Buenos Aires (Argentina): explorando o lado histórico a pé

Buenos Aires é uma cidade com bairros muito independentes e com uma “cultura própria” muito peculiar.

Fechamos o tour ¡SOY FANÁTICO!  com a Ondas Buenas que nos possibilitou conhecer a capital portenha com um olhar mais local e menos turístico. Principalmente, pela facilidade de caminhar por bairros como San Telmo, La Boca e Barracas.

Fim do nosso tour em Barracas | Crédito: Ondas Buenas

A intenção nesse post não é falar sobre o roteiro exato do tour, até por que vamos colocar coisas além do roteiro do tour aqui. E, sim dizer que a gente ficou bem impressionado com a qualidade do tour do Ondas Buenas

Quem nos acompanha sabe que a gente não gosta muito desses city tours de vans tradicionais que ficam muito presos ao turístico e esquecem o que realmente importa em uma viagem que é a imersão cultural, principalmente.  

Começamos nosso tour partindo de Recoleta, do hotel Ker Recoleta, via metrô até a região de San Telmo. Fomos a pé até a estação de mesma linha para evitar baldeação, mas por uma questão de comodidade. A Estação do Metrô bem próxima de San Telmo, Independencia (Linha C – Azul), exige uma caminhada de sete quarterões até as ruas Defesa e Chile . 

Caminhada por San Telmo e estátua da Mafalda

San Telmo é um bairro da muito tradicional e considerado boêmio! É nele que vamos encontrar antiquários e os famosos cafés tradicionais argentinos.

Crédito: Alexandre Martins

Aos domingos, o programa preferido para se fazer lá é a Feira de San Telmo com barraquinhas com antiguidades, abriga artistas locais e muitos detalhes artísticos.

Desta vez, fomos sábado por ser um dia mais tranquilo e pra visitar a estátua da Mafalda, personagem do Quino mais amado dos Argentinos. Aos domingos têm fila para sentar ao lado da Mafalda. Nos dias que fomos estava bem tranquilo.

Crédito: Viagens e Rotas

Se você não vier pelo metrô Independencia (Linha C – Azul), você chega entre as ruas Defesa e Chile também a pé a partir da Plaza de Mayo (praça aonde fica a Casa Rosada). Dessa forma você pode ir andando pela Rua Defesa por seis quadras até a estátua da Mafalda. 

Ainda próximo a Mafalda tem cafés, restaurantes e diversas lojas. Compramos nosso doce de leite em uma loja bem próxima e com os atendentes brasileiros. 

Melhor custo-benefício pra comprar doce de leite

Almoço no Mercado de San Telmo 

Depois de visitarmos a estátua da Mafalda seguimos para o Mercado de San Telmo. Pra gente que adora viagem e gastronomia, o mercado é parada obrigatória.

O mercado tem arquitetura italiana, como muitos edifício de Buenos Aires. Foi inaugurado em 1897 com o objetivo principal de abastecer os imigrantes na época.  Em 2000 foi declarado Monumento Histórico Nacional pela Secretaria de Cultura do Governo da Cidade de Buenos Aires.

O mercado reúne lojinhas de antiguidades, discos de vinil, chapéus, artesanato… Enfim, algumas lojinhas bem peculiares. Restaurantes e cafés também são parada pra almoço. A gente aproveitou pra almoçar por lá nas Empanadas do El Hornero.

Crédito: Alexandre Martins
Crédito: Alexandre Martins

Apostamos nas empanadas clássicas por 50 pesos argentinos cada. Aquela cortada a cuchillo. Outras opções são de frango, presunto e queijo e outras delícias de cebola e queijo. Há também opções vegetarianas. Pra acompanhar um bom chope que é muito convidativo.

Crédito: Ana Elisa Teixeira
Crédito: Alexandre Martins

Parque Lezama

Nosso ponto de encontro para fazer o tour do Ondas Buenas foi no Mercado de San Telmo, a partir daí seguimos a pé por toda a região ouvindo boas histórias de Buenos Aires.

O Parque Lezama possui várias esculturas e monumentos, além do Museu Histórico Nacional. No dia que fomos estava tendo uma feirinha de rua bem comum e não turística. Os porteños com seus filhos comendo empanadas, comprando queijos e iguarias e observando artesanatos locais. 

