Bar Museu Clube da Esquina: homenageia compositores brasileiros em Belo Horizonte (Minas Gerais)

Você sabia que Belo Horizonte, Minas Gerais, é a capital dos botecos? A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou dados que a cidade tem 28 bares a cada quilômetro quadrado. Sendo assim, como se destacar entre tantos bares?

O belo-horizontino adora um boteco e a cidade conta com alguns interessantes como o caso do Bar do Museu Clube da Esquina no bairro boêmio de Santa Tereza. A história desse bar está relacionada com a sua localização! Ele fica a poucos metros do ponto de encontro de jovens músicos dos anos 60, o chamado Clube da Esquina.

Esquina | Crédito: Viagens e Rotas

A Esquina, famosa no bairro, reunia, principalmente, três nomes da música popular brasileira: Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes. Que revolucionaram a composição de músicas brasileiras com um movimento que projetou a música mineira em âmbito nacional.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

O que foi o Clube da Esquina?

“O Clube da Esquina foi um movimento musical brasileiro surgido na década de 1960 em Belo Horizonte, onde jovens músicos começaram a se reunir. Seu som se fundia com as inovações trazidas pela Bossa Nova a elementos do jazz, do rock – principalmente os Beatles –, música folclórica dos negros mineiros com alguns recursos de música erudita e música hispânica.”

…a proposta do bar

O bar não foi idealizado pela família dos três nomes principais do Clube da Esquina e vale ressaltar que mais de 30 artistas fizeram parte do “clube” em Belo Horizonte. A ideia é resgatar essa cultura belo-horizontina e dar ênfase para excelentes músicos se apresentarem no seu palco e focar em gastronomia de boteco com itens principalmente mineiros ou com alguma ligação afetiva com o Clube da Esquina.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Outra boa curiosidade é que com exceção de Milton Nascimento, todos os integrantes que fizeram para do Clube da Esquina já estiveram na casa e inclusive se cantaram alguma música no palco do bar. As apresentações no bar acontecem de terça-feira a sábado e conta com fila de espera sempre.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

Para a gente que não é muito chegado a bares com música ao vivo, nos surpreendemos com a qualidade das apresentações que ouvimos no Clube da Esquina.

Gastronomia e estilo

O bar tem um estilo bem descontraído com mesas bem próximas aos palco para sentir uma receptividade mais calorosa. O local é ideal para quem quer ouvir boa música e vivenciar um período da história da música brasileira. Toda a decoração é feita com itens que têm ligação com o grupo musical. Fotografias, capas de discos, cartas… Nós destacamos uma foto do Milton Nascimento com a Elis Regina no auge da carreira. São artefatos que por si só contam a história do Clube que acontece naquela esquina.

O cardápio foi pensado com carinho para homenagear as canções dos integrantes do Clube da Esquina. Alguns petiscos fazem referência ao Milton Nascimento. Uma das músicas famosas que fazem alusão ao estado mineiro, “Trem Azul”, fica como o nome do prato de filé mignon ao molho de gorgonzola. Nossa pedida foi um pouco mais regional. Optamos pela A La Brant bolinhos de feijoada do chef (6 unidades) recheados com couve, bacon crocante e pimenta biquinho acompanhados de torresmo, fatias de laranja, molho de pimenta forte. Acompanha dose de cachaça.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas
Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

Outro petisco famoso e que sai bastante na casa é o A La Bituca pastel de angú, carne, frango ou misto. Para acompanhar uma cerveja artesanal Loba produzida no interior de Minas Gerais.

Para quem está em Belo Horizonte e quer ir em um dos milhares de botecos que existem na cidade, mas com uma pegada mais significativa, vale a pena explorar Santa Tereza e dar um pulo no Bar Museu Clube da Esquina. Além da boa comida de boteco mineira, ainda é possível apreciar artísticas democráticos e com um estilo de música muito boa de se ouvir.

Serviço

Bar Museu Clube da Esquina

Rua Paraisópolis, 738 | Santa Tereza | Belo Horizonte | Minas Gerais Telefones: (31) 2512-5050 | (31) 9 9688-0558

Valor da entrada custa a partir de R$15. Vale ver com antecedência a programação no site.

O blog Viagens e Rotas esteve no bar a convite do Bar Museu Clube da Esquina. Só indicamos o que aprovamos!

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!