O que comer na Grécia? Conheça os principais pratos da culinária grega

A Grécia é linda e conta com um povo acolhedor e alto astral. Apesar de pouco falada, a culinária grega é muito especial e com uma variedade de carnes, queijos, legumes e verduras que podem agradar a todos os paladares.

O povo grego é muito receptivo e é muito comum em praticamente todos os restaurantes servirem como cortesia um licor após a refeição e até mesmo uma sobremesa. Como não gostar de um país que distribui sobremesas diversas, não é mesmo?

Nas refeições a água é sempre colocada à mesa e só não nos foi cobrada em Atenas. Em Mykonos e Santorini eles colocam água engarrafada de 1 litro e cobram entre 2,50 e 3,50 euros.

Mas, quais são os ingredientes tradicionais dos gregos? Muito azeite, azeitonas, tomates, berinjelas, pepino, carne de cordeiro, queijo de cabra e o tradicional iogurte grego.

Todos os hotéis gregos têm à disposição no café da manhã: tomate, pepino, queijo de cabra, azeitonas e o iogurte clássico. Achamos muito exótico e interessante.

Quais são os pratos que você não pode deixar de provar quando visitar a Grécia?

Moussaka

Crédito: Alexandre Martins

A moussaka é um dos pratos mais consumidos pelos gregos e quase sempre é a sugestão da casa nos restaurantes. Consiste em um prato feito com cordeiro e pode ser comparado a uma lasanha feita de berinjelas. Os ingredientes também incluem tomates, cebolas e um pouco de alho. O prato é um dos mais consumidos no país e custa a partir de 7 euros nas famosas Tavernas Gregas.

Gyros

Crédito: Alexandre Martins

Sabem aquele churrasquinho grego? Ele existe e se chama Gyros, pode ser de porco ou frango e é servido como um enrolado no pão pita com molho de iogurte, salada (tomate, alface e cebola roxa) e batata frita.  O porco fica girando na vertical e daí vem o nome Gyros. Pode ser encontrado por a partir de 3 euros.

Caso prefira comer o Gyros no prato – com os mesmos ingredientes – o valor sobe para um pouco mais de 10 euros.

Queijo Feta

Crédito: Alexandre Martins

O mais consumido na Grécia no café da manhã e nas refeições convencionais é um queijo coalhado a base deleite de cabra e ovelha. É super saboroso e acompanham vários pratos gregos.

Salada grega

Crédito: Alexandre Martins

Todos os restaurantes na Grécia servem a Salada Grega e ela é composta de feta, azeitonas, tomate, pepino, cebola, sal, pimenta, orégano e regada no azeite. Normalmente vem uma camada de pepino bem grande e gordos pedaços de feta em cima.

Torta Tirópita

Crédito: Alexandre Martins

Você encontra tirópita facilmente em muitos locais gregos. A base da torta é de queijo feta e pode ser feita com diversos tipos de  massa: folhada ou caseira. Torta de queijo sempre encanta!

Santorini Zucchini Balls

Crédito: Alexandre Martins

Um prato mais típico da ilha grega de Santorini, essas bolinhas fritas de abobrinha também são encontradas em todas as Tavernas da ilha. 

Fava grega

Crédito: Alexandre Martins

É um purê feito com ervilha amarela/secas e muito bem temperado com cebola e azeite. Vale a pena pedir um pão pita para acompanhar.

A revista digital Viagens e Rotas viajou para o casamento e lua de mel na Grécia com apoio da Travel Mobile, que nos cedeu os chips para acesso a internet durante a viagem, Multi Seguro Viagem, que nos assegurou durante a viagem, e em parceria com a assessoria Casamento em Santorini. Só indicamos o que aprovamos!

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!