Confira nossa experiência na Festa da Uva de Jundiaí (São Paulo) que acontece até 3 de fevereiro

A 36ª Festa da Uva e 7ª Expo Vinhos de Jundiaí, interior de São Paulo começou em 17 de janeiro trazendo muitas surpresas com gostinho italiano para quem participa da festa. A festa vai até dia 3 de fevereiro no Parque Comendador Antônio Carbonari.

Festa da Uva de Jundiaí
Crédito: Alexandre Martins

Ao chegar no complexo, conhecido também como Parque da Uva, já nos deparamos com uma área cenográfica com atores locais vestidos de colonos italianos nos recepcionando.

Além de uma réplica das casas dos colonos e também há uma vila onde foi possível comprar alguns itens deliciosos como o pão de uva e o fettucine de vinho. Mas, a grande aposta da festa é a grande protagonista de Jundiaí: a uva Niagara.

Crédito: Alexandre Martins
Crédito: Alexandre Martins
Crédito: Alexandre Martins

O visitante pode degustar e levar pra casa vinhos dos principais produtores da região. Atualmente há mais de 20 adegas produtoras de vinho jundiaiense e até o Papa Francisco já teve oportunidade de provar.

… e como são os vinhos?

Os italianos se instalaram em Jundiaí no século 19 trazendo consigo a tradição do vinho. A principio a produção artesanal acontecia para consumo da própria família e depois foi se aperfeiçoando e chegando a produção de variedades de tinto, branco, rosé, secos, suaves e frisantes.

Crédito: Alexandre Martins

Vale lembrar que todo o vinho jundiaiense é produzido de uva de mesa. Ou seja, aquela uva que comemos no dia a dia.

O que você encontrará na Festa da Uva?

Na festa é possível provar da gastronomia típica com destaque para o frango frito desossado, polenta frita, lombo e a coxinha de queijo jundiaiense.

Degustar vinhos dos principais produtores locais – ao todo são 13 adegas presentes, comprar alguns itens de artesanato, experimentar cervejas artesanais local- Giffa Beer e BierNards e curtir os shows musicais também de artistas locais.

Nós gostamos muito do frisante da Adega Martins, feito da Uva Niagara Rosada, a principal uva da festa.

Outra atração imperdível é a Pisa da Uva que acontece aos sábados e domingos às 14h30. Tem que ir preparado para se divertir muito!

Crédito: Ana Elisa Teixeira
Crédito: Ana Elisa Teixeira
Crédito: Ana Elisa Teixeira
Crédito: Ana Elisa Teixeira

Como curiosidade, mesmo Jundiaí sendo uma cidade coladinha com São Paulo, atualmente a cidade conta com 1500 propriedades agrícolas e cerca de 500 produzem uva em mais de 10 milhões de pés.

Crédito: Alexandre Martins

O blog Viagens e Rotas participou da festa a convite da 36ª Festa da Uva e 7ª Expo Vinhos de Jundiaí

Serviço

Festa da Uva

Às sextas: 18h às 22h.

Sábados: 10h às 22h

Domingo: 10h às 20h.

Entrada GRATUITA, podendo contribuir com 1kg de alimento não perecível.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!