior concentração de lojas, vendendo de roupas simples a chiques. Vale a pena caminhar por lá.

Praça Masséna / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Praça Masséna / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Avenue de Verdun – Uma avenida point de Nice com ótimos cafés, dividindo o espaço com lojas de grifes, sapatos e assessórios.

Rue Paradis – É nesta rua que estão as marcas Louis Vuitton e Armani.

Serviço
Moeda – Euro (€)
Idioma – Francês
Fuso – + 4h (+ 5h em caso de horário de verão)
Voltagem- 220 V
Visto – Só é necessário tirar o visto após permanência superior a 3 meses. Caso contrário, basta ter o passaporte e boa viagem!
Melhor Época – Entre os meses de maio e setembro. Final de primavera até o verão, onde as temperaturas chegam a 33º.

Comer- Lu Fran Calin- é o melhor restaurante para quem quer provar da culinária niçoise. Localizado na Vieux Nice, o destaque é para a salada niçoise, com vagem francesa, batata, tomate, atum, anchovas, azeitona niçoise, pimenta do reino e ovos. Preços a partir de €20.

Le Voglia- o melhor restaurante de massa de Nice. Próximo ao mercado ao ar livre, o restaurante serve mais de trinta tipos de sabores de pizzas e massas frescas que podem ser acompanhadas por um bom vinho. Preços a partir de €14.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular

Deixe seu comentário!