Como escolher uma batedeira planetária para fazer pães?

A gente rodou diversos canais do YouTube, blogues e matérias jornalísticas de gastronomia a procura de um comparativo entre batedeiras ideais para fazer pães. Acontece que não achamos nada 100% eficaz e que não gerasse dúvidas…

A maioria dos testes eram feitos com claras em neve… Para quem quer fazer pães mais elaborados como um brioche, por exemplo, não consegue ter ideia se a batedeira que faz uma excelente clara em neve, sova bem uma massa para pão brioche por que são coisas totalmente diferentes.

Depois de pesquisas separamos o que considerar na hora de escolher uma batedeira para bater massas de pães. Se seguir esse passos e tiver dinheiro para investir não têm erro:

  • Não opte por uma batedeira frágil
  • A batedeira tem que ser planetária — que faz rotação e translação e o bowl é fixo
  • A batedeira tem que necessariamente ter gancho ideal para massas pesadas que consistem em pães e pizzas
  • Avalie a capacidade e observe o quanto ela aguenta. Modelos não profissionais suportam até 1kg de massa
  • Opte por alguma que é de inox por ser mais durável e fácil de lavar

O Paladar do Estadão testou 11 batedeiras e fizeram um ranking de melhores. Porém, não focados especificamente na produção de pães.

Quanto as nossas pesquisas, nós tivemos alguns feedbacks reais sobre algumas batedeiras ao conversar com amigos que já usam. A Planetária Kitchenaid Stand Mixer Artisan Empire Red faz com excelência pães mais difíceis contanto que não passe de 1kg.

Tivemos um feedback também sobre a Batedeira Planetária Oster OBAT610 750W. A velocidade 1 dela é muito mais rápida do que o normal e normalmente a farinha sai pra fora. O gancho também não aguenta 500gr de farinha para uma receita de brioche. Ou seja, não é ideal para pães mais elaborados.

Depois de pesquisar bem, a batedeira que atende melhor com a relação custo-benefício seria a Cadence Orbit Colors BAT504. O bowl tem só 3 litros o que pode ser um problema se for fazer uma quantidade maior, mas vimos esse review no Youtube que, apesar do apresentador do vídeo ter feito a massa de maneira toda errada, mesmo assim, ela suportou 1kg.

Claro que adoraríamos ter uma Kenwood ou uma Kitchenaid, mas pelo valor que elas custam, ainda não está acessível para o nosso bolso. 🙁

Veja o ranking do Paladar do Estadão quando falam em escolha de batedeira geral para diversas receitas, além de pães:

  1. Planetária Kenwood kMix 5L 500W Vermelha Vermillion Red KMX50RD
  2. Planetária Kitchenaid Stand Mixer Artisan Empire Red
  3. Mix Pro Tramontina by Breville
  4. Planetária Arno Deluxe Inox SX8308B1
  5. PLAN1000V Batedeira Planetária Black & Decker 3L Vermelha metálica
  6. Cadence Orbit Colors BAT504
  7. Planetária PHP500 Turbo
  8. Semp Masterpiece BA8015PR
  9. Planetária Lenoxx Inox 500 Premium
  10. Batedeira de Alta Performance Hamilton Beach 63233BZ
  11. Planetária Oster Perform Inox

O Paladar do Estadão montou o que seria uma batedeira ideal com as características observadas nos aparelhos testados por eles.

Acontece que essa batedeira ideal não existe. Mas, seria um lindo sonho. Confira:

  1. Design e batedor de claras, da KitchenAid;
  2. Estabilidade, silêncio, batedor extra com silicone e função girar e parar para adicionar ingredientes, da Kenwood;
  3. Protetor de bowl com isolamento, como o da Kenwood, o da Oster e o da Black and Decker;
  4. Cronômetro, da Tramontina/Breville;
  5. Bowl de inox com duas alças, da Oster;
  6. Compartimento para guardar o fio, da Arno;
  7. Ventosas da Oster, da Lenoxx e da Black +Decker, que dançaram mas não andaram;
  8. Legenda de funções para cada utensílio e cada tipo de massa, como Tramontina/Breville, Black and Decker e Lennox;
  9. Preço da Lenoxx, R$ 320,39, a mais barata da prova.

Compre na Amazon os itens de cozinha.

Ajude na monetização do blog e não pague nada a mais por isso.

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Compra online

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!

4 comentários

  1. Nunca a Kitchenaid é a melhor batedeira!!!! Vejo isto na maioria das publicações sobre o assunto. Tenho uma Artesan há 1 ano, usei aproximadamente 10 vezes para pães. Com menos de 5 min de uso o motor esquenta e com 10 minutos estraga. A minha está na assistência técnica por quebrar uma engrenagem ao fazer uma massa de pizza. Com o valor do conserto compraria uma Oster. Sem contar o preço, que há 1 ano custou 999,00 e hoje com 2 mil, não compra mais.

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Aparecida

      Oi, Aparecida. No artigo não diz em momento algum que a KitchenAid é a melhor batedeira para tudo. Apenas levando em consideração as questões gerais, ela fica em 2º lugar no ranking.

      Cada marca tem uma funcionalidade melhor para algo específico. É bom sempre escolher pensando no que te atende melhor. Se você usar com frequência para fazer pão brioche, por exemplo, uma marca ou outra poderá te atender melhor. Infelizmente a batedeira perfeita ainda não existe e talvez nunca exista.

  2. Cada batedeira mais linda do que a outra. Gratidão pelo artigo pessoal!

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Blog Confeitaria Em Casa Lucrativa

      Obrigada. Esperamos que seja útil