Uma tarde no Parque da Independência no Ipiranga em SP

Um local de fácil acesso, arborizado e excelente para passar uma manhã ou tarde de Sol, é o Parque da Independência, localizado no bairro do Ipiranga em São Paulo.

O parque é tombado por ter uma importância Nacional, já que é na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, que em 1822 D. Pedro I declarou a independência do Brasil.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

A caminhada pode todo parque pode ser cansativa, mas muito surpreendente. A gente começou pelo meio do parque, mas fomos já direto em direção ao Museu do Ipiranga, que conta toda a história do império brasileiro e que vai ficar fechado por bons anos.

A previsão é que volte em 20220,  no do bicentenário da Independência, porém essa data já foi alterada algumas vezes.  Antes estava previsto para 2020. O museu está fechado desde 2013 e com atraso nas obras.

Logo a frente do museu tem um jardim lindo que lembra bem grotescamente o Jardim de Versailles! Com arbustos bem cuidado e um chafariz que tem que ter a sorte de estar ligado no dia da visita. Quando fomos parecia estar quebrado…

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Logo atrás do Museu do Ipiranga há um caminho muito arborizado com play ground para as crianças e pista de corrida para prática de atividade física. 

Nas laterais do parque há bosques com uma variedade de arvores como eucalipto, jacarandá-mimoso, palmeiras e etc.  

Atravessando para o outro lado do parque, fica o Monumento à Independência do Brasil, que também é o Mausoléu Imperial  que guarda os restos mortais de D. Pedro I, ao lado do tumulo de Dona Amélia, segunda esposa.

Crédito: Ana Elisa Teixeira
Crédito: Ana Elisa Teixeira

No parque ainda há um espaço bem gosto com gramado para que você use para o que achar conveniente, seja um pic nic, prática de Yoga ou algum exercício físico. 

Crédito: Ana Elisa Teixeira

O incrível é que o parque é no meio da cidade e dá uma impressão de calmaria!

Serviço

Parque da Independência

Avenida Nazareth, s/n – Ipiranga

Horário de funcionamento: 5h às 20h

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!