Onde ficar em São Francisco Xavier (SP): Pousada A Rosa e o Rei exclusividade em meio à natureza

Já ouviu falar de São Francisco Xavier? Apesar de ficar a mais de 50km do Centro de São José dos Campos, ela é um distrito da cidade. Conta com pouco mais de 4.500 habitantes, sendo a maioria habitante da zona rural. 
O distrito explora o turismo há uns bons anos, principalmente em razão da área verde preservada e por estar cercada de paisagens belíssimas. É um distrito aonde o ecoturismo é muito presente com trilhas por diversas regiões e até passeios de rafting no rio local.

Com a intenção de descansar e aproveitar o ar puro, que não temos em São Paulo, nos hospedamos na pousada A Rosa e o Rei.  Pensa num local aconchegante, no meio da mata preservada  com apenas  15 acomodações no total. A pousada cheia comporta 36 pessoas aproximadamente. Exclusividade total.

Crédito: Alexandre Martins

Crédito: Ana Elisa Teixeira

A proposta da pousada é simples: praticar o nadismo em meio a natureza. Fazer absolutamente nada e relaxar o máximo possível.  Porém, tudo é bem afastado o que abre a necessidade pra um certo fôlego para longas caminhadas. Não é uma pousada que indico para terceira idade, por exemplo, mas é totalmente voltada para casais! É uma pousada extremamente romântica com vários detalhes fofos por toda a propriedade.

Procurando hospedagem em São Francisco Xavier? Reserva agora com os melhores preços para hotéis, pousadas e hostels

Crédito: Viagens e Rotas

Não aceita menores de 15 anos, mas em contra-partida aceita pets. É engraçado como passar um final de semana lá nos fez enxergar o quanto um final de semana sem crianças é maravilhoso. É uma paz e um silêncio total. Nós ainda não temos filhos, mas mesmo se tivéssemos, achamos que esse tipo de experiência e tranquilidade seria fundamental em alguns momentos do ano. 

Praticando “nada” | Crédito: Ana Elisa Teixeira

…e como são os quartos?

Ficamos na acomodação 8, um chalé enorme e com uma vista incrível para a Serra da Mantiqueira. É possível ver a vista na varanda, no quarto, na área do banheiro e, o detalhe, é que tem um ofurô bem aconchegante dentro do chalé também com vista.

Vista da suíte / Crédito: Alexandre Martins
Crédito: Alexandre Martins

A cama king size, com vários travesseiros confortáveis que dava até medo de afundar em meio a tanto “fofurice”. Ela faz você se sentir naquele momento delícia, de relaxamento total. Ainda mais quando acordamos com a vista pra Serra!

Crédito: Alexandre Martins

Os amenities vão tornar sua estadia diferenciada e há também uma máquina de Nespresso à disposição com alguns tipos de café para o hóspede. (Cada cápsula de café pagas a parte).

A suíte ainda conta com TV de LCD com canais a cabo, mesa de trabalho em frente a janela com vista pra Serra, wi-fi grátis, frigobar abastecido com bebidas alcoolicas e não alcoolicas além de snacks e guarda-roupa com roupões e cobertores. Ainda há uma cama extra próximo ao guarda-roupa.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

O banheiro tem um bom tamanho, com ducha forte e gostei muito do secador de cabelo, que não é preso à parede e possibilita usá-lo em qualquer parte da suíte.

Crédito: Alexandre Martins

Toda a água da pousada é potável, vinda de uma fonte local. O que é possível pegar uma garrafinha sua encher da torneira e colocar pra gelar.

…e o lazer?

Um diferencial da pousada é que dentro da propriedade ficam duas cachoeiras: a Rosa e o Rei. Por isso o nome da pousada. As duas são acessíveis por uma trilha de mata mais fechada, mas de muito fácil acesso. Não chega a ser 10 minutos de caminhada. É recomendável ir de tênis adequado por que a região é muito úmida, e pode escorregar nas pedras.

Crédito: Viagens e Rotas

As duas cachoeiras são belíssimas. A Rosa mais apropriada para banho e a do Rei mais apropriada para apreciação. Até comentamos que normalmente fazemos trilhas super longas para cachoeiras não tão majestosas como elas. E o melhor, por estar em propriedade particular, a cachoeira está limpa e a gente pode sentir aquele contato ideal com a natureza.

