6 dicas para fazer da sua casa um local ideal na Airbnb

A Airbnb veio para facilitar a hospedagem dos viajantes que querem ter uma experiência diferenciada!

Para quem não conhece, a Airbnb consiste em se hospedar na casa de estranhos quando for viajar, seja alugando somente o quarto, o apartamento ou casa inteira.

Ao entrar no site da Airbnb é possível ver tipos de hospedagens incríveis desde estilos futuristas até mais locais em todo o mundo. No Brasil, as capitais e o litoral tomam conta das opções e há muita coisa por preços convidativos que irá fazer da sua viagem uma experiência inesquecível.

Além de utilizar o serviço, já pensou em transformar sua linda residência em uma opção para receber viajantes? Você pode colocar tanto a casa inteira, quanto um único cômodo que esteja sobrando para alugá-lo.

1 – Utilize três palavras mágicas: conforto, qualidade e bem estar

Existem alguns itens que são primordiais para uma hospedagem digna, mas como trata-se da sua residência tem alguns itens que realmente não podem faltar caso queira hospedar alguém. São eles: cama confortável, lençóis e toalhas limpas e de boa qualidade, chuveiro com uma ducha boa e quente e internet wi-fi disponível.

A organização também é um item importante uma vez que é bom tudo estar no lugar para que o hóspede tenha  conforto e se sinta em um ambiente limpo.

Nos quartos é legal ter uma escrivaninha – que pode ser utilizada como mesa de trabalho, relógio ou despertador a vista, espelho e um armário ou prateleiras disponíveis para uso.

Suíte em Salvador / Crédito: Site da Airbnb

Suíte em Salvador / Crédito: Site da Airbnb

2 – Seja criativo na casa ou no quarto

A primeira impressão é a que fica, então é legal deixar uma decoração diferente na casa. Você pode optar por algo mais clean ou mais descolado. Pense em um ambiente agradável que você gostaria de ficar e projete a ideia para deixar sua casa linda e aconchegante.

Se for disponibilizar só o quarto, é legal que seja uma suíte para que o hóspede tenha maior privacidade quando for utilizar o banheiro.

Apartamento em São Paulo / Crédito: Site Airbnb

Apartamento em São Paulo / Crédito: Site Airbnb

3- Aposte em móveis e itens novos

Deixe sua residência o mais moderna ou nova possível. Você tem um estilo vintage? Muito legal, porém vintage é diferente de “velharia”.

O hóspede provavelmente vai se incomodar em assistir televisão em uma TV analógica tipo tubo, ou até mesmo utilizar um fogão que não acenda no automático.

Aposte em camas, sofás, equipamentos de cozinha e banheiros novos e, se não tão novos, em bom estado de uso.

Apartamento em Copacabana / Crédito: Site Airbnb

Apartamento em Copacabana / Crédito: Site Airbnb

4 –Defina suas expectativas quanto ao viajante

Verifique se o seu hóspede se trata de um executivo que está na cidade a negócios, um casal que procura uma estadia romântica ou um grupo de amigos que procuram agito.

Filtre esse público de acordo com suas expectativas para que seja uma experiência boa tanto para ele quanto para você.

5- Seja claro com relação as regras da casa

Se a casa não permite fumantes, é bom já avisar desde o início. O mesmo vale para horário de não perturbe, som alto e com relação a conservação dos seus objetos. Uma dica é deixar um papel impresso na geladeira ou na escrivaninha com essas regras para que o hóspede se sinta mais a vontade.

Apartamento no bairro da Vila Madalena em São Paulo / Crédito: Site Airbnb

Apartamento no bairro da Vila Madalena em São Paulo / Crédito: Site Airbnb

6- Evite deixar objetos muito pessoais espalhados pela casa

Como a ideia do Airbnb é que o viajante se sinta em casa, você como anfitrião terá que abrir mão de alguns itens na decoração que possam mostrar demais as suas ideologias.

Isso inclui itens religiosos – até por que você não sabe qual é a religião do seu hóspede – bandeiras, troféus e outros itens relacionado a times de futebol, basquete, beisebol ou qualquer outro esporte.

Itens de cunho político e até fotos de família espalhadas pela casa não são bem vistos. Deixe que sua residência seja um ambiente neutro.

Suíte em Copacabana / Crédito: Site Airbnb

Suíte em Copacabana / Crédito: Site Airbnb

Vantagens de receber um viajante pelo Airbnb

  • Ganhar dinheiro.
  • Conheces novas pessoas e culturas.
  • Você irá manter sua casa sempre limpa e organizada para receber o novo hóspede.

Vantagens em ser um viajante e optar pela Airbnb

  • Conhecer e descobrir lugares e pessoas.
  • Economizar dinheiro já que não optará por uma hospedagem convencional.
  • Viver o lado do morador e não de um turista.

Como anuncio meu apartamento?

É fácil, basta entrar no site da Airbnb, se cadastrar e clicar no botão Torna-se um anfitrião. Lá você decidirá quanto tempo quer que seja a estadia do viajante, o tipo de casa (apartamento, casa, pousada, trailler, barco, dormitório, cabana, casa na árvore, tenda, entre outras), definir o tipo de acomodação que é Casa/Apartamento inteiro, Quarto inteiro ou Quarto compartilhado, definir número de pessoas e a cidade.

É importante ressaltar que é você quem aprova quem pode ou não ficar na sua casa. Tudo muito seguro e prático.

Já teve essa experiência? Conte para a gente nos comentários abaixo!

O portal e revista digital Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Pesquisa passagem aérea barata

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Utilizamos algumas fotos do site da Airbnb você pode ver os apartamentos e suítes das fotos aqui. Opções em Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ): opção 1 e opção 2 e São Paulo (SP): opção 1 e opção 2.

Deixe seu comentário!