Visitamos o Farol Santander: antigo Banespa no Centro de São Paulo

É delicioso fazer um tour pelo Centro antigo de São Paulo. E, o  Farol Santander, conhecido por muito tempo como prédio do Banespa é uma das atrações mais interessantes.

Com entrada na Rua João Brícola, nº 24, uma travessa da Rua São Bento, ao lado de outro edifício muito famoso o Martinelli, a estação mais próxima do metrô para chegar ao Farol é a São Bento, na linha Azul.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

A gente resolveu descer na Estação República e dar um giro pela Barão de Itapetininga passando pelo Teatro Municipal, Galeria do Rock e a Praça das Artes. O que é uma boa pedida também para observar um pouco do que o Centro Antigo de São Paulo tem a oferecer.

A visitação ao Farol Santander custa R$20 a inteira e R$10 a meia-entrada. Esse valor dá direito a visitar o 2º, 3º, 5º, 6º e mirante no 26º andar.

O novo mirante foi criado no 26º andar e conta com o Café Suplicy para quem quer aproveitar o passeio para tomar café no topo da cidade. O mirante tem dois lados, todos protegidos por vidros altos, com uma boa vista do centro de São Paulo.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Começamos o tour pelo 2º andar, aonde é possível conhecer a história do edifício.  Primeiro você entra em um sala que passa um vídeo, muito bem feito e de forma moderna e panorâmica sobre o edifício, depois caminhamos lendo sobre cada pedacinho da história, o que também de certa forma, conta algumas curiosidades da cidade.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Outros andares são dedicados a história do banco e como ele era na época de funcionamento. Com itens ainda preservados da época ou algumas réplicas. Tem inclusive uma sala com as fotos dos presidentes do banco, bem como as salas de reuniões da época.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Alguns andares, contam com exposições itinerantes que fica ficam por certos período no andar.

Estivemos na “Trem das Onze – Uma viagem pelo mundo de Adoniran” que começou em 24 de julho e ficou em cartaz até 30 de dezembro de 2018.

Gostamos muito de cada detalhe da exposição, e dando um destaque para a sala da Garoa, que relembra São Paulo e a eterna Terra da Garoa, com aquela barulhinho de chuva peculiar e cores azuis fazendo jus à cidade.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Garoa / Crédito: Ana Elisa Teixeira

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Para quem curte andar de skate, a pista de Skate idealizada por Bob Burnquist também é uma das atrações do Teatro Santander. Fica no 21º andar do edifício. A hora custa 30 reais, sendo que o limite máximo é de 12 skatistas por vez.  Como não andamos de skate, preferimos não arriscar. Mas, mesmo quem não sabe, há pessoas que ajudam iniciantes. Todo equipamento é fornecido lá dentro.

Para quem adora museus itinerantes e saber um pouco da história, o Farol Santander é passagem obrigatória.

Serviço

Farol Santander

Rua João Brícola, 24 – Centro (Estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Mais informações: farolsantander.com.br
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 20h
Ingressos: site e bilheteria física no local – Bilheteria: das 9h às 19h.

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!