Alguns historiadores acreditam que no local, aonde fica o parque, foi realizada a primeira fundação da Cidade por Pedro de Mendoza em 1536.
O terreno pertenceu a vários proprietários, até que em 1857 foi comprado pelo fazendeiro da Provincia de Salta, Gregorio Lezama, que importou árvores e plantas exóticas para criar jardins privados muito luxuosos. Ainda andando pelo parque vemos indícios da existência desses jardins.

Em frente ao Parque também tem a Igreja Ortodoxa Russa, muito  fácil de localizar pelo seu estilo moscovita e suas cúpulas azuis, obra do arquiteto Alejandro Christophersen. Ela parece muito o castelo do Aladin da Disney.

La Boca e passeio pelo Caminito e Estádio La Bombonera

Saímos de San Telmo e seguimos a pé até Caminito, pouco mais de 15 minutos de caminhada. Apesar das pessoas acharem que La Boca, onde fica o Caminito, é um “bairro pobre de Buenos Aires”, não é verdade. La Boca é o bairro mais antigo e foi porta de entrada por imigrantes na cidade, em razão da sua proximidade com o Porto. Por muitos anos foi considerado moradia da parte pobre de Buenos Aires, pois lá habitavam prostitutas e também imigrantes. Há quem diga que foi em La Boca que surgiu o tango argentino. Porém, atualmente é um bairro comum na capital e é seguro, se for pensar em um bairro comum de uma grande cidade.  

La Boca ainda guarda alguns detalhes bem interessantes da antiga capital argentina e também é lá que fica o estádio do Boca Juniors, do tão adorado Diego Maradona.

Caminito

Caminito é um dos meus locais preferidos em Buenos Aires, principalmente pela arte na rua. Ele é um museu a céu aberto com casas coloridas, aonde muitos artistas locais expõe e vendem suas obras.  Foi construído em 1959, por iniciativa Quinquela Martín. Há um museu dedicado a Martín com entrada gratuita por lá.

Museu com entrada gratuita | Crédito: Ana Elisa Teixeira

Vale reservar algum tempo para caminhar lá, comprar souvenires, apreciar a arte e tirar fotos com dançarinos de tango. Grande parte dos restaurantes na área central de Caminito tem apresentações de tango a céu aberto e gratuitas.

Crédito: Ana Elisa Teixeira
Crédito: Viagens e Rotas

La Bombonera

Para os amantes de futebol, visitar a La Bombonera é uma ótima ideia. O Alexandre que foi, principalmente por assistir a todos os jogos da Libertadores da América e por adorar o futebol argentino. Se perguntar pra ele se prefere Pelé ou Maradona, ela vai responder Maradona mil vezes. 
O estádio é um pouco antigo e não muito conservado como os estádios no Brasil.

La Bombonera tem capacidade para 49.000 torcedores e o formato faz jus ao nome. Tem o formato de uma caixa de bombons por causa do pequeno espaço para a construção. Dá para ver que ele foi construído meio apertado.

Crédito: Viagens e Rotas

A visita ao Museo de La Pasión Boquense é bem interessante para poder conhecer os feitos do Club Atlético Boca Juniors. Há outras opções de visita que deixam entrar no campo e visitar o vestiário do estádio.  Optamos pelo Museo de La Pasión Boquense + Visita Express ao estádio que custa 340 pesos argentinos.

Crédito: Viagens e Rotas

Vale a pena?

Nesse roteiro fizemos praticamente tudo a pé passando pelos bairros de San Telmo e La Boca.  O tour da Ondas Buenas ainda tem parada para sorvete no bairro residencial de Barracas e termina com uma degustação na Cervejaria Quilmes, mas isso é assunto para outro post. 😉

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!

2 comentários

  1. janice

    Post muito interessante e bem explicado, eu e meu marido gostamos muito de viajar e fizemos uma viagem para Curitiba onde também aproveitamos o nosso tempo por la para fazer o tour a pé, conhecemos muitos lugares magníficos incluindo centros históricos, parques e museus, gastando muito pouco e nos divertindo muito.

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu janice

      Oi Janice! Obrigada pelo comentário!
      Espero que faça o roteiro a pé por Buenos Aires também. É uma delícia =)