Uma tarde no Horto Florestal de São Paulo

Você conhece o Horto Florestal na Zona Norte de São Paulo? Esse sem dúvida é o meu parque urbano preferido, principalmente pela preservação da fauna e flora dentro da cidade. 

O Horto Florestal foi criado em 1896, pelo naturalista e botânico sueco Alberto Löfgren, inclusive o nome do parque é Parque Alberto Löfgren, mas os moradores o apelidaram carinhosamente de Horto Florestal ou apenas Horto.  Ele tem uma área de 187 hectares, mas apenas 35 são destinados ao uso público. 

Crédito: Gabriela Fidalgo

O que mais encanta no horto é a biodiversidade do parque com uma quantidade de arvores centenárias lindíssimas. Encontra-se lá, eucalipto, pinheiro-do-brejo, pau-brasil, jatobá entre outras. É extremamente comum observar garças, esquilos, bugios e jacus. Tucano então, é uma ave muito comum nessa região da Serra da Cantareira, é muito fácil avistar algum no parque.

A entrada no parque é gratuita e se chegar cedo é possível parar o carro na rua sem precisar deixa-lo no estacionamento.

A gente costuma ir para caminhar, respirar um pouco do ar puro e também fizemos nosso ensaio pré-wedding lá.

Crédito: Gabriela Fidalgo

No Horto os lagos são lindos, tem algumas vitórias-régias, patos, gansos e tartaruguinhas. Por quase todo complexo a bicas d’água potável e também dispõe de banheiros limpos. 

Crédito: Alexandre Martins

Como é um parque bem arborizado, é bem fácil achar uma sombrinha nas alamedas aonde é possível praticar alguma atividade física ou até fazer um piquenique. 

Para lazer tem uma infraestrutura bem legal como play ground para crianças, palco para eventos, quadra poliesportiva, campo de futebol e área para piquenique. Tem também algumas trilhas internas, mas nunca tivemos oportunidade de fazer. 

Crédito: Gabriela Fidalgo

Ainda dentro do Horto tem o: Parque o Museu Florestal Octávio Vecchi, o Palácio de Verão do Governador e a estátua de São João Gualberto, protetor das florestas do Estado de São Paulo. Confessor que nos mais de 20 anos que frequento o parque nunca vi ninguém nesse  Palácio de Verão do Governador. Está sempre fechado, mas é uma construção muito bonita em meio ao parque.

Crédito: Ana Elisa Teixeira
Crédito: Gabriela Fidalgo

O Horto  Florestal está a 12 km do centro da cidade, da Praça da Sé, que é o marco zero da capital. Ele fica a 15 minutos de carro do metrô Tucuruvi.

Serviço

Parque Estadual Alberto Löfgren

Horários de Funcionamento: Diariamente, das 06:00 às 18:00. Entrada Gratuita

Rua do Horto, 931 –  São Paulo | SP

Telefone: (11) 2231-8555 Ramal 2051

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaborados da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!