Grãos do Monte: jantar no bistrô francês no Centro de Monte Sião (Minas Gerais)

Onde comer em Monte Sião?

Nossa primeira viagem durante a pandemia, foi até Monte Sião. Até segunda ordem, caso a gente resolva dar uma escapada de casa, será próximo e de uma maneira que possamos viajar de carro.  A cidade de Monte Sião fica a 160 Km de São Paulo e apenas a 90 km de Campinas.

Fomos à cidade para se hospedar no Vivas Hotel & Casa e eles nos convidaram para jantar no bistrô, cafeteria e empório, Grãos do Monte.

Já imaginou um restaurante com chef formada pelo Le Cordon Bleu na cidade? Pois é. Ele existe e é o Grãos do Monte.

Pensem num restaurante com atendimento impecável. Tivemos praticamente uma aula sobre os processos escolhidos pelo restaurante com o Isaac que nos atendeu logo no início da experiência gastronômica.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Em tempos de pandemia e levando em consideração que foi nosso primeiro jantar fora, ainda estávamos perdidos com as medidas de segurança tomadas. A noite o Grãos do Monte funciona somente mediante reserva e tomam os cuidados com os protocolos adequados de saúde. Todos os funcionários de máscara e tivemos uma distância considerável entre uma mesa e outra. Claro que também com ocupação bem menor do que o habitual.

Achamos o cardápio extremamente variado e com preços muito justos, levando em consideração o nível do restaurante em uma cidade turística como Monte Sião.

Pedimos de entrada um Carpaccio de Carne bem leve e com torradas para acompanhar. Muito bem servido para duas pessoas e com um preço justíssimo.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Também optamos por 2 empanadas argentinas, uma de carne suave e outra carne picante, que vendem por unidade e com uma massa bem leve e saborosa. Claro que nada comparada as empanadas de Buenos Aires, mas muito melhor que muitas empanadas que já comemos em São Paulo.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas
Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

O cardápio pode variar com alguns pratos, pois dependem da disponibilidade de itens frescos da época. O restaurante trabalha com tudo fresco e preza por esse detalhe de maneira real. Esse é o tipo de conduta em bistrôs que a gente costuma valorizar bastante.

De prato principal seguimos duas sugestões da casa: Truta com risoto de cogumelos selvagens e Ravioli verde ao funghi. Dois pratos bem diferentes entre si, mas extremamente saborosos e com personalidade.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

O ponto alto é que ambos eram pratos individuais muito bem servidos. Mesmo se não optássemos pelas entradas, os pratos principais poderiam ser suficientes para o jantar. Tudo saboroso, fresco e extremamente aromático. Gostamos muito!

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

De sobremesa, pedimos uma das mais requisitadas: Empanada argentina de doce de leite acompanhado de sorvete de creme. O doce de leite é da marca Rooca de Pouso Alegre, cidade próxima a Monte Sião. Eles prezam muito por produtos regionais.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

Ainda trabalham com algumas cervejas especiais, como uma marca de Monte Verde, também no Sul de Minas Gerais e com uma carta de vinhos ampla. Os vinhos achamos um pouco caros pela variedade, o que acaba tornando pouco acessível. Mas, as escolhas dos rótulos bem interessantes.

O Grãos de Monte é uma excelente oportunidade gastronômica para quem visita Monte Sião. Não só pela qualidade, preço, mas também pela facilidade de ter acesso a uma gastronomia diferenciada em uma pequena cidade turística. Com um atendimento extremamente agradável. Recomendamos!

Como chegar em Monte Sião?

Indo de carro de São Paulo para Monte Sião são exatos 160 km. A melhor rota é via Rodovia Fernão Dias (BR-381) até Bragança Paulista, depois siga pela local BR-146 passando por Socorro, Lindóia, Águas de Lindóia e depois Monte Sião.

Serviço

Cafeteria, empório e bistrô Grãos do Monte
Avenida Pres. Getúlio Vargas, 317, Centro | Monte Sião | Minas Gerais

Neste período de pandemia é necessário fazer reserva pelo telefone (35) 99190-2058.

O blog Viagens e Rotas ficou hospedado no Vivas Hotel & Casa a convite do hotel e o jantar no restaurante foi uma cortesia do Vivas Hotel. Só indicamos o que aprovamos!

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Compra online

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!