Enoturismo: hospedagem na vinícola e pousada Campotinto em Carmelo (Uruguai)

Se hospedar em uma vinícola com a oportunidade de acordar e dar de cara com os vinhedos era um sonho antigo! Com todas as letras falo que esse tipo de hospedagem interfere e muito na percepção de uma Rota de Vinhos em um destino! Apenas, se hospede dentro da vinícola!

Se hospedar na vinícola significa se adentrar na história do local, ter a percepção do vinhedo em diversos horários e, a noite, apreciar um céu limpo e com um montão de estrelas a perder de vista. Com certeza foi um ponto auge da nossa viagem a Carmelo, cidade do Uruguai que fica a 3 horas, da capital, Montevidéu.

Pousada Campotinto | Crédito: Mili Anjos

Carmelo é uma pequena cidade que pode ser considerada um oásis viticultora. Quando falamos de enoturismo ela é tão especial que foi chamada de “Toscana em miniatura” pelo jornal The New York Times. Não conhecemos a Toscana, mas Carmelo de fato tem algo especial quando falamos de vinho.

Nos hospedamos na pousada Campotinto, uma pequena vinícola de Carmelo que produz vinhos incríveis. O melhor Tannat que tomamos em toda a viagem foi na Campotinto! O vinho Tannat Ícono, 2017!

Vinhedo Campotinto | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

A pousada possui 12 quartos, sendo 8 de luxo e bem próximos ao vinhedo. Ainda com vista para o vinhedo tem uma piscina que é o ponto alto para quem quer relaxar curtindo a vista.

Chave do quarto e logo na frente o vinhedo da Campotinto | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas
Piscina da Campotinto | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas
Varanda da suíet Campotinto | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

…recepção e sala de estar no Casarão!

Ao chegar na pousada já somos recebidos por Joana que gentilmente faz o check-in e nos apresenta as acomodações. A recepção tem um estilo rústico e aconchegante e um pouco mais para dentro tem uma sala de estar com lareira, dispostas com mesas com objetos antigos que remetem à vinícola.

Sala da Campotinto | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Ainda nesse casarão há alguns quartos também, além do restaurante que serve café da manhã (incluso na hospedagem), almoço e jantar.

Por do sol no vinhedo da Campotinto | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

…como são as suítes?

As suítes têm entre 25 a 34m² e possuem cama King Size, salinha com sofás e mesa de centro, TV, armários equipados com cobertores e guarda-chuva, ar condicionado e também sistema de calefação.

Suíte Campotinto | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas
Suíte Campotinto | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas
Suíte Campotinto | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

O banheiro é amplo com tolhas enormes que secam bem, ducha boa e forte, secador de cabelo e amenities. O quarto, do tamanho de um pequeno apartamento, fica em um local bem afastado da recepção o que permite um silêncio delicioso durante todo o dia.

Suíte Campotinto | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

…e o café da manhã?

O café da manhã é servido no restaurante da pousada e como se trata de um ambiente mais intimista, tudo é levado à mesa para o hóspede.

Café da manhã Campotinto | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Geleia de uva Tannat, doce de leite uruguaio, manteiga fresquinha, iogurte caseiro, croissants, frutas, frios, suco de laranja natural, café e até ovo mexido, caso o hóspede queira. É um café da manhã com itens frescos e servidos à mesa.

Café Campotinto | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Degustação de vinhos incríveis

Ao se hospedar na Campotinto não deixe de fazer uma degustação no hotel. A pequena vinícola de Carmelo produz 25 mil litros por ano de quatro tipos de vinhos, mas ainda não exporta.

Eles fazem somente vendas internas e para turistas que visitam a pousada ou restaurante. Se quiser tomar o melhor Tannat, tem que ir até lá conferir!

Degustação na Campotinto | Crédito: Los Caminos Del Vino

Confira os tipos e preços das degustações

Degustação Suave – 900 pesos uruguaios por pessoa

Vinhos: Tannat Cabernet Franc, Tannat Merlot e Tannat Reserva

Harmonizados com: Empanadas cortadas a cuchillo com salsa criolla

Degustação Terroir – 1000 pesos uruguaios por pessoa

Vinhos: Tannat Cabernet Franc, Tannat Merlot e Auguri

Harmonizados com: Tábua de queijos artesanais de zona da Colonia e doce de figos caseiros

Degustação Premium – 1400 pesos uruguaios por pessoa

Vinhos: Tannat Cabernet Franc, Tannat Merlot e Tannat Gran Reserva

Harmonizados com: Tábua de queijos artesanais de zona da Colonia com azeitonas e Crème Brûlée clássico.

Mesa degustação Campotinto | Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Reserve sua estadia na Pousada Campotinto pelo Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Serviço

Posada Campotinto – A diária a partir de 210 dólares para suíte com café da manhã.

Para alugar um carro em Montevidéu e viajar até Carmelo, basta consultar no buscador com melhores preços, Rentcars que garante melhor preço e ainda parcela o aluguel em até 12 vezes sem juros.

Veja também

Uruguai: como chegar e como organizar um roteiro pelas vinícolas próximas a Montevidéu

Enoturismo no Uruguai: roteiro de 4 dias pelas vinícolas

Enoturismo: como levar vinhos na bagagem no avião

O blog Viagens e Rotas viajou para Montevidéu, Canelones e Carmelo, no Uruguai,  a convite da Associação Los Caminos Del Vino. Na viagem passamos pelas vinícolas: Bodega Bouza, Antigua Bodega, Marichal Wines, Artesana Winery, De Lucca Wines, Bodega Família Deicas, Campotinto, Narbona Winelodge, Bodega Casa Chic e Bodega H. Stagnari.

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Os dados fornecidos no site como custos de pacotes de agências de turismo, taxas de câmbio monetário, valores de pratos em restaurantes, datas de términos de promoções e outros são referentes ao momento de sua publicação, sempre com informação confirmada pelas fontes oficiais, muitas vezes pelas assessorias de imprensa. Não nos responsabilizamos por qualquer alteração destes dados.

Deixe seu comentário!