Turismo de aventura: prática de rafting em Brotas (São Paulo)

O rafting é o ponto alto do turismo de Brotas, interior de São Paulo. A pequena cidade reconhecida nacionalmente como referência em ecoturismo está localizada a 250km da capital. A beleza natural é diferenciada. Composta por rios, cachoeiras, corredeiras, nascentes e propriedades rurais que encantam que a visita.

Fizemos o rafting pela empresa Alaya Brotas, fundada em 1997 por Jean-Claude Razel, alpinista francês de Chamonix e administrador de Empresas, que escolheu seu campo-base em Brotas.

Primeiramente é preciso fazer reserva pelo fato do bote caber um número específico de pessoas. Normalmente 7 pessoas mais o instrutor.  O passeio é realizado somente em dois horários no dia e, tem épocas do ano, que há o rafting noturno em noites de lua cheia.

Crédito: Alaya Turismo

O recomendável é que a pessoa chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência para assinar o contrato, ler as regras de segurança (as atividades são certificadas em Gestão da Segurança pela ISO) e efetuar o pagamento se já não foi feito.

Não sabe nadar? Não tem problema!

O passeio pode ser feito por qualquer pessoa acima de 1,20m. Lá, são colocados coletes, capacetes e o turista passa por uma mini aula de como deve se portar durante todo o trajeto para que o passeio seja emocionante e seguro. Na nossa aventura tivemos a companhia da Betina, uma garotinha de apenas 4 anos de idade. Fez o passeio como todo mundo!

Infraestrutura

A Alaya disponibiliza vestiário  com chuveiros para quem quiser tomar banho depois do rafting. Não são muito grandes, o que acaba favorecendo as pessoas que chegarem primeiro após o passeio.

Há ainda um espaço aonde as instruções básicas são passadas. Como por exemplo, os itens de comando e como é que vamos utilizar o remo do bote.

Crédito: Alaya Turismo

As informações de segurança em caso de queda na água também é passada de forma muito simples.

…o passeio

Os instrutores distribuem os itens de segurança e todos que vão participar da atividade são encaminhados para o ônibus que nos levará até o pesqueiro, há cerca de 10 minutos da sede da Alaya.

Chegando lá há um alongamento. Depois já partimos para um pequeno treinamento de 5 minutos para aprender na prática como remar, como ir para dentro do bote em casos necessários.

Crédito: Alaya Turismo

O passeio é feito no rio Jacaré–Pepira em um percurso de 7km. Como todo passeio de aventura há uma adrenalina e depende de como está a cheia do rio. Caso as pessoas sigam corretamente as instruções não há problemas. Quanto mais tensa a pessoa estiver, menos ela vai aproveitar o passeio. A recomendação é que haja um relaxamento.

Passamos por diversas corredeiras entre as pedras, engolimos muita água e podemos observar também uma paisagem muito bonita dentre o rio. Há muitos pássaros no local e até alguns macaquinhos.

Crédito: Alaya Turismo

Crédito: Alaya Turismo

Crédito: Alaya Turismo

No final do passeio ainda há uma pequena tirolesa que passará acima do Rio. O passeio é permitido para pessoas com menos de 110kg.

Crédito: Alaya Turismo

Crédito: Alaya Turismo

O que levar para fazer o passeio?

  • Tênis pronto para molhar
  • Roupa confortável e leve que possa molhar
  • Uma troca de roupa para depois do passeio
  • Repelente de insetos
  • Protetor solar

No final do passeio, podemos ainda pode levar uma senha para adquirir as fotos tiradas durante todo o passeio. O valor terá que ser verificado durante o passeio.

Serviço

Alaya Brotas

Av. Mário Pinotti, 230 | Centro | Brotas SP
Fone: (14) 3653-5656 | brotas@alaya.com.br

O passeio de rafting foi uma cortesia da Alaya Brotas

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!