Onde ficar em São Bento do Sapucaí (SP): Pousada Chalés Estalagem charme e natureza em meio à cidade

São Bento do Sapucaí , no interior de São Paulo, fica na Serra da Mantiqueira, Região Vale do Paraíba, mais especificamente no Alto Sapucaí. 

Por muitos anos o turismo da pequena cidade se deu por conta do complexo da Pedra do Baú – Bauzinho, Ana Chata e a Pedra do Baú, que ficam no Monumento Natural Estadual (MoNa). O destino era muito explorado por aventureiros e trilheiros com foco principal no turismo de aventura.  Hoje a cidade investe em outras vertentes de turismo que contam com turismo gastronômico, enoturismo, turismo rural, turismo vivencial, entre outros.

Com a intenção de explorar a região e aproveitar o ar puro, que não temos em São Paulo, nos hospedamos na pousada Chalés Estalagem.  Pensa num local aconchegante, que apesar de estar no meio  da cidade, ainda abriga uma atmosfera bastante rural. Ao todo são 10 chalés que comportam  3 hóspedes. Sendo uma cama de casal e uma de solteiro por chalé.

Crédito: Viagens e Rotas
Crédito: Viagens e Rotas

A proposta da pousada é simples: boa acomodação, excelente café da manhã e fácil acesso a tudo que São Bento do Sapucaí oferece. O hóspede pode optar por não  fazer absolutamente nada e relaxar, como também ir a pé para o centro da cidade ou pegar o  carro para explorar o turismo rural e de aventura.

Crédito: Viagens e Rotas

Procurando hospedagem em São Bento do Sapucaí? Reserva agora com os melhores preços para hotéis, pousadas e hostels.

A pousada tem uma área construída pequena o que dá ênfase para o restante da propriedade. Conta com um pomar (de onde são colhidos itens para o café da manhã algumas vezes), pequeno playground para crianças,  uma pequena piscina e estacionamento fica de frente para cada chalé.

Crédito: Viagens e Rotas

…e como são os quartos?

Fiquei na acomodação 6, um chalé muito fofo e com ar de romance. Tem uma varanda na qual dá para ver parcialmente a Pedra do Baú. 

A cama de casal é  confortável com vários travesseiros altos e fofos.  Quarto espaçoso com espelho, mesa com duas cadeiras, guarda-roupa, TV e frigobar.

Crédito: Viagens e Rotas

O banheiro é um pouco pequeno e  não têm amenities, apenas dois sabonetes.  Por isso é necessário levar shampoo e condicionador. Caso esteja acostumado a tomar banho com toalhas grandes, como é meu caso, sugiro que também leve a própria toalha. Apesar das toalhas serem novas, elas são pequenas e no inverno pode fazer diferença ter uma toalha grande para uso. A ducha do chuveiro é excelente levando em consideração que a região pode fazer muito frio.

Crédito: Viagens e Rotas

O controle de temperatura é muito fácil e a ducha esquenta muito rapidamente. A suíte ainda conta  wi-fi grátis, cobertores e uma rede de descanso para uso externo no chalé.

…e o café da manhã?

Café da manhã é a refeição mais querida do dia. O que mais gostamos no mundo é café da manhã em hotel!  Uma delicia acordar com calma e ir apreciar aquele café farto e demorado, não é mesmo?

Meu café | Crédito: Viagens e Rotas

O café funciona de 8h às 10h. Há uma mesa farta com muitos pães, frutas e frios. Os destaques vão para sucos. Pirei nos primeiros dias que tinham sucos de amora, acerola e pitanga todos feitos naturalmente das frutinhas colhidas na própria pousada. As geléias e o requeijão também são diferenciados. 

Crédito: Viagens e Rotas

Como estamos perto de Minas Gerais não poderia faltar pães de queijo quentinhos e diversos bolos caseiros. Adoramos a variedade do café da manhã e o frescor dos produtos.

Crédito: Viagens e Rotas

Como chegar em São Bento do Sapucaí?

Saindo de São Paulo: pegamos a rodovia Ayrton Senna|Carvalho Pinto (SP-070) até entrar na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) que sobe a Serra sentido Campos do Jordão. Quem opta pela Dutra (BR-116) evita dois pedágios, mas tem que entrar na saída sentido Campos do Jordão. Siga as placas e entre dentro da cidade de Santo Antônio do Pinhal, passando por Sapucaí Mirim e depois, São Bento do Sapucaí.

Para chegar em São Bento do Sapucaí de ônibus a partir de São Paulo, você vai ter que fazer uma ‘conexão’ em São José dos Campos onde existe uma linha direta de ônibus entre as duas cidades. Caso não queria ir até São José, a opção é pegar a Linha Pássaro Marrom com destino a Brasópolis e pedir descer na entrada de São Bento do Sapucaí. Para chegar a pousada basta colocar no Waze. O sinal pega assim que chega na cidade.

Reserve na Pousada Chalés Estalagem no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Quando ir a São Bento do Sapucaí?

Como a maior parte dos destinos de serra, São Bento do Sapucaí tem sua alta temporada no outono/inverno de maio a agosto. Com o clima sem chuvas, ele contribui para a subida à Pedra da Baú e os passeios de treeking. Nos 30 dias que antecedem o Carnaval até o início da festa, a cidade também é bastante visitada para o tradicional Bloco do Zé Pereira, que se apresenta todas as noites com seus bonecos gigantes durante os 30 dias corridos antes do feriado de Carnaval.

De janeiro a março chove bastante na região, mas no restantes do ano, as diárias ficam mais baratas e as temperaturas amenas.

Vá de carro

Nossa recomendação é que vá de carro para circular melhor pela cidade. Entrando na cidade à direita fica o bairro do Quilombo e à esquerda o bairro Serrano, sendo o meio de tudo isso o Centro. Importante ir de carro para aproveitar os passeios pela Estrada do Paiol Grande, sentido Campos do Jordão (dá para ir até a cidade por uma outra estrada que é muito bonita), que fica o acesso para o complexo da Pedra do Baú.

Serviço
Pousada Chalés Estalagem

Clique aqui e faça a sua reserva

Rua Engenheiro Doanto Carneiro, 04 – São Bento do Sapucaí | SP
Valores das diárias: Na baixa temporada os valores variam entre 250 e 300 reais a diária e na alta temporada os valores variam entre 350 e 400 reais a diária. Café da manhã incluso na diária, estacionamento gratuito e Wifi gratuito. Lembre-se que esses valores podem ser alterados sem aviso prévio. Faça a consulta diretamente no Booking.com.

Por estarmos no meio da cidade todas as operadoras de celular pegam bem. Animais de estimação são aceitos mediante avaliação dos proprietários.

O  blog Viagens e Rotas viajou para São Bento do Sapucaí, São Paulo, a convite da Acisb (Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sapucaí) com apoio da Prefeitura Municipal, Land Rover do Brasil, Volkswagen do Brasil, Revista Travel for Life e Sabores da Montanha

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Compra online

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!