Bourlevard Olímpico no Porto Maravilha: revitalização no centro do Rio de Janeiro

Para quem já andou no centro do Rio de Janeiro em outros tempos, se lembra de como ele estava esquecido. Sujeira, moradores de rua e prédios aos pedaços que nos deixavam tristes pela falta de preservação de uma história incrível que contribuiu tanto para a construção do Brasil.

Com os Jogos Olímpicos sendo sediados no Rio este ano, muito trabalho teve que ser feito para mostrar ao mundo o por quê co Rio de Janeiro ser considerado a cidade maravilhosa.

Foi graças a um desses projetos de revitalização que hoje temos o Porto Maravilha um complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento que conta com  o Boulervard Olímpico, que foi construído na zona portuária carioca que, antes, só se via sujeita e desgraça.

Antes um cenário de poucos amigos, hoje um local alegre, bem reformulado e com pessoas locais e turistas andando e apreciando o que o centro do Rio de Janeiro pode oferecer de melhor.

Romance e arte no Boulervard Olímpico / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Romance e arte no Boulervard Olímpico / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Nunca um passeio pela Igreja de Nossa Senhora da Candelária foi tão agradável e apreciado pelo carioca! Com a construção do VTL Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos), um projeto da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro que visa integrar a Operação Urbana Porto Maravilha, o centro cidade pode começar a ser vista com outros olhos. Começando na rodoviária principal até o aeroporto Santos Drumont , nesse ínterim podemos avistar grandes construções do século 18 e 19, o belíssimo Teatro Municipal Carioca, prédios com arquitetura histórica e, um movimento entre as pessoas, nunca antes visto nessas ruas.

TVL / Crédito: Ana Elisa Teixeira

TVL / Crédito: Ana Elisa Teixeira

No calçadão do boulevard o destaque vai para o grafite colorido do artista Eduardo Kobra. O mural “Todos somos um”, realizado pelo brasileiro para a Rio 2016, foi reconhecido como o maior grafite do mundo pelo Guiness World Records, o livro dos recordes!

Com 15 metros de altura e 170 de comprimento, a obra retrata cinco rostos indígenas de cinco continentes diferentes: os huli, da Nova Guiné (Oceania), os mursi, da Etiópia (África), os kayin, da Tailândia (Ásia), os supi, da Europa, e os tapajós, das Américas. Um encanto que fez toda diferença no centro carioca.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Alguns eventos com foodtrucks e barracas diversas são instaladas no boulevard levando sempre uma proposta diferente para o local. Fazendo assim com que o centro do Rio de Janeiro volte a ser um local de passeio em família e entre amigos.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

A novidade é que no final do Boulevard estará sendo inaugurado neste mês o Aquário do Rio de Janeiro, o AquaRio, que será o maior da América Latina. Mais uma atração para ser apreciada.

Afinal, o Porto Maravilha é agora um complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento junto com o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã.

O Museu do Amanhã fica um pouco após o Boulervard e também é uma atração que esperamos conhecer em uma nova oportunidade. 😉

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Deixe seu comentário!