Enoturismo: como levar vinhos na bagagem no avião

Você compra souveniers quando viaja? A gente nem sempre compra, mas vinhos estão sempre na nossa bagagem. Com isso fica a dúvida! Como levar vinhos no avião? Nós tivemos essa dúvida tanto na viagem que fizemos a Buenos Aires quanto para o Uruguai e cada pessoa falava ou orientava de uma forma. Por isso, resolvemos fazer esse post para acabar com esse problema.

Vinhos despachados | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

O importante é saber que não importa aonde você esteja, as regras para levar vinhos na bagagem no avião são as mesmas!

Quantos vinhos posso trazer na bagagem em voos internacionais?

O volume total de bebida alcoólica (não só vinhos) que nós brasileiros podemos trazer de uma viagem ao exterior são 12 litros ou 16 garrafas de 750ml da bebida por adulto. Tem também que ser no máximo 70% de teor alcoólico.

Se optar pela mala de mão, na Argentina, Chile e Uruguai permitem até 5 litros de vinho por pessoa.

Vinho branco da Campotinto em Carmelo, Uruguai | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Quantos vinhos posso trazer na bagagem em voos nacionais?

Em voos nacionais no Brasil podemos levar na bagagem de mão 5 litros de bebidas com até 70% de álcool. Já no caso de despache da bagagem, não há limite, apenas levando em consideração de respeitar o peso máximo da bagagem que costuma ser de 23kg.

Proteja as garrafas na bagagem

Vai colocar os vinhos dentro da mala de roupas? Plástico bolha pode ser uma opção mais fácil, mas outra opção interessante é uma “jet bag”. A “jet bag” uma bolsa plástica com uma esponja sob o revestimento que evita acidentes. Por exemplo, caso uma garrafa quebre, o líquido não manchará suas roupas. Se quiser proteger ainda mais a bagagem, tente revestir a mala no aeroporto com aqueles plásticos específicos.

Embalagem da Bodega Bouza | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Caso opte por despachar somente os vinhos, vale coloca-los em caixas também revestidos com plástico bolha. Na hora do despache, avisar a companhia aérea que trata-se de uma caixa com itens frágeis.

Agora é só comprar muitos vinhos e trazer para o Brasil!

Esse conteúdo foi produzido após a viagem do blog Viagens e Rotas para Montevidéu, Canelones e Carmelo, no Uruguai,  a convite da Associação Los Caminos Del Vino. Na viagem passamos pelas vinícolas: Bodega Bouza, Antigua Bodega, Marichal Wines, Artesana Winery, De Lucca Wines, Bodega Família Deicas, Campotinto, Narbona Winelodge, Bodega Casa Chic e Bodega H. Stagnari. Na ocasião levamos 7 vinhos pra casa! Só indicamos o que aprovamos!

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!

4 comentários

  1. Ola, boa tarde!

    Fiquei com a mesma subida do Diogo!

    Não identifiquei o seu post onde vc fala sobre envio de vinho na bagagem de mão em voos internacionais! Vi que vc falou de vinho na bagagem de mão em voos nacionais! Gostaria de saber se é permitido trazer vinhos do Uruguai para o Brasil em bagagem de mão!?! Desde já agradeço

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Thais pires

      Oi, Thais, tudo bem?
      Argentina, Chile e Uruguai permitem até 5 litros de vinho por pessoa se for levar na cabine.

  2. Diogo Silva

    Olá!
    Você saberia dizer se pode trazer vinhos na bagagem de mão em voos do Uruguai ao Brasil? Da Argentina eu sei que é permitido, mas quanto ao Uruguai não achei informação nenhuma na internet.
    Grato de antemão!

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Diogo Silva

      Olá, Diogo, esse post que leu é referente a nossa viagem para o Uruguai com foco em enoturismo. Pode seguir os passos do post pra fazer sua viagem e trazer seus deliciosos vinhos. 🙂

      Obrigada pelo comentário