Ilha de Delos: a antiguidade a poucos minutos de Mykonos (Grécia)

Visitar o Museu Arqueológico de Delos era um sonho meu. Quando coloquei na cabeça que a Grécia seria meu destino de lua de mel (que depois acabou também sendo o destino do casamento), sabia que Delos não poderia estar fora do roteiro! Afinal, a ilha é habitada desde 3.000 A.C e foi rota do comércio na Europa! Não tinha como ficar de fora.
A história de Delos sempre me encantou, ainda mais por que muito antes de Cristo essa pequena ilha foi o centro grego no Mar Egeu. Tem uma importância histórica fora as suas histórias na mitologia grega.
Além daquele gostinho de “viver a história” vale ressaltar que as ruínas de Delos fazem parte dos patrimônios mundiais da Unesco e, pasmem, ela é o maior sítio arqueológico da Europa!

Crédito: Alexandre Martins

Por ter sido uma passagem para comerciantes europeus, a ilha sofreu ataques piratas, foi ocupada por Bizantinos, Sarracenos, Venezianos e muitos outros povos que dominavam na época. A ruína da ilha teve início por volta de 69 A.C e podemos imaginar, visitando à ilha, como era na época que ainda era habitada.

Crédito: Alexandre Martins

Alexandre olhando o mapa da ilha / Crédito: Ana Elisa Teixeira

O que a ilha de Delos representa na mitologia?

A Ilha de Delos, de acordo com mitologia é o local de nascimento dos gêmeos Apolo e Ártemis, filhos de Leto e Zeus. Hera, esposa oficial de Zeus, não ficou muito feliz com a traição (mais essa, por que na mitologia, Zeus trai muitas vezes..) e manda Píton, um monstro em forma de serpente perseguir Leto. Com a perseguição, as cidades gregas não queria abrigar Leto ainda grávida e foi aí que ela encontrou a ilha de Delos.
Para que Leto fosse aceita pelo povo da ilha, ela teve que prometer que seu filho Apolo construiria seu templo ali e que a ilha estaria protegida ficando acima do mar. O mais legal de tudo isso é que podemos visitar as ruínas do Templo de Apolo!

Templo de Afrodite / Crédito: Alexandre Martins

Templo de Apolo / Viagens e Rotas

Conhecendo o Museu Arqueológico de Delos…

A caminhada é intensa e embaixo de Sol. Há poucos locais com sombra próximo às ruínas, então é preciso se hidratar e ir com uma roupa leve e um calçado apropriado. Levar água de Mykonos vale a pena por que ela é bem mais barata no centro da cidade. Comprando em Delos você fica um pouco refém dos preços altos.
Chegando de balsa na ilha já podemos avisar de longe as ruínas e algumas casinhas, além da recepção do museu. Pouco menos de 15 pessoas moram na ilha por que trabalham ali e as visitas à ilha se encerram às 15h.

Leões de Delos / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Detalhes / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Muitos gatos pela ilha… / Crédito: Ana Elisa Teixeira

São diversas ruínas ligadas à mitologia e história, mas os destaques são os leões de Naxos, Casa da Cleópatra, teatro da época, o Templo de Ísis e muitos outros. São ao todo 3km! A emoção de estar no Centro das ilhas Cíclades pode ser sentido ao subir no topo de ilha e observar toda a imensidão do Egeu.
Além do museu a céu aberto, tem o museu oficial da ilha, próximo a uma loja de conveniência aonde ficam os leões originais, a mão da estátua de Apolo e diversas estátuas encontradas que foram restauradas a medida do possível.

Crédito: Viagens e Rotas

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Museu da ilha de Delos / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Teatro / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Barco de Mykonos a Delos: horário e preços

Os melhores horários para pegar o barco no porto velho de Mykonos são 9h ou 10h da manhã. Se optar pelo horário das 11h, pode ser que não consiga tempo para ver todo o museu arqueológico. A viagem de barco dura 20 minutos e ele sai pontualmente. O último horário de retorno é 15h.

Barco para ilha de Delos / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Nós fomos às 10h e retornamos às 14h, o que deu para conhecer tudo por que andamos um pouco rápido. Se tem um ritmo mais devagar, vale a pena ir mais cedo.

Barcos saindo de Mykonos / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Dentro do blog / Crédito: Alexandre Martins

A passagem de barco de ida e volta Mykonos-Delos custa 20 euros por pessoa. Depois é necessário pagar a taxa de 12 euros para entrar no Museu Arqueológico. Estudante paga meia: 6 euros. Logo na entrada do parque há banheiros, um espaço coberto para descansar e a lojinha do museu.
Os folhetos com informações sobre o Sítio Arqueológico estão somente em grego. Não tem em inglês então, quem preferir fazer uma visita guiada logo na entrada da ilha tinham guias oferecendo tours de 1 hora, em inglês, por 10 euros por pessoa.
Esse é um passeio a poucos minutos de Mykonos que você não deve deixar de fazer. É emocionante!

A revista digital Viagens e Rotas viajou para o casamento e lua de mel na Grécia com apoio da Travel Mobile, que nos cedeu os chips para acesso a internet durante a viagem, Multi Seguro Viagem, que nos assegurou durante a viagem, e em parceria com a assessoria Casamento em Santorini. Só indicamos o que aprovamos!

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!