Uruguai: como chegar e como organizar um roteiro pelas vinícolas próximas a Montevidéu

Já adorava Montevidéu e a recepção dos Uruguaios com os brasileiros, mas confesso que fazer uma viagem de imersão ao Enoturismo foi uma das mais interessantes que fiz pelo país. Montevidéu, capital do Uruguai, fica a apenas 2h30 de voo de São Paulo! (Do Rio de Janeiro são 3h e de Porto Alegre, 1h30). Lembre-se que não precisa de passaporte para viajar até o Uruguai. Se tiver o RG com validade de 10 anos é possível fazer essa viagem!

O consumo de vinhos faz parte da cultura uruguaia e a uva Tannat, de origem francesa, tornou-se um patrimônio nacional quando o assunto é vinhos! Estivemos em 2013 no país e a exploração do enoturismo ainda era bem tímida. Tanto que tivemos certas dificuldades para visitar algumas vinícolas.

Agora essa rota de Enoturismo está mais popular, mas ainda é difícil encontrar agências de viagem que fazem um roteiro que atenda as expectativas dos amantes de vinhos. Por isso vale contar com o Los Caminos del Vino para decidir o roteiro.

Nesse caso você deve avaliar que turista você é para apreciar e aproveitar ao máximo esse tipo de viagem. Você é aquele turista que não conhece bem vinhos, mas quer tentar uma experiência diferente na rota? É o turista que entende e consome muitos vinhos e quer se aprofundar ao máximo na experiência do enoturismo? Tudo isso tem que ser avaliado na hora de optar por esse roteiro.

Vinhedo Família Deicas | Crédito: Viagens e Rotas

Fomos a Montevidéu somente para o enoturismo. Não teve visita ao centro, nem ao mercado e nem em nenhum ponto turístico da cidade que não fossem vinícolas! Assim, separamos dicas de como se programar e montar um roteiro de enoturismo no Uruguai.

Como chegar às vinícolas e quais regiões visitar na Rota de Enoturismo uruguaio?

Partindo do Brasil é necessário comprar a passagem aérea até Montevidéu e reservar alguns dias de hospedagem na cidade. Vale se concentrar em duas cidades para explorar o Enoturismo: Canelones que fica a 50km (45 minutos a 50 minutos) de Montevidéu e Carmelo que fica a 241km (aproximadamente 3 horas) de Montevidéu.

O ideal é alugar um carro de preferência com motorista para explorar as vinícolas. Ainda mais levando em conta que a Lei Seca é extremamente rígida e, por ser necessário rodar por rodovias, não daria para fazer a rota dirigindo e ainda participando das degustações. 

Para economizar, o ideal seria escolher o motorista da rodada e tentar fazer a rota de uma forma que alguém tenha que se sacrificar no grupo de forma rotativa. Até para gastar menos com o transporte. Para alugar um carro em Montevidéu, basta consultar no buscador com melhores preços, Rentcars que garante melhor preço e ainda parcela o aluguel em até 12 vezes sem juros.

Há agências que também disponibilizam vans, mas muitas vezes o viajante pode acabar preso no roteiro e não conseguir conhecer muitas opções de vinícolas a fundo.  Pela nossa experiência, é possível conhecer até 3 vinícolas por dia tranquilamente e participar de todas as degustações.

Degustação Marichal Wines | Crédito: Viagens e Rotas

O interessante é optar por almoço em uma delas com menu harmonizado com os vinhos e nas demais fechar somente a degustação.

Na nossa viagem ao Uruguai visitamos 10 vinícolas nas duas regiões e algumas também na capital Montevidéu. Confira as vinícolas que fazem parte da Associação Los Caminos Del Vino que trabalham na promoção do enoturismo uruguaio e apostam em Vinícolas familiares e com histórias que passam por gerações.

Canelones: H. Stagnari, Antigua Bodega, Artesana, De Lucca, Pizzorno, Família Deicas, Marichal, Varela Zarranz, Chiapella, Moizo, Vinhedo de Los Vientas

Montevidéu: Bouza, Família Dardanelli, Spinoglio, Carrau

Maldonado: Alto de La Ballena e Viña Eden

Canelones: H. Stagnari, Antigua Bodega, Artesana, De Lucca, Pizzorno, Família Deicas, Marichal, Varela Zarranz, Chiapella, Moizo, Vinhedo de Los Vientas

Carmelo: Campotinto, vinícola que nos hospedamos. Visitamos também a Narbona e a Casa Chic que ainda não são sócias do Los Caminos Del Vino.

Como organizar um roteiro?

O ideal é traçar um roteiro de quais vinícolas deseja visitar, marcar as degustações com antecedência e optar pelo carro como meio de transporte.

Nesse caso recomendamos primeiro fazer o roteiro por Canelones e optar por uma hospedagem nas vinícolas ou mesmo em Montevidéu e depois de finalizar essa parte da viagem, partir para Carmelo e se hospedar em uma das vinícolas por lá.

Os pagamentos das degustações e almoços podem ser feitos tanto em Pesos Uruguaios como em Dólar. Vale verificar com cada uma das vinícolas como funciona esse processo.

Há várias opções de degustações, picnics com vinho, almoço experiência com menus especiais e muito mais. Cada vinícola tem uma proposta e é necessário entrar em contato pra saber o que se encaixa melhor na sua necessidade de roteiro.

Cava da Casa Chic | Crédito: Viagens e Rotas

Ao chegar em Montevidéu pegue o roteiro dos vinhos dado gratuitamente no posto de turismo no Aeroporto Internacional de Carrasco.  As vinícolas normalmente funcionam em horário comercial de segunda a sábado, mas algumas ainda abrem aos domingos.

Reserve sua estadia no Uruguai pelo Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Tannat: uva principal dos vinhos do Uruguai

Ideal para o terroir local, a uva Tannat cria vinhos de distinção com grande corpo e estrutura e com cor intensa e aromática. É possível também misturar Tannat com Cabernet, Merlot e provamos vinhos também Tannat-Tannat. Para mim que bebo muito vinho, considero os vinhos de Tannat forte e de difícil apreciação pelos novatos da bebida. 

Tannat, Antigua Bodega | Crédito: Viagens e Rotas

O blog Viagens e Rotas viajou para Montevidéu, Canelones e Carmelo, no Uruguai, a convite da Associação Los Caminos Del Vino. Na viagem passamos pelas vinícolas: Bodega Bouza, Antigua Bodega, Marichal Wines, Artesana Winery, De Lucca Wines, Bodega Família Deicas, Campotinto, Narbona Winelodge, Bodega Casa Chic e Bodega H. Stagnari.

Veja também

Enoturismo no Uruguai: roteiro de 4 dias pelas vinícolas

Não tem Passaporte? Há países da América do Sul para viajar só com o RG

Montevidéu (Uruguai): simpatia que encanta os brasileiros

Baar Fun Fun, tango e música popular da cultura uruguaia (Montevidéu, Uruguai)

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!