Dia do Brigadeiro: aprenda receitas além do tradicional

Quem nunca experimentou a felicidade na forma de brigadeiro? Além de ser um dos doces mais famosos e prestigiados pelos brasileiros é também uma excelente forma de se aventurar na cozinha. Amanhã, dia 10/09 é comemorado o Dia do Brigadeiro!

Mas antes de preparar as receitas mais saborosas desse tipo de doce, que tal aprender as dicas de brigadeiro da culinarista da Nestlé, Miriam Chagas e arrasar em todas as receitas?

Como eu sei qual o ponto certo do brigadeiro?

Quando a mistura começar a soltar do fundo da panela é sinal que o brigadeiro chegou no ponto de enrolar. Pode variar de fogão para fogão, mas, em média, é por volta de 10 minutos de cozimento.

Posso congelar os brigadeiros?

Sim. Pode enrolar os brigadeiros colocando-os em um recipiente com tampa hermética ou bem vedado com plástico-filme, e levar ao freezer por até 3 meses. Não esquecer de colocar uma etiqueta de identificação de data. Se não usar o granulado para cobrir os brigadeiros, precisa tomar alguns cuidados importantes: se o brigadeiro for coberto com raspas de chocolate, não deve ser congelado, já que ele vai esbranquiçar; se optar por cobrir com açúcar, o mesmo vai derreter e se desmanchar. Nesses dois casos, guarde-os sem acabamento e sem forminha.

Com quanto tempo antes de antecedência tenho que descongelar meus brigadeiros?

Retirar o recipiente com os brigadeiros congelados com, pelo menos, 30 minutos de antecedência. Mantenha-os coberto com a tampa ou o plástico-filme para que os brigadeiros não “suem” e umedeçam as forminhas.

Como faço um brigadeiro de colher?

Para obter uma textura mais cremosa, além de cozinhar um pouco menos de tempo (cerca de 6 minutos), acrescentar 1 caixinha de Creme de Leite Nestlé no final da preparação.

Por que meu brigadeiro sempre fica “açucarado”?

Para fazer o brigadeiro é importante sempre ficar mexendo para que não grude no fundo da panela, porém, sem necessidade de mexer muito rápido e com força, pois desse modo o brigadeiro certamente irá açucarar.

Pensando na comemoração desse Dia do Brigadeiro, o time de Receitas Nestlé também selecionou as melhores receitas envolvendo este doce que vão além do chocolate tradicional.

Confira algumas receitas!

Brigadeiro de Alpino é a receita ideal para preparar com os amigos no final de semana e rende até 30 unidades. Perfeito para quem é fã desse chocolate para compartilhar com toda a galera.

Receitas Nestlé / Marcelo Resende

INGREDIENTES

1 caixa de Leite Condensado

3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó (dê preferência para o da Nestlé que tem a foto dos dois Frades)

1 colher (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de chocolate granulado

MODO DE PREPARO

1) Em uma panela, coloque o Leite Condensado com o Chocolate em Pó DOIS FRADES e a manteiga.

2) Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos).

3) Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar.

4) Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.

Dica: Símbolo da culinária brasileira, o Brigadeiro tradicional é enrolado e coberto com chocolate granulado.

Brigadeiro de Paçoca é a receita perfeita para os amantes de amendoim e aqueles que gostam de inovar no sabor do brigadeiro tradicional. Seu preparo é rápido e rende até 25 unidades.

Receitas Nestlé / Marcelo Resende

INGREDIENTES

1 caixa ou lata de leite condensado

meia caixinha de creme de leite

1 xícara (chá) de paçoca de amendoim triturada

1 colher (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO

Em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite, meia xícara (chá) de paçoca triturada e a manteiga e misture bem. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos, ou até desgrudar do fundo da panela. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em forma de brigadeiros, passe na paçoca triturada restante e sirva.

Brigadeiro de Torta de Limão agrada tanto os fãs de brigadeiro como de torta de limão!É a receita ideal para aqueles que procuram inovar seja na hora de comemorar aniversários ou em dividir com a galera já que ele rende até 25 unidades.

Receitas Nestlé / Marcelo Resende

INGREDIENTES

1 caixa ou lata de leite condensado

meia lata de creme de leite

suco de 1 limão-siciliano

raspas de 1 limão-siciliano

2 colheres (sopa) de manteiga

1 pacote de Bolacha Passatempo triturado

MODO DE PREPARO

Em uma panela, coloque o leite condensado, creme de leite, o suco e as raspas de limão e a manteiga e misture bem. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos, ou até desgrudar do fundo da panela. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em forma de brigadeiros, passe no Biscoito Passatempo triturado e sirva.

Os Brigadeiros de Goiaba e os Brigadeiros de Churros são as opções para quem busca fugir do brigadeiro tradicional, esses docinhos são diferenciados e agradam todos paladares.

Receitas Nestlé / Iara Venanzi

INGREDIENTES

Brigadeiro Branco (base):

1 lata ou caixinha de leite condensado

1 colher (sopa) de manteiga

Brigadeiro de Churros:

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de manteiga

1 colher (chá) de canela em pó

Brigadeiro com Goiabada:

meia xícara (chá) de goiabada cremosa

1 xícara (chá) de castanhas-do-pará picadas

MODO DE PREPARO

Brigadeiro Branco (base):

Em uma panela misture o Leite condensado e a manteiga, e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos ou até desgrudar do fundo da panela. Reserve.

Brigadeiro de Churros:

Em uma panela derreta o açúcar até formar um caramelo claro. Acrescente a manteiga, desligue o fogo e coloque 1 receita do Brigadeiro Branco reservado e a canela. Misture bem e transfira para um recipiente untado com manteiga para esfriar. Enrole em formato de brigadeiros e passe no açúcar e na canela.

Brigadeiro com Goiabada:

Transfira 1 receita do Brigadeiro Branco reservado para um recipiente untado com manteiga para esfriar. Enrole em formato de brigadeiros, aperte o meio, formando uma cavidade, recheie com a goiabada e feche enrolando novamente. Passe nas castanhas-do-pará picadas para finalizar.

Dica: Se desejar use uma goiabada cascão, ou em pedaço, aquecida com um pouco de água para amolecer e encorpar.
Se desejar, decore com um pouco de goiabada em cima.

Brigadeiro Branco Com Geleia de Maracujá é uma opção para os amantes da fruta, a receita é fácil de preparar e rende até quinze unidades para compartilhar com todos os amigos. Além disso, o azedinho do maracujá faz toda a diferença!

Receitas Nestlé / Marcelo Resende

INGREDIENTES

Geleia de Maracujá:

meia xícara (chá) de suco de maracujá concentrado

3 colheres (sopa) de açúcar

Brigadeiro:

1 caixa ou lata de leite condensado

1 colher (sopa) de manteiga

meia xícara (chá) de coco queimado ralado

MODO DE PREPARO

Geleia de Maracujá:

Em uma panela, misture o suco de maracujá e o açúcar e leve ao fogo médio, por cerca de 10 minutos, até ferver e formar uma geleia. Reserve.

Brigadeiro:

Em uma panela misture o Leite condensado e a manteiga, e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos ou até desgrudar do fundo da panela. Enrole em formato de brigadeiros, passe pelo coco queimado ralado, aperte o meio, formando uma cavidade e recheie com a geleia. Sirva.

Dica: Se desejar, substitua a geleia de maracujá por geleia de abacaxi.

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!