O Rei / Crédito: Ana Elisa Teixeira
Crédito: Alexandre Martins

Além das cachoeiras a pousada conta com um spa maravilhoso,  com sala de massagem, área de descanso e sauna seca.

Spa | Crédito: Alexandre Martins
Sauna Seca | Crédito: Alexandre Martins

Ainda tem uma jacuzzi com vista pra Serra e a piscina externa em um deck panorâmico e infinito, também com a mesma vista. A piscina além de ser para total relaxamento tem uma pequena raia para quem tiver interesse em praticar uma natação.

Crédito: Alexandre Martins
Crédito: Viagens e Rotas
Crédito: Viagens e Rotas

O que também adoramos é que não fazem miséria com uso de toalhas e roupões na piscina. Está tudo limpinho, disponível e com fácil acesso na área. Há água saborizada a vontade para tomar durante o relaxamento e o bar da piscina conta com quitutes e drinks com preços ótimos.

Crédito: Alexandre Martins
Crédito: Alexandre Martins

A noite ainda é possível ficar na fogueira que é acesa todas as noites por volta de 20h. Como a pousada fica a  1.158 metros de altitude, o outono e inverno é pra quem quer curtir o friozinho da Serra. Uma delícia!

Crédito: Alexandre Martins

…e o café da manhã e restaurante?

Café da manhã é a refeição mais querida do dia! E a coisa que mais gostamos no mundo é café da manhã em hotel!  Uma delicia acordar com calma e ir apreciar aquele café farto e demorado!

Logo à mesa já sentamos com um pequeno cardápio de itens que são preparados na hora como french toasts, panquecas americanas, ovo pochê, omeletes, tapiocas entre outros.

Crédito: Alexandre Martins

Há uma mesa farta com muitos pães caseiros e interessantes como de beterraba e de mandioquinha, sucos, geleias diversas e naturais; Os celíacos podem pedir itens sem glúten/lactose e os vegetarianos e veganos também tem boas opções. 

Crédito: Alexandre Martins
Crédito: Alexandre Martins

Como Minas Gerais está pertinho de São Francisco Xavier não poderia faltar pães de queijo quentinhos e diversos bolos caseiros.  
O restaurante, que é uma graça, ainda deixa um cobertor por mesa, já que em muitos dias, a região faz frio.

Crédito: Alexandre Martins

Eles também servem almoço e jantar. E uma pessoa que não é hóspede também pode fazer reserva caso queira experimentar os pratos.

Crédito: Ana Elisa Teixeira
Pastéis de entrada / Crédito: Alexandre Martins

Nós jantamos no restaurante e ficamos encantados com a carta de vinhos disponível. Pedimos um prato vegetariano, o risoto de beterraba com queijo de cabra que estava sensacional e um  bife ancho ao molho de gorgonzola com batata rústica, muito saboroso e no ponto certo.

| Crédito: Alexandre Martins
Crédito: Alexandre Martins

Gostamos muito das opções do restaurante que tem pratos variados para todo tipo de gosto.

Como chegar?

Saindo de São Paulo: pegamos a rodovia Ayrton Senna|Carvalho Pinto até São José dos Campos. Tivemos que entrar na cidade por uma via mais fácil e seguimos as placas marrons, que indicam para São Francisco Xavier. Você passa por uns 20 minutos por dentro de São José dos Campos.Depois pegamos a  rodovia SP-50, que passa pelo centrinho da pequena cidade de Monteiro Lobato. Depois que chegar em São Francisco Xavier, basta pegar a estrada sentido Joanópolis-SP e percorrer 10,5Km de estrada de terra até chegar a pousada.

Serviço

Pousada A Rosa e o Rei

Clique aqui e faça a sua reserva

Estrada Municipal Ezequiel Alvez Graciano, 10.100 – São Francisco Xavier | SP

Valores das diárias: Final de semana para casal, de sexta a domingo com café da manhã incluso varia de R$ 1.900,00 a R$ 2.500,00, dependendo da acomodação escolhida. Estacionamento gratuito e Wifi gratuito.

Como temos as operadoras TIM e Claro, nenhuma das duas funcionaram. Mas disseram que a VIVO pega bem.

O diferencial da pousada A Rosa e o Rei está na preservação da natureza, já que contém duas cachoeiras privadas. A pousada também possui serviço de SPA.

O blog Viagens e Rotas se hospedou a convite da Pousada A Rosa e o Rei

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!