Grécia: Acrópole de Atenas e o famoso Parthenon

Atenas foi nossa parada final na nossa viagem para a Grécia e, a Acrópole grega, era o local que nós mais queríamos conhecer. Ela continua sendo a principal atração de Atenas e, apesar de a gente ensaiar na nossa cabeça como ela seria, nada é mais espetacular do que a realidade!

Significado de Acrópole (ἀκρόπολις) é cidade. Ou seja, ela nada mais é que o Centro da Atenas antiga construída na parte mais alta da cidade. Ali concentram templos que resistiram ao tempo e a metrópole que foi se formando em volta. E mesmo a gente estando em pleno século 21 e rodeado de modernidade, na Acrópole ainda é possível viver a história e pensar no passado da humanidade.

Crédito: Alexandre Martins

A entrada custou 20 euros (setembro de 2017) e o Alexandre pagou meia entrada 10 euros com a carteirinha de estudante brasileira.  Ela dá entrada em toda a região da acrópole que conta com o Templo de Zeus Olímpico, Ágora Romana, Museu Arqueológico de Kerameikos, Biblioteca de Adriano, Kerameikos e toda ala norte e sul. O metrô mais próximo é a Estação Acropolis e ao chegar nela basta subir por cerca de 10 minutos até a bilheteria de entrada.

Por estar na parte alta, você pode avista-la de diversas partes de Atenas e a noite, ela fica toda iluminada. Segundo relatos, a Acrópole de Atenas começou a ser construía por volta de V a.C. O Parthenon foi construído em homenagem à deusa Atena.

Vista de fora / Crédito: Alexandre Martins

Ao entrar na Acrópole

Estivemos em Atenas no início do Outono e estava muito calor. Como a caminhada dentro da Acrópole é extensa aconselho que separem moedas para comprar água dentro do complexo. Lá dento tem maquininhas que vendem água, mas só aceitam moedas. Como estava muito quente, fora da Acrópoles tinham locais que não tinha mais água disponível para venda. Dica importante: abusem do uso de protetor solar e utilizem roupas leves para a visita.

Teatro de Herodes  (Odeon de Herodes)

Crédito: Alexandre Martins

Uma construção belíssima que só podemos observar de cima. O monumento foi construído no período de dominação do Império Romano e ele se parece muito com o Coliseu, mas em uma proporção bem menor.

Com capacidade para 5 mil expectadores, o teatro tinham bancos escavados no próprio local, o que não parece muito confortável, mas mostra bem a genialidade da construção. Apesar das invasões sofridas na Acrópole ele está bem conservado e atualmente ainda há alguns eventos por lá. O mais legal é que dá para ver o constaste entre o moderno e o antigo.

Teatro de Dionísio

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Dionísio é o Deus do Vinho e tem um teatro todinho dedicado a ele. Na Grécia Antiga o local era palco de peças de teatros, as famosas “tragédias” como eram chamadas.

O majestoso: Parthenon 

Crédito: Ana Elisa Teixeira

O Parthenon estava em reforma, o que nos impossibilitou de chegar muito perto. Porém, o templo mais importante da Acrópole dedicado a Atena.

Essa versão não é a original, sendo que a outra foi destruída durante a invasão dos Persas. Porém, o novo era maior e pode ser usado como prédio do Governo em um período da história. Ele já foi também igreja católica, mesquita, entre outras coisas. É um templo que passou por muitas funções, mas nada substitui ao fato de ser dedicado a Atena.

Crédito: Viagens e Rotas

Crédito: Viagens e Rotas

Crédito: Viagens e Rotas

Crédito: Viagens e Rotas

Apesar de parecer que a estrutura vai desabar, ele está constantemente passando por revitalizações.

Mirante

Crédito: Alexandre Martins

Em frente ao Parthenon tem um pequeno mirante com a bandeira grega. Ideal para ter uma visão 360º graus do templo e outros itens da Acrópole.

Templo Erecton

Crédito: Alexandre Martins

O Erecton é um tempo muito bonito dedicado a Atena e a Poseidon, mas que não tem nada a ver com o original. Ele possui colunas belíssimas em forma de mulheres que foram levadas para o Museu da Acrópole por motivo de conservação. Por outro lado é uma construção belíssima que também vale a apreciação.

Dicas gerais para visitar Acrópole de Atenas

O verão grego é o período mais lotado de visitação e o calor costuma ser insuportável. Como os monumentos não tem sombra e as caminhadas são pesadas, o verão pode não ser a melhor época para fazer esse passeio. Optar pelo outono ou primavera é mais tranquilo.

Crédito: Viagens e Rotas

Nós fomos por volta de 11 horas da manhã e pegamos uma fila de 20 minutos para a compra de ingressos. Estava muito tranquilo lá dentro e pudemos caminhar calmamente. A aglomeração de pessoas eram em locais que dava para fazer selfie. Ficamos mais afastados desses locais.

Disseram que o final da tarde é mais tranquilo para a visita também e é possível conhecer tudo a fundo em 3 horas de caminhada e contemplação.

Onde comprar os ingressos?

Os ingressos para a Acrópole podem ser adquiridos na própria bilheteria pelo valor de 20 euros. Esse valor é variável. Tem épocas que se paga 30 euros e épocas que se paga 10 euros, por exemplo. Estudantes que estudam na Europa não pagam mediante a carteirinha. Utilizamos nossa carteirinha de universidades brasileiras para pagar meia entrada.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Dias que a Acrópole fecha: 1 de janeiro, 25 de março (sexta-feira santa ortodoxa), Domingo de páscoa, 28 de outubro, 25 e 25 de dezembro.

A revista digital Viagens e Rotas viajou para o casamento e lua de mel na Grécia com apoio da Travel Mobile, que nos cedeu os chips para acesso a internet durante a viagem, Multi Seguro Viagem, que nos assegurou durante a viagem, e em parceria com a assessoria Casamento em Santorini. Só indicamos o que aprovamos!

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!