Buenos Aires (Argentina): passeio a pé pelo centro e Recoleta

O melhor de viajar é poder explorar o destino a pé e sem preocupações! Buenos Aires, capital da Argentina, é uma cidade totalmente segura e é uma delícia explorar cada cantinho a pé.

Nos nossos primeiros dias na cidade ficamos hospedados no KER Recoleta, o que possibilitou que fizéssemos um bom trajeto a pé pela região central da cidade.

A gente não costuma listar o roteiro ideal, porque acreditamos que é muito pessoal, mas apenas para entender como fazer o rolê a pé, vamos mostrar o nosso roteiro pela região!

Confira nosso pequeno roteiro a pé:


Rua Florida

Andamos pelo menos uns 9 quarteirões até a rua do centro mais famosa de Buenos Aires para fazer a primeira coisa do dia na cidade: trocar dinheiro.
É na Floria que tem a melhor cotação do dia, mas não se engane que não é em qualquer lugar. Lá ainda é possível comprar roupa de frio, botas, bugigangas por bons preços.


Obelisco

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Um dos monumentos mais famosos da capital da Argentina, Obelisco foi erguido em comemoração aos 400 anos da cidade, em 1936. Fica no cruzamento da Avenida 9 de Julio com a Calle Corrientes e ele pode ser visto em várias ruas do Centro de Buenos Aires. Próximo a ele é possível ver muita movimentação, sendo que é um ponto importante da cidade.

Casa Rosada

É na Plaza de Mayo que fica a Casa Rosada, sede do governo da Argentina. O prédio foi declarado Museu Histórico Nacional em 1942 e é um dos principais cartões-postais da capital portenha.
É uma delícia andar pela praça, observar a casa e outras construções em volta. Há também alguns setores da Casa Rosada que estão abertos à visitação.

Catedral Metropolitana de Buenos Aires

Crédito: Alexandre Martins

Ainda na Plaza de Mayo, a Catedral Metropolitana é um templo de arquitetura e a mais importante da cidade. A primeira construção começou em 1593 e passou por diversos processos, inclusive mudanças no estilo de arquitetura até a conclusão final.
O que gostamos de visitar a catedral é que ela foi a igreja aonde o Papa Francisco,  Jorge Bergoglio foi arcebispo de Buenos Aires. Há inclusive um museu dedicado a ele.

Gran Café Tortoni

Crédito: Alexandre Martins

Sempre falo que Buenos Aires parece uma cidade da Europa e o Gran Café Tortoni pode ser um exemplo dessa semelhança. O local cheia a estilo europeu.
Ele não é apenas a cafeteria mais antiga da Argentina, como também deixa esse ar de passada pairar no momento que se entra nele.
A imigrante francês Touan inaugurou o lugar em 1858, o que mostra a semelhança com as boulangeries francesas.
Logo na entrada já observamos suas particularidades:  faixada clássica e original com letrinhas verdes estampando a data de sua fundação. Se você não quiser somente apreciar um bom café da tarde por lá, é possível também assistir ao show de Tango que acontece no subsolo da casa chamado de “La Bodega”. Com certeza um passeio para viajar no tempo.
Depois de explorar esses locais no centro partimos para Recoleta, que fica relativamente próximo. A caminhada foi longa, mas intensa. 

Centro Cultural Recoleta

Bem na praça principal próximo ao Cemitério da Recoleta, o Cento Cultural foi inaugurado em 1980 e foi a primeira vez que entramos nele. É um ponto de encontro que adoramos para apreciar cultura e arte.  Muitos detalhes em algumas exposições inusitadas, belos grafites, desenhos, música rolando. Foi possível ver casais, adolescentes e crianças todos na mesma vibe de explorar por completo o Centro. 

Floralis Genérica

Crédito: Alexandre Martins

A Floralis Generica foi a próxima parada a partir da Recoleta. Saímos do Centro Cultural Recoleta e cruzamos o parque, atravessamos a passarela sobre a avenida Figueroa Alcorta. Ali é possível ainda ver um belíssimo por do sol bem de cara com a  Faculdade de Direito. Um pouco mais adianta fica a flor metálica. 

Crédito: Alexandre Martins

Ela é um monumento de 2002, bem recente, e foi desenhada pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano e construída pela fabricante de aviões militares Lockheed Martin. A flor é grante e abre e fecha conforme a luz do sol.  Ao meio dia ela fica totalmente aberta! É um monumento muito bonito na cidade.

El Ateneo Grand Splendid

Crédito: Alexandre Martins

Saindo de Recoleta de volta ao nosso hotel, a pé, fomos até a El Ateneo Frand Splendid. Hoje uma das livrarias mais lindas do mundo! Já foi um teatro e um cinema no passado. Nesse contexto, o teatro foi construído em 1919 pelo austríaco Max Glücksmann. Depois de ser palco de muitos espetáculos de tango, o espaço passou a funcionar como cinema em 1926. Até em 2000 ser transformado em livraria.
O prédio é de 1912 e tem três galerias como se fosse uma ópera. Pensa que delícia ler um livro por lá.

Porque viajar para Buenos Aires?

  • Nossa moeda é valorizada
  • É fácil achar promoções de passagens aéreas para o destino
  • Viagem é rápida e dá para curtir uma boa parte da cidade em 4 dias.
  • Lá conseguimos nos virar bem com o português e falando o básico de espanhol

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!