HZB: cerveja artesanal alemã de São Pedro (São Paulo)

Cerveja artesanais estão cada vez mais em alta e, por isso, a ideia de beber cervejas diferentes ficam cada vez mais interessante. Aqui no blog, o Alexandre é o grande apreciador da bebida, enquanto eu sou a apaixonada por vinhos.

Como bebo somente cervejas artesanais, nesta visita a HZB Cervejaria em São Pedro, interior de São Paulo, fiquei muito feliz em saber que a pessoa que toma somente cerveja artesanal também pode ser considerado um amante de cerveja. Xô preconceito, não é? Afinal a gente aqui preza pela qualidade do que ingere. 😉

A Cervejaria Artesanal Halb Zeit Bier, ou somente HZB,  produz suas cervejas de acordo com a Lei de Pureza Alemã datada de 1516 e explicada com muito orgulho pelo simpático proprietário e cervejeiro, Cao. Vale lembrar que São Pedro tem uma água de qualidade o que ajuda ainda mais na produção de uma cerveja diferenciada.

Crédito: Alexandre Martins

Tivemos uma aula de cerveja com o Cao que nos explicou mitos, verdades e muitas curiosidades que nos fizeram sair de lá ainda mais fã da produção artesanal da bebida. Ele é tão criterioso com a cerveja que vende e serve para seus clientes que joga fora todos os litros que tem qualquer tipo de comprometimento.

O que você sabe sobre cerveja?

Cao contou que a cerveja não precisa beber estupidamente gelada, que essa condição, tira um pouco do sabor natural do nosso paladar. A Lei Alemã, na qual a HZB segue a risca, contém somente 4 ingredientes no preparo da cerveja, que são:  Malte de Cevada, Água Pura, Lúpulo e Levedura. Toda a produção é feita ali mesmo em São Paulo e não a nenhum tipo de conservante em sua produção.  No fim é a produção de cervejas totalmente tradicionais!

Explorando as porções e cervejas da HZB

O interessante da HZB Cervejaria  é que se você quiser experimentar um shot de cada uma delas sem custo para provar, é permitido. Visto que você está dentro da fábrica. Assim, fica mais difícil de escolher quais você vai beber durante sua visita.

Você poderá optar pela Tulipa de 300 ml, Pint de 500ml ou a Garrafa de 600 ml. O preço varia de R$8 a R$16,50. O que é ótimo por que dá para experimentar um pouco de tudo com preços acessíveis.

Para acompanhar tem porções que casam perfeitamente com as cervejas. Optamos por um bolinho de carne de porco incrível e seleção de linguiças alemãs.

Crédito: Alexandre Martins

HZB Pilsen – puro malte, leve, refrescante e aromática, estilo rico em buquet, sabor acentuado de malte em equilíbrio com lúpulos nobres.

HZB Red Lager –  blend de puro malte especial, cor avermelhada, refrescante. Aroma e sabor equilibrado de malte caramelizado e lúpulo.  (APROVADA!)

HZB Stout –  puro malte especial, coloração escura, preta, clássica encorpada, forte e aos mesmo tempo macia. Tem doçura inicial de malte caramelizado e um distinto seco tostado. Amargo no acabamento. Aromas de café e cevada são proeminentes. Retrogosto suave de chocolate amargo. (APROVADA COM O BOLINHO DE CARNE!)

HZB Weiss – puro malte, coloração amarelo alaranjado, leve e muito refrescante, com sabor e aroma frutado e diferenciado pelo uso de leveduras especiais.. Final de cravo e lembrança de banana, pouco lupulada e seu colarinho é claro e persistente. (APROVADA COM OS LINGUIÇAS ALEMÃS! FOI A WEISS MAIS LEVE QUE JÁ EXPERIMENTAMOS)

Crédito: Alexandre Martins

HZB IPA –  puro malte, coloração dourada, muito refrescante. Sabor agradável de malte e complexidade de lúpulos nobres inglês, com atitude expressa em forma de aroma e amargor.  (APROVADA!)

HZB Dunkel Weizen –  de trigo maltada, condimentada, frutada, refrescante com sensação de efervescência. Reflete o melhor caráter de leveduras de trigo, combinado com a riqueza de maltes especiais. (APROVADA E PREDILETA!)

HZB Oatmeal Stout –  com maltes de cevada, maltes de trigo e aveia. Encorpada, sabores de café com creme. Lúpulos suaves, com final sedoso devido ao uso de aveia na sua composição.

HZB Bock –  puro malte, escura, de coloração marrom acobreada. Elaborada com blend de maltes especiais, maltosidade complexa e suavidade de lúpulos e leveduras nobres. Colarinho cremoso e persistente. Teor de 7,0% alc.

A HZB conta ainda com um  salão externo com música ao vivo às sextas feiras. Ao chegar lá, procure pelo Cao e mergulhe de cabeça no mundo das cervejas. A gente recomenda!

Cao brinda com a gente! / Crédito: Viagens e Rotas

Serviço

Cervejaria Artesanal Halb Zeit Bier ou HZB Cervejaria Artesanal

 Avenida dos Imigrantes, 647 |  São Pedro | São Paulo

A revista digital e blog Viagens e Rotas viajou para Brotas a convite da Pousada das Nascentes, Brotas Bar, Recanto das Cachoeiras, Adega Casarão e HZB Cervejaria. Só indicamos o que aprovamos!

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!