Pará: onde comer em Alter do Chão e Santarém

O Estado do Pará quando o assunto é gastronomia é um dos principais do Brasil. Podemos considerar a gastronomia paraense a principal do Norte do país, então é sempre uma alegria poder falar da comida servida lá.

Casa do Saulo | Crédito: Ana Elisa Teixeira

A culinária paraense ganha prêmios no mundo todo por sua diversidade e itens naturais encontrados na região amazônica. Separamos alguns locais que conhecemos em Alter do Chão e também em Santarém para você aproveitar e apreciar o melhor da gastronomia da região.

Em Alter do Chão

TY Comedoria e Bar

Um restaurante com ar sofisticado, mas com preço acessível. Quando entrei no TY Comedoria e Bar me senti como em um restaurante que estive em Mykonos. Ambiente fofo, bem branco e azul e um estilo de sofisticação bem interessante.

Ty  | Crédito: Ana Elisa Teixeira
Crédito: Ana Elisa Teixeira

Diferente de Mykonos, percebemos que no TY o atendimento é mais como o “de casa”.  Mas, a pompa da decoração me deixou surpresa. Pratos bem elaborados com diversos ingredientes da culinária paraense e com preços acessíveis e justos.
Posso destacar algumas entradas como a coxinha de frango com jambu , pastel de vatapá e aviú e um clássico chips de macaxeira.

Entradas do Ty | Crédito: Ana Elisa Teixeira

Como prato principal, sai bem o filhote com crosta de castanha com mel e tucupi reduzido. Para quem prefere carne, filé au poivre no tucupi com ninho de macaxeira e puxuri ou panna cotta de tapioca com ganache de açaí e crispes de gengibre.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Apesar de pratos com nomes difíceis e alguns ingredientes com difícil identificação, os pratos são bem pensados e montados para que o cliente tenha uma experiência gastronômica autêntica.

Casa do Saulo

Localizado na praia de Carapanari é um restaurante que vale não só pela comida, como também pelo passeio.  Um local pra ir e apreciar a natureza, observar a praia do alto e se encantar com os “bangalôs” onde ficam as mesas.

Casa do Saulo | Crédito: Ana Elisa Teixeira

Vale descida também para um mergulho de rio, se achar interessante na praia de Carapanari.

Como entrada vale conferir o feijão Santarém com tomates, pirarucu seco e desfiado e ervas. Enquanto o prato principal fica com o peixe no creme de castanha do Pará com camarão rosa grelhado e banana da terra. O risoto Tapajós composto de arroz arbóreo com camarão rosa e jambu no reduzido de tucupi foi um dos melhores risotos que já comi na vida.

Casa do Saulo | Crédito: Ana Elisa Teixeira

O Saulo inaugurou recentemente um restaurante no centrinho de Alter chamado o Tapiri do Saulo que também vale visita. Nossa recomendação é almoçar um dia na Casa do Saulo e jantar no Tapiri do Saulo. Com certeza vai ter uma imersão pela culinária paraense completa!

Em Santarém

Se sua hospedagem for em Santarém, também vale parada para uma verdadeira imersão na culinária paraense. Mesmos estando em Alter, acredito que essas duas opções gastronômicas podem ser interessante para uma parada.

Banquete no restaurante Piracaia | Crédito: Ana Elisa Teixeira

Restaurante Piracaia

Pensem em uma gastronomia para se aplaudir de pé! O buffet somente de comidas típicas paraenses do Piracaia vai possibilitar uma viagem pela culinária! Sem dúvida foi a melhor Maniçoba que comi na minha vida! O valor é de R$38,90 por pessoa para comer a vontade. Tem diversos peixes da região com destaque pro pirarucu, arroz paraense, farofa de Piracui e o autêntico Pato no Tucupi. É um pouquinho de tudo do Pará pra experimentar!

Prato paraense | Crédito: Ana Elisa Teixeira
Arroz paraense | Crédito: Ana Elisa Teixeira

Restaurante Nossa Casa

Um restaurante de comida típica paraense que tem pratos muito generosos que servem até 3 pessoas. Cardápio muito variado e dando ênfase para os peixes da região como tambaqui, matrinxã, pirapitinga, pirarucu e surubim. Também servem saladas, carnes e massas. Podemos encontrar pratos a base de tucupi e jambu que são bem diferentes e interessantes para se provar. A decoração da casa também é fofa e remete bem a alegria contagiante do Norte do Brasil.

Nossa Casa | Crédito: Ana Elisa Teixeira
Nossa Casa | Crédito: Ana Elisa Teixeira

Veja também

Pará: como chegar e qual é a melhor época para visitar Alter do Chão e Santarém

Conheça o Festival do Çairé: fé e folclore que encanta em Alter do Chão (Pará)

Belém (Pará): Círio de Nazaré, o espetáculo de fé que emociona independente da religião

Ilha de Marajó: conheça a maior ilha fluviomaritima do BrasilO que visitar em Belém do Pará

Faça sua reserva com antecedência aqui pelo Booking.com e garanta o melhor preço. Fique atento as avaliações dos viajantes. Ao definir a hospedagem com base nas avaliações, nós damos algumas dicas das exigências mínimas.

Algumas pousadas bem recomendadas em Alter do Chão no Booking.com: Ponta de Pedras, Chalé Amazônia Tikuna, Pousada Cabloca e Pousada Vila Alter .

Para alugar um carro no aeroporto de Santarém, basta consultar no buscador com melhores preços, Rentcars que garante melhor preço e ainda parcela o aluguel em até 12 vezes sem juros. Como as praias e passeios em Alter do Chão são afastados, nossa recomendação é alugar um carro se for ficar hospedado em Santarém.

O blog Viagens e Rotas viajou para Santarém e Alter do Chão, no Pará, a convite da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur)

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!