Renault Kwid: como é o carro após 50.000km rodados?

Sabemos que optar pela compra de um carro 0km não está fácil. Ainda mais se o orçamento atual não é alto. Há 10 anos era possível encontrar um bom carro Zero Km, dos populares, seja Ford Fiesta, Fiat Palio ou Ford Ka, por até R$35 mil completos.

Hoje não é possível comprar um carro completo por menos de R$40 mil. Alguns por R$35 mil não tem nem direção hidráulica, quiçá elétrica, o que nos deixa com poucas opções.

Optamos por comprar o Renault Kwid Intense ano passado e quem acompanhou nossa primeira viagem nele, pode ler sobre as vantagens aqui.  

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Hoje nosso carro está com mais de 50.000km rodados, um dos únicos com essa quilometragem na nossa concessionária, visto que é um carro novo,  e que ainda não sabemos os problemas reais que ele pode apresentar. 

Nos primeiros meses, percebemos que era um carro fraco, mas estava cumprindo sua função para viagens, sendo super econômico, fazendo 15,5km por litro com gasolina!

No primeiro mês já notamos que o volante fica constantemente torto e em todas as revisões que fazemos, pedimos para arrumar esse detalhe e ele volta a ficar torto em menos de 2 dias de uso.

Temos o hábito de levar o carro na concessionária em todas as quilometragens recomendadas, mas o atendimento da Renault deixa a desejar, mesmo você sendo um cliente de um carro modelo novo no mercado e que utiliza os serviços da concessionária sempre.  Eles nunca tem agenda hábil, tratam as reclamações com certo descaso e o carro parece que sempre volta com um novo problema a cada revisão.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

O Renault Kwid não é a melhor escolha para quem viaja com frequência ou para quem usa o carro em demasia. (Apesar do carro servir para essa finalidade…). Mas, é o carro que cabia nosso orçamento e estamos fazendo bom uso.

…e o carro é bom na estrada?

A estabilidade do Renault Kwid deixa a desejar em velocidade, não só por ser um carro extremamente estreito e alto, mas o projeto dos sistemas de suspensão e direção são complicados. A falta de autoalinhamento do volante é constante seja no tráfego urbano ou na estrada e quando estamos acima de 100 km/h, ele balança tanto que parece uma batedeira sobre rodas. Os ruídos também não são agradáveis durante a viagem, devido ao seu motor de 3 cilindros.

Tivemos uma pequena colisão frontal que destruiu o para-choque dianteiro por completo, assim nós percebemos que as peças do carro não são de melhor qualidade e ainda sim, são caras, por se tratar de um modelo novo e difícil de encontrar em qualquer autopeças de esquina. A vantagem é que ele tem Air Bag frontais e laterais, mas não sabemos também se seria seguro, visto a qualidade de toda a lataria do carro.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Após os 50.000km a gente sentiu bastante a questão dos ruídos que aparecem e somem do nada, o volante não alinhado desde a fábrica e tivemos um problema no cinto de segurança também, que vai ser trocado por estar na garantia. A garantia também não é a real dita na concessionária. Eles falam que a garantia é de 3 anos, mas depois de comprar e passar pelas primeiras revisões, o cliente descobre que se o Renault Kwid passar de 100.000km a garantia não existe mais.

Em outras palavras, a Renault vende um carro para não ser rodado. 

Impressões gerais
Prós

  • Carro é leve e não sentimos quando estamos pisando muito no acelerador;
  • Carro alto o que evita bater nos locais. Vale para se aventurar em estradas sem asfalto ou com declives;
  • Muito confortável e prático;
  • Bonito esteticamente;
  • Muito econômico. Ideal para quem viaja muito e quer economizar com combustível;
  • Compacto e fácil de estacionar;
  • Porta malas ideal para quem viaja. O Renault tem 290 litros de porta-malas, o maior entre a concorrência
  • Carro com melhor preço do mercado;
  • Bom atendimento da fábrica da Renault;

Contras

  • Falta de autoalinhamento do volante;
  • Lataria frágil;
  • Muitos ruídos em alta velocidade ou após alguns minutos de uso;
  • Sistema de suspensão frágil; 
  • Atendimento medíocre por parte da Concessionária Renault durante as revisões do carro;
  • Falta de suporte em novos problemas, visto que o modelo do carro é novo e não há um histórico para acompanhar; 

Quer saber mais sobre nossa experiência com o Renault KWID? Deixe um comentário abaixo 🙂

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21 comentários

  1. Nossa comprei sem fazer pesquisa…comprei literalmente sem pensar na verdade pensei na economia…então estou insatisfeita e muito barulho pra carro novo. Comprei o intense.mais já me arrependi muitas pessoas falando mau do carro completei os 10.000 agora após 7 meses de uso a economia realmente é muito bom mais os barulhos me incomoda demais…não tem acústica nenhuma.

