Explore o Centro Histórico de Paraty (Rio de Janeiro)

Eu sou definitivamente a louca do Cento Histórico. Eu adoro explorar essas cidades com centros históricos preservados e turísticos. Não importa o lugar do mundo!

Paraty, no litoral fluminense e na divisa com Ubatuba (SP), é um cidade colonial encantadora por sua preservação. Diferente de muitas cidades do Brasil com a mesma “pegada cultural”, ela fica à beira-mar, com chão de pedras imperfeitas e sem nenhuma ladeira.

Paraty foi eleito em 05/07/2019 como Patrimônio Mundial da Unesco. É primeiro título concedido como sítio misto, histórico e cultural do Brasil.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Nesse contexto vale lembra que a Vila de Trindade com praias preservadas e belíssimas, cachoeiras e muito mais também fica nessa cidadezinha.

…e qual é a história de Paraty?

Sua localização foi estratégica para o Brasil e era entrada de mercadorias e escravos. Por ser próxima ao Vale do Paraíba e do Estado de Minas Gerais, também fazia exportação de ouro e café. A cidade fica próxima a Angra dos Reis que também serviu pra essa finalidade e também a Bananal, um município paulista que, enriqueceu-se com as fazendas de café no século 19. Bananal chegou a avalizar para o Império empréstimos feitos em bancos ingleses, chegando a cidade ao luxo de possuir, por algum tempo, moeda própria.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Paraty fazia parte de uma região muito importante para o império na época.

…caminhada pelo Centro Histórico

Depois da construção da Via Dutra, Paraty ficou mais afastada na antiga Rio-Santos e hoje é uma cidade com eventos culturais, belas praias e muita história para contar.

Coloque um tênis ou um sapato confortável (esqueça saltos altos) e caminhe sem rumo pelas casinhas brancas com janelas coloridas, lojas de artesanato e arte, cafés e se perca no porto com vários barcos e escunas coloridas que dão um ar de paz a cidade.

Crédito: Viagens e Rotas

Diferente de outros centros históricos, as ruas de Paraty tem muitas curvas, pouca sombra (no calor é tenso) e é difícil identificar que rua a gente está, por que elas são bastante parecidas.

Procurando hospedagem em Paraty? Reserva agora com os melhores preços para hotéis, pousadas e hostels

Ainda passeando pelas ruas nas perdas imperfeitas é natural observar que as ruas têm uma profundidade estranha. Por ser uma cidade antiga, ela foi projeta para ter o meio mais funda, assim quando a maré fica alta, a água entra e sai da cidade. Em período de chuva é muito provável ver esses alagamentos provocados pela maré.

Crédito: Alexandre Martins

Faça um passeio também pelas igrejas na cidade. Não entramos em nenhuma, mas as construções pro fora são muti bonitas. Muitas são barrocas e não tem todo aquele glamour de Ouro Preto (Minas Gerais), Tiradentes (Minas Gerais) ou Salvado (Bahia).

Crédito: Alexandre Martins

A maior delas é a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, que é meio torta, mas dizem que é por que ela chegou a afundar durante a construção por causa da maré.

Assim como as demais cidades históricas, Paraty conta com as igrejas para certos “públicos”: Nossa Senhora das Dores, conhecida como “capelinha”, criada pra ser frequentada por mulheres, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, pra os negros e a Igreja de Santa Rita de Cássia, para ser frequentada por pardos.

Crédito: Alexandre Martins

Outro atrativo na cidade é a casa do príncipe, um sobrado que pertence ao Príncipe João Henrique de Orleans e Bragança, tataraneto de D. Pedro I. Fica também no centro histórico.

Como chegar em Paraty?

Para quem vem do Estado do Rio de Janeiro, basta seguir pela Rio-Santos (sentido Santos) que a cidade é a última antes da divisa com São Paulo. A estrada é sinalizada e há diversas placas que indicam a cidade.

Quem vier de São Paulo, tem que pegar a  Rio-Santos (sentido Rio de Janeiro) e ficar atento as placas assim que sair de Ubatuba.

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!