5 receitas de sopas quentinhas pra você ser feliz

O inverno chegou e com ele aqueles momentos propícios para tomar uma sopa bem quentinha e gostosa, não é mesmo?

Então, vamos a 5 receitas de sopas que vão te agradar nesse friozinho… 😉

Sopa de legumes com carne e parmesão

Crédito: Larissa Januário, Sem Medida

Crédito: Larissa Januário, Sem Medida

Comece salteando a carne no azeite em fogo alto para dourar. Separe filé mignon bem picadinho em cubos pequenos. Quando a carne pegar cor, junte a cebola picada e o alho amassado e deixe dourar. Tempere com sal e pimenta. Cubra com água. Coloque a casca de parmesão e deixe ferver até que o caldo fique com a cor da carne (escuro e meio leitoso por causa do parmesão). Isso deve levar uns 10 minutos em fogo alto.

Junte os legumes de sua preferência (ou o que tiver na geladeira) e corte em cubos médios (não gosto deles muito pequenos porque perdem textura). Eu uso cenoura, vagem, brócolis e abobrinha. Como eu gosto dos legumes mais al dente (ou seja, firmes e crocantes), o importante é começar pelos mais duros e que demoram mais pra cozinhar.

Nesse caso a ordem é a cenoura (uns 5 min de cozimento), depois a vagem, abobrinha e brócolis (todos uns dois minutos). Finalize com lascas de parmesão e folhas de manjericão ou outra erva que seja do seu agrado.

Sopa de mandioquinha com linguiça de frango

Crédito: Larissa Januário, Sem Medida

Crédito: Larissa Januário, Sem Medida

Ingredientes

Rende 4 porções
300g de mandioquinha fresca
150g de linguiça de frango
Salsinha a gosto
Alho
Pimenta de cheiro a gosto
Sal a gosto
Queijo meia cura ralado a gosto

Preparo
Asse a linguiça em forno médio. Fique de olho. Quando começar a dourar, coloque um copo de água na forma. Assim ela cozinha por dentro e doura, sem precisar de óleo.
Enquanto isso, descasque e corte a mandioquinha em pedaços médios. Coloque em um panela, com os temperos, cubra com água e deixe cozinhar até desmanchar. Vale bater para virar um creme uniforme, eu prefiro deixar mais pedaçuda.
Corte a linguiça em rodelas e acrescente à mandioquinha. Misture bem, finalize com cheiro verde fresco e queijo ralado meia cura na hora de servir. Pode usar parmesão também que fica bom.

Sopa de tomate gratinada com croutons

Crédito: Larissa Januário, Sem Medida

Crédito: Larissa Januário, Sem Medida

Ingredientes

Rende para 4 pessoas
1 lata de tomate pelado
1 cenoura grande
3 cebolas pequenas
1 pimenta dedo-de-moça (para não arder muito, sem semente)
Talos e folhas de salsinha
Pão velho
Azeite
Sal
Alho (uns 2 dentes)
Parmesão ralado a gosto

Preparo
Comece pelo crouton. Corte o pão em cubinhos. Em uma frigideira, aqueça o azeite, doure um dente de alho picado e toste os cubinhos de pão. Reserve.
Para a sopa, comece dourando cebola e cenoura. Junte alho amassado e deixe refogar mais um pouco. Depois acrescente o tomate pelado, a medida da lata de tomate em água e os talos de salsinha. Deixe cozinhar por uns 5 minutos em fogo alto e bata com o mixer ou no liquidificador. Acerte o sal. Ligue o forno alto.
Tempere o parmesão com folhas de salsinha picada. para montar, distribua a sopa em potinhos individuais que possam ir ao forno. Cubra com croutons e salpique o parmesão temperado. Leve ao forno alto ate dourar o queijo. Sirva imediatamente.

Sopa de abóbora assada com coco e gengibre

Crédito: Larissa Januário, Sem Medida

Crédito: Larissa Januário, Sem Medida

Ingredientes
Para 4 porções

1/2 abóbora japonesa com casca, mas sem sementes
1 colher de sobremesa de gengibre (se gostar muito, coloque mais)
1 pimenta dedo-de-moça média
1/2 copo americano de leite de coco
Cebolinha verde a gosto
Coco ralado (opcional) para finalizar
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Azeite a gosto
1 copo de água filtrada

Preparo

Retire a semente da abóbora, corte em cubos grandes. Forre uma assadeira com papel manteiga, coloque os cubos de abóbora, tempere com sal, pimenta, gengibre e metade da pimenta dedo-de-moça (se quiser menos picante, retire as sementes).
Asse em forno com temperatura média (180º C) por 15 minutos ou até ficar macia.
Leve a abóbora cozida para uma panela, coloque um copo de água, o leite de coco, bata com um mixer até virar um creme homogêneo e deixe no fogo até virar um creme espesso.
Caso não tenha mixer, passe no liquidificador e depois leve à penela e ferva até ficar na consistência desejada (cremoso).
Acrescente a cebolinha, acerte o sal, a pimenta e sirva.

Cavatelli in brodo (massa no caldo de galinha)

Crédito: Larissa Januário, Sem Medida

Crédito: Larissa Januário, Sem Medida

Ingredientes
Rende para 2 pessoas
500g de cortes de frango caipira com osso (ou 2 carcaças)
1 cenoura em rodelas
1 cebola média
1 talo de salsão
1 folha de louro
2 ramos de salsinha
2 dentes de alho
300g de cavatelli (ou outra massa curtinha)
Salsinha picada a gosto
Parmesão opcional
Sal e pimenta a gosto

Preparo
Leve a panela de pressão ao fogo com um fio de azeite e coloque o frango (para um caldo mais leve tire a pele antes de levar à panela). Deixe dourar um pouco e acrescente os vegetais picados (cebola, alho, cenoura e salsão). Refogue bem e quando começar a pegar no fundo cubra com água e tampe. Quando pegar pressão e começar apitar conte 15 minutos e desligue. Passe por um coador chinois (ou um pano muito limpo) e reserve as carnes e e legumes (você pode desfiar e usar no recheio de tortas e pastéis).
Volte o caldo para o fogo e deixe ferver por mais uns 10 minutos e tempere com sal e pimenta. Acrescente a massa e deixe cozinhar no tempo determinado pelo fabricante. Finalize com a salsa e sirva com o parmesão ralado.

Larissa Januário é jornalista de gastronomia e já passou por veículos como IG Comida,
Revista Gula e Basilico. Atualmente é repórter do UOL Receitas e comanda o Blog Sem Medida que traz suas experiências quanto a receitas, novidades e dicas sobre o universo da comida.
Para falar com ela mande um email para semmedida@gmail.com

Visite o Sem Medida e se delicie com as receitas.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!