Embaixador da BlaBlarCar: dicas úteis para usar a comunidade de condutores e viajantes

Temos um post antigo falando como é compartilhar uma viagem usando a BlaBlacar. A empresa francesa funciona como uma comunidade de condutores e viajantes que compartilham as suas viagens de carro. O objetivo é simples: reduzir despesas de ambos os lados!

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Usamos o aplicativo com frequência desde seu lançamento no Brasil em 2016. Nossos dois perfis ativos contam com mais de 50 avaliações juntas. Fazemos desde viagens curtas de 1 hora até mais longas como o trajeto São Paulo-Florianópolis.

Com o uso frequente, vamos compartilhar algumas observações para ajudar o viajante a optar pelo uso da comunidade.

Quando você é passageiro

O bom senso é muito importante quando se opta por ser um passageiro da comunidade BlaBlaCar. O passageiro tem a vantagem de pagar um valor menor do que uma passagem convencional, ir no conforto do carro, não ter nenhum gasto com a manutenção do carro e, ainda, ter um ganho de tempo visto que a locomoção via carro é mais rápida do que de ônibus comum.

Nesse contexto é mais do que adequado que o passageiro vá até o local combinado pelo motorista para iniciar a carona. É extremamente deselegante pedir para o motorista desviar da rota para pega-lo em um ponto sendo que o maior beneficiado da carona é você.

Quando você é condutor

Seu objetivo não é ficar rico utilizando a BlaBlaCar e por isso é importante ser condizente com o valor que cobra da carona. Nesse caso você pode exigir o ponto de partida e o ponto de parada do seu trajeto, visto que quem tem que ir até você é o passageiro.

Use o bom senso e deixe o banco de trás somente com 2 vagas ocupadas. É extremamente deselegante colocar uma terceira pessoa no espaço do meio para ganhar um troco a mais. Fora que você deixa o passageiro em uma situação desconfortável.

Todas nossas viagens de carros contamos com a tag da Veloe*, empresa de pagamento automático para pedágios e estacionamentos, que conta com 12 mensalidades grátis sem fidelidade.

Dicas gerais de uso da BlaBlaCar

  • Escolha motoristas experientes e com avaliações positivas no perfil;
  • Não viaje de carona quando tiver data e horário apertado para estar em algum lugar. Cancelamentos podem acontecer!
  • Pesquise se o valor da passagem de ônibus está mais caro ou mais barato que a BlaBlaCar. Opte pelo valor mais em conta!
  • Etiquete sua bagagem ao deixar sua mala no porta-malas. Afinal, você não sabe o que o motorista tem dentro da mala dele;
  • Sempre que solicitar uma carona entre em contato pelas “mensagens” da BlaBlaCar para já combinar sua carona; Nesse caso é ideal que o passageiro que reservou tome essa iniciativa!

A empresa conta com um site oficial, além de aplicativos para Android e iOS nos quais, tanto o condutor, quanto o passageiro podem inscrever seus perfis para utilizarem o serviço. Opta pelo site pode ser uma boa, pois o aplicativo apresenta algumas falhas.

*As viagens que fazemos de carro têm parceria com a Veloe, empresa de pagamento automático para pedágios e estacionamentos Só indicamos o que aprovamos!

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!