  2. Cristiano Zeverino

    Olá Ana, Cristiano de novo, tô em um grupo de Whatszapp do Renault kwid, não sei se tem interesse em participar, se sim seria legal ter uma proprietária de um Kwid com uma km maior pra relatar, e seria legal pra vc tmb, tpw, tem no grupo quem já manja bastante do carro e já tem macetes dele… Enfim, se tiver interesse, e não quiser deixar seu número aqui, se quiser me passa no whatsapp 47 84157844 que passo para o monay que é um dos administradores do grupo, vlww.

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Cristiano Zeverino

      Oi Cristiano, já estamos no grupo e agradeço a indicação.

      Vamos deixar aqui aparente o comentário pra ajudar outras pessoas que tem interesse em comprar o carro.
      Abraço

  3. Ricardo Andrés

    O meu Kwid Zen 2018 comprado zero durou apenas 5000km, veio de fábrica com o condensador do ar vazando, arrumado na revisão dos 5000km, com 7500km o carro literalmente começou a desmontar, bateção de lata total, parecia que o carro ia rachar no meio, levei na concessionária e informaram que era característica do carro!!!! Freio péssimo, estabilidade acima de 100km/h ruim, suspensão frágil, veio também faltando a alavanca que regula a altura do cinto de segurança. Reclamei na revisão e a Renault informou que não poderia fazer nada pois isso não foi visto na retirada do veículo! Ou seja se compra um carro zero faltando peça e a culpa é sua!!!!! (Ridículo). Preço de revenda péssimo pois as concessionárias sabem que o carro é uma bomba. Graças a Deus já passei pra frente. Quem comprar IRÁ SE ARREPENDER, todos meus outros caros chegaram aos 65.000km em estado de novo. Renault Kwid muito frágil….
    Hoje feliz com um Onix 2019.

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Ricardo Andrés

      Oi Ricardo, obrigado pelo seu relato. Vai ajudar muitas pessoas na decisão de comprar o carro 0km.
      Vale ressaltar que, por ser um carro novo, ele apresenta muitos problemas.

  4. Cristiano Zeverino

    Ahh, e como te falei, trabalho com uma elétrica automotiva, tendo em vista que o Kwid por enquanto não teve problemas elétricos, pelo menos aqui na oficina não tive nenhum, e tem bastante rodando na cidade, vc falou que gostaria de ter comprado o Ka, queria te falar que o Ka tmb tem seu problemas, o painel aos alguma quilometragem faz bastante barulho, o motor vibra bastante, e a ventoinha do radiador/Ar condicionado, diga na casa de 20 mil km, entre outros, assim como todos têm seus defeitos, ainda vou de kwid pelo que ele entrega nós seus 42.000, entre porta malas maior da categoria, um certo conforto de suspensão, e sua altura, não sou de correr muito em viajem, prezo pela econômia e segurança, e principalmente pela econômia, tanto de combustível, quando de manutenção em si, apesar de ele ser o mais completinho da categoria nesse preço, é bj um projeto honesto, com manutenção barata, e o seguro mais barato do mercado tmb.

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Cristiano Zeverino

      Oi Cristiano obrigada. No caso do Ka eu já tive um e gostei muito. Por ser um carro da Ford costuma ser mais fácil vender.]
      Minha preocupação maior é com o prejuízo que vamos ter na venda.

      Por exemplo, antes do Kwid eu tinha um Palio e fiquei de 2009 a 2018 com ele e tive uma parda de somente 12 mil reais. Pra quase 10 anos de uso. Acho difícil ter uma vantagem assim com um Renault 🙂

      1. Cristiano Zeverino respondeu Ana Elisa Teixeira

        Oi de novo Ana, só queria deixar uma opinião aqui pra vcs, não sei se vcs tem um canal no YouTube, mas deveria postar um vídeo com o título “kwid 90 mil km”, esse carrinho tá muito polêmico, vai conseguir várias visualizações ajudando o seu canal e ganhando do YouTube também. Ainda essa semana compartilhei seu site pra quem tinha a dúvida do carro aos certa quilometragem, se fizer um vídeo passa o link aí blzz?!

        1. Ana Elisa Teixeira respondeu Cristiano Zeverino

          Oi Cristiano. A gente não tem canal no YouTube, mas acredito que se tivesse realmente teria muitas visualizações. As pessoas estão sempre procurando esse tipo de ajuda pra comprar carro.

  5. Cristiano Zeverino

    Boa tarde Ana Elisa, ajudou e muito, só de saber que está com 90mil km e os problemas pararam nos 50km, e não sei ao certo, mais o seu deve ser um 17/18 ou 18/18 certo? Esse modelo de agora teve uma melhora imensa no freio, o problema da porta não abrir com a trava abaixada agora abre, e teve mais uns ajustes, estou com um Corsa 2011 que tirei zero e está com 73km e está, logo um Kwid intense vai durar bem na minha mão vai durar bem, vou trocar mesmo pela econômia, no meu trajeto urbano acredito que vou conseguir uns 15~16 com esse carrinho, e trabalho com elétrica automotiva, logo consigo resolver mt coisa por conta, teus amortecedores foram trocados alguma vêz? Se sim, depois de trocado não apresentou mais problemas?

