Enoturismo: como provar ou degustar vinhos?

Tomo vinho desde meus 18 anos e é a minha bebida preferida para qualquer tipo de ocasião. Fazer viagens que envolvam enoturismo é essencial para nós e isso também contempla o ato de saber “degustar vinhos”.

Vinho branco da Campotinto em Carmelo, Uruguai | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Você tem ideia de como fazer isso de uma forma que te traga algum aprendizado sobre a bebida? Vamos dar algumas dicas praticadas por sommeliers, mas que podem ser colocadas no nosso dia a dia com nossos vinhos.

Confira as etapas básicas:

1- Observe

Ao colocar um vinho em sua taça e, após deixa-lo descansar por um tempinho, comece com a inspeção visual do vinho. Observe sua cor, iluminação, opacidade. Tente achar apenas olhando o vinho o que ele pode ter de interessante.

Família Fardo / Crédito: Alexandre Martins

2- Cheire

Não tem problema algum colocar o nariz dentro da taça e cheirar de forma que consiga identificar os aromas pelo olfato. Tente observar se o cheiro te lembrar algo familiar. Tem três etapas comuns quando falamos de vinho:

  • Aromas primários: é possível a princípio perceber pelo olfato os derivados da uva que incluem muitas vezes notas florais.
  • Aromas secundários: assim como na degustação de cerveja, essa segunda percepção trará aromas mais comuns derivados de leveduras. Em vinhos brancos e rosés podem ser mais fáceis de identificar.
  • Aromas terciários: provêm do envelhecimento, geralmente em garrafa ou possivelmente em carvalho. Café, pimenta, noz, frutos secos, madeira. É muito comum sentir de forma mais clara quando há madeira e tabaco.

3- Leve o vinho a boca

Coloque o vinho a boca e faça um pequeno bochecho rápido. Engula o líquido e comece a avaliar sua estrutura de sabor. Depois disso, dê outro gole normalmente e tente juntar a percepção olfativa com a gustativa. Sinta a textura e a duração que o gosto fica na boca.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Como melhorar o processo de degustação a cada vinho tomado?

Aprenda a girar a taça em todos os momentos que for levar o vinho a boca!

Girar a taça não é um ato de riqueza e, sim, uma necessidade de aumentar o número de compostos aromáticos liberados no ar. Temos que lembrar que o vinho ficou muito tempo armazenado e ao entrar em contato com o ar, um novo processo se inicia. Ao girar a taça, os sabores ficarão mais evidentes. 

Opte por degustar mais de um vinho na mesma ocasião, para encontrar novos sabores

Pegue dois tipos de vinhos diferentes e tente experimenta-los na mesma ocasião, apenas limpando o paladar entre um e outo. Dê gole maior de vinho primeiro e siga com vários goles menores, para que o sabor fique mais evidente.  

Se atente ao seus prediletos

É muito comum uma pessoa falar que prefere um Cabernet Sauvignon a um Merlot. Ou vice-versa.

A preferência deve ser levada em consideração na hora de escolher um vinho. Muitos têm características parecidas quando se trata da mesma uva. Se estiver acostumado com o mesmo tipo de uva, tente provar vários vinhos diferentes desse mesmo tipo e fazer a comparação.

Quer dicas de Enoturismo? Aqui no blog você encontra as melhores dicas!

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!