Tour guiado pelo Mercado Central de Belo Horizonte (Minas Gerais)

Adoramos visitar mercados pelo Brasil e achamos essa visita fundamental para o turismo em qualquer cidade. Na nossa última viagem a Belo Horizonte, fomos experimentar a visita guiada promovida pelo Mercado Central de Belo Horizonte que fica no Centro de BH desde 1929.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

Um patrimônio da capital mineira, o Mercado conta com mais 400 lojas e, foi eleito por uma matária da revista de bordo TAM Nas Nuvens, o terceiro melhor mercado do mundo, perdendo apenas para o Mercat de la Boqueria, de Barcelona, na Espanha, e o Borough Market, localizado em Londres, na Inglaterra. O mercado de BH desbancou outros queridinhos como o Ver-o-Peso na capital paraense e o Mercado Municipal de São Paulo.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

O mercado Central de Belo Horizonte é famoso por manter algumas tradições a começar pela missa celebrada aos domingos no seu estacionamento. A Capela Nossa Senhora da Fátima realiza todo domingo às 7h da manhã uma missa que acontece desde 1954 para cerca de 100 pessoas.

Outra tradição são algumas lojas antigas, como a Limonada famosa do mercado que já está na 4ª geração e que é vendida com açúcar e ainda para acompanhar vale pedir um bolinho de feijão.  A barraca da limonada existe no mercado desde 1938 e claro que não deixamos de provar.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

Como é o tour pelo Mercado?

O tour guiado acontece de domingo a domingo e pode ser agendado pelo site do Mercado Central. Por 1 hora e meia visitamos todo o mercado, ouvimos sua história e passamos por diversos setores que vendem produtos específicos e provenientes do Estado de Minas Gerais.

Fundado em 1929, a loja mais antiga do mercado é da Farmácia Araujo. Atualmente o mercado conta com mais de 400 lojas, 200 funcionário do mercados e 3 mil funcionários dos lojistas. 

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

O prato carro-chefe do mercado é o Bife de figado de boi acebolado com jiló que é servido em diversos bares dentro do mercado. Como o mineiro gosta de uma boa bebida, em alguns bares, fica uma pessoa perguntando se o visitante quer cerveja em pé mesmo, mantendo uma tradição do local.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas
Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

Outra delícias diferentes que vale a pena provar por lá, são as empadas e até mesmo pastéis feitos com recheios provenientes da culinária mineira como com recheio de goiabada com queijo, pequi e até mesmo de figado com jiló.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas
Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

Vale a pena se aventurar por diversas lojas de queijos que trazem desde os premiados até aquela novidade nunca vista.  Uma boa parte das lojas são de queijo e cachaça.

Experimentamos também a cerveja Dunn, que é uma cervejaria que fica dentro do mercado e tem uma cerveja pilsen especial de goiabada cascão.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

O artesanato também é destaque no mercado. Em alguns locais é possível encontrar filtros de pano para coar café com um jeitinho bem mineiro e também as bonequinhas do Jequitinhonha que são famosas na região.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

Adoramos conhecer um pouquinho da história desse mercado que marcou a capital mineira.

Planejando ir para Belo Horizonte? Para alugar um carro, basta consultar no buscador com melhores preços, Rentcars que garante melhor preço e ainda parcela o aluguel em até 12 vezes sem juros. Sempre fazemos o trajeto São Paulo – Belo Horizonte de carro.

Todas nossas viagens de carros usamos a tag da Veloe*, empresa de pagamento automático para pedágios e estacionamentos, que conta com 12 mensalidades grátis sem fidelidade.

Serviço

Mercado Central de Belo Horizonte

Visitas guiadas por guias bilíngues, realizadas de segunda a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 13h.
Contato: informacoes@mercadocentral.com.br | (31) 3277-4691.

O tour pelo Mercado Central foi uma cortesia para o Viagens e Rotas.

*As viagens que fazemos de carro têm parceria com a Veloe, empresa de pagamento automático para pedágios e estacionamentos Só indicamos o que aprovamos!

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!

2 comentários

  1. Nós adoramos os Mercados principais das cidades. Sempre são ótimos para provar comidas típicas.
    Adorei saber que há tour guiado no de BH! Deveriam ter em todos! Que bacana!

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Ana Paula

      Oi, Ana Paula, obrigada pelo comentário. Quando for a BH faça o tour que vai adorar. Vale a pena dar valor a esses mercados típicos das capitais.