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Cristiano Zeverino

      Acho que pelo seu relato vai ser um bom negócio. Nossos amortecedores foram trocados sim e até agora está tranquilo. A usa bastante o carro. Tiramos ele em maio de 2018 e ele já está com 90.000 km rodados

      1. Cristiano Zeverino respondeu Ana Elisa Teixeira

        Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos e pela ótima matéria, vou até a Ford fazer um teste drive e ver os preços tmb, mesmo sendo mais caro, as vezes tem promoção de uma grande entrada e saldo em 24 x sem juros, vou dar uma conferida tmb…

      2. Cristiano Zeverino respondeu Ana Elisa Teixeira

        Bom dia Ana, última pergunta, e paro por aqui, os bancos após esses 90 mil km, estão inteiros ainda? Ou tem algum tipo de dano? Tanto a parte que imita couro, como a parte de tecido?

        1. Ana Elisa Teixeira respondeu Cristiano Zeverino

          Oi Cristiano, tudo bem? Os bancos estão em excelente estado mesmo usando muito. Inclusive os traseiros!
          Tudo perfeitinho!

  6. Monay

    Muito boa matéria, tenho um também, versão Zen. O carro é honesto. Agora querer comparar com carros de padrão acima, sem chance mesmo!

    1. Ana Elisa Teixeira respondeu Monay

      Obrigado Monay!
      É exatamente o que disse. É um carro honesto, mas ele só é indicado se você não tem uma opção melhor pra comprar em razão da situação financeira. O carro se for utilizado pouco, como por muitas pessoas, ele vai atender bem.
      Tem gente que fica 10 anos com um carro com a quilometragem ainda baixa. Para essas pessoas ele atende perfeitamente!

      1. Felipe respondeu Ana Elisa Teixeira

        A matéria bate com a minha experiência com um Zen 18/18. Infelizmente o carro ao ser utilizado no dia a dia de forma mais acentuada apresenta uma fragilidade que não se vê no test drive. Após fazer uma lista de 17 problemas no meu, optei por vender e continuar rodando no meu velho e bom Mille Economy 2011.

        1. Ana Elisa Teixeira respondeu Felipe

          A gente acaba sofrendo um pouco com os carros populares. Mas, pelo preço dos carros 0km do Brasil temos que viver com o que dá, né? Ele é bom para quem usa de forma esporádica.

          1. Cristiano Zeverino respondeu Ana Elisa Teixeira

            Boa tarde Ana, qual a km do kwid hj? Tiveram mais algum problema recentemente?
            Vc como proprietária de um Kwid, ainda recomenda a compra de um? Pra quem está disposto a pagar 42 mil no intense, sabendo de suas qualidades e defeitos?

          2. Ana Elisa Teixeira respondeu Cristiano Zeverino

            Oi Cristiano, obrigada por sua mensagem.
            Hoje meu Kwid está com 90km e não tivemos problemas por enquanto dos 50km pra agora, apesar dele rodar bem.

            Sobre a recomendação de compra, eu confesso que se eu tivesse condições eu compraria um Ford Ka. Mas, como eu não tinha condições, o Kwid foi o que cabia no meu orçamento, pensando no Intense que é o completo.
            Por enquanto, apesar dos defeitos, ele supre minha necessidade pra condição que eu tenho. Agora confesso que fico preocupada quando chegar a hora de vender. Por que carro francês pra venda é meio complicado.

            Te ajudou minha consideração?

        2. Cristiano Zeverino respondeu Felipe

          Felipe, me tira uma dúvida, qual foi o seu real motivo para vender seu kwid e voltar para seu Mille economy? Pergunto pois já li muito sobre o carro sei dos problema de freio nos primeiros modelos que foi corrido no modelo atual com discos maiores e ventilados, o que fiz o teste drive o freio é bom até de mais, vi sobre relatos de troca de suspensão na garantia, algo sobre a luz do airbag ( trabalho com isso, sussegado) e sobre embreagem que fica dura e rangendo, quena verdade tmb ocorre no Logan e Sandero e se resolve facilmente lubrificando, e tmb li sobre as qualidades do carro.
          Pergunto pois tenho um Corsa 1.4 Hatch 2011 que tirei zero e hj está com 73.000 km, mais ainda está inteiro, e penso na ideia de trocar pelo Kwid justamente por ter um carro mais alto ( não sou de correr nas rodovias) e econômico, esse é o principal ponto, na minha condução esse carro vai fazer facilmente 15 ~ 16 km na cidade. Minha pergunta é qual o motivo da vende o seu kwid e volta é pro mille?