Como harmonizar churrasco e vinho

Todos nós sabemos quee o churrasco é uma das paixões do brasileiro, assim como a cerveja e a caipirinha. Mas há sempre a pergunta se é possível harmonizar uma destas paixões, no caso o churrasco, com vinhos.

Sim, é possível! Basta observar algumas regras básicas de harmonização, que levam em consideração a estrutura do vinho e o tipo da carne escolhida. Mas lembre-se, qualquer harmonização é um experimento. Se você gosta de vinhos, não se preocupe se em algum momento, ou a carne ou o vinho se sobressaia um sobre o outro. O importante é tentar e, beber o que se gosta, sem grandes preocupações que tirem do momento o seu prazer natural.

Não hesite em experimentar o vinho que combine com o seu paladar / Crédito: Almir dos Anjos

Não hesite em experimentar o vinho que combine com o seu paladar / Crédito: Almir dos Anjos

Escolha também o molho da carne / Crédito: Almir dos Anjos

Escolha também o molho da carne / Crédito: Almir dos Anjos

Uma das regras básicas deste e de várias harmonizações é a acidez do vinho. Assim como o churrasco e sua possível “picância”, pode pedir uma cerveja, algo refrescante, vinhos tintos ou brancos que contenham uma maior acidez, como os das uvas Zinfandel e Sauvignon Blanc, respectivamente, também harmonizam perfeitamente.

É importante conhecer previamente os vinhos que serão harmonizados nestas ocasiões, para não se ter uma surpresa desagradável, mas vale sempre tentar.

Abaixo uma pequena lista harmonizada de tipos de vinhos e carnes grelhadas. Tenha em mente que qualquer molho ou tempero em demasia, ou mesmo o famoso “vinagrete” irá alterar o sabor desta sugestão de harmonização. Um churrasco mistura muitos sabores dependendo de como ele!

Linguiças também combinam com vinho / Crédito: Almir dos Anjos

Linguiças também combinam com vinho / Crédito: Almir dos Anjos

 Crédito: Almir dos Anjos

Crédito: Almir dos Anjos

Vinhos tintos:

Minha recomendação para esta harmonização com tintos é tentar buscar um equilíbrio entre a gordura da carne com a acidez do vinho. Lembrando que neste caso, o teor alcoólico mais elevado do vinho pode ajudar, assim como buscar um vinho de preferência sem passagem em barricas de carvalho (Cuidado com alguns argentinos e chilenos).

Eu recomendaria alguns vinhos da África do Sul, da uva Pinotage e Syrah de maior estrutura.
– Zinfandel: Carnes e linguiças
– Carignan: Frango
– Cabernet Sauvignon: Carnes
– Syrah encorpado: Costela bovina
-Barbera, Sangiovese: Alcatra e carne de porco e também vão bem com o vinagrete em função da acidez tanto da carne como do vinagrete.
– Malbec (Jovem com potência): Picanha
– Merlot: Fraldinha e maminha

Crédito: Almir dos Anjos

Crédito: Almir dos Anjos

Carne combina com vinhos tintos / Crédito: Almir dos Anjos

Carne combina com vinhos tintos / Crédito: Almir dos Anjos

Vinhos brancos:

– Sauvignon Blanc: Franco
– Riesling: Linguiça
– Chardonnay sem madeira: Frango
– Chardonnay com madeira: Costelas suínas

Tente este vinho / Crédito: Almir dos Anjos

Tente este vinho / Crédito: Almir dos Anjos

Vinhos roses:

Estes vinhos quando bem secos, com alto grau de acidez e menos frutados, tendem a harmonizar perfeitamente com linguiças, frango, alguns tipos de carnes menos condimentadas, e são ótimos assim como o espumante para abrir o churrasco logo na chegada. Além de serem extremamente elegantes.

Espumantes:

Vão muito bem como falei com as entradas do churrasco e também com frango.

E finalizando, o que vale é observar. Se algo não saiu como você imaginava, se o sabor tanto da carne como em relação ao vinho não ficou adequado, improvise, tente, experimente. Os molhos variados ou só o uso do sal grosso, mudam tudo. O importante é não ter medo de errar.

Que seu próximo churrasco tenha vinhos, composição de sabores e também a elegância que é peculiar. Saúde!

Almir dos Anjos é sommelière pós-graduado em marketing pela ESPM e especialista em e-commerce em vinhos. Possui cursos de vinhos na ABS-SP e SBAV-SP e é um dos integrantes do Grupo do Selo 7 Sommeliers.
Traz para o Viagens e Rotas informações, novidades e curiosidades sobre o mundo dos vinhos. Para Almir, qualquer viagem só é completa quando há união entre vinhos e gastronomia que definem a marca de uma região ou cultura.
Contatos- dos.anjos@uol.com.br
Blog Vinho dos Anjos
Blog Selo 7 Sommeliers
Site Selo 7 Sommeliers

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições.

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, 
sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos 
grátis.

Planeje sua viagem com a gente:
 Reserva de hotel
 Seguro Viagem
 Ingressos para atrações em todo o mundo
 Chip para celular

Deixe seu comentário!