Enoturismo no Sul de Minas: Passeio na vinícola Videiras de Monte Sião

Adoramos explorar o turismo rural de pequenas cidades. Principalmente quando é pouco conhecido. Quando estivemos em Monte Sião, sul de Minas Gerais, a 160 km de São Paulo e apenas a 90 km de Campinas, estávamos achando que íamos explorar somente o circuito da malhas e tricô e ficar relaxando no hotel Vivas Hotel & Casa.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

Porém, descobrimos um roteiro na área rural da cidade bem legal para explorar. Ainda mais em época de pandemia e da necessidade de evitar locais com pessoas. Desta vez resolvemos fazer um dos nossos passeios prediletos: visitar vinícolas.

A vinícola Videiras de Monte Sião é de propriedade do Sr. Luiz Giarolla que com 1.500 de uvas rosadas produz 2 mil garrafas de vinho em seu sítio.

É claro que é uma vinícola simples mais focada em vinhos de mesa, até por se tratar da região do Sul de Minas Gerais. Mas, o mais interessante é conhecer a história por trás das vinhas.

A vinícola atua desde 1923, é familiar e já está na 4ª geração. Há exatos 5 anos o Luiz saiu de São Paulo para morar na zona rural de Monte Sião e retomar o processo de produção de vinhos que teve algumas paradas ao longo dos anos.

Quando a gente chega lá para o passeio, a recepção é bem familiar e calorosa. Ele conta sua história e seu amor pelas uvas e vinhos e nos deixa bastante a vontade ao explicar sobre a produção feita de forma muito artesanal. Desde os anos 2000 ele faz testes para a produção dos vinhos, sendo que já chegou a produzir até vinhos da uva Syrah que hoje não tem mais no vinhedo.

As uvas tinta, niagara rosa e branca Bordeaux são trazidas do Rio Grande do Sul para serem plantadas e testadas no solo de Monte Sião.

Como a visitação ainda não é uma atração turística da cidade ela funciona de maneira mais intimidas. Ele abre de quinta a domingo até às 16h.

E a visita não é cobrada, a ideia é comercializar os produtos vendidos em seu vinhedo. Ele vende além dos vinhos de produção própria, cachaças artesanais, geléias artesanais e o suco de uva. O suco de uva produzido na Videiras de Monte Sião foi o MELHOR que já experimentamos. Vale muito a pena a visita.

Onde fica a Videiras de Monte Sião?

A vinícola fica no bairro da Guardinha quase no bairro da Lago Dourada. Importante pegar a Estrada da Batinga e seguir placas que indicam a Videiras de Monte Sião. A entrada fica do lado direito da Estrada de terra.

Como chegar em Monte Sião?

Indo de carro de São Paulo para Monte Sião são exatos 160 km. A melhor rota é via Rodovia Fernão Dias (BR-381) até Bragança Paulista, depois siga pela local BR-146 passando por Socorro, Lindóia, Águas de Lindóia e depois Monte Sião.

O blog Viagens e Rotas ficou hospedado no Vivas Hotel & Casa a convite do hotel. Só indicamos o que aprovamos!

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Compra online

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!