Onde ficar em São Bento do Sapucaí (SP): Domo Geodésico oferece experiência única em meio à Serra da Mantiqueira

Quem acompanha o blog a um tempo e conhece nossa história sabe que adoramos uma experiência rural com um feeling energético. Quando surgiu a oportunidade de ter esse tipo de experiência, sendo os primeiros hóspedes do Domo Geodésico no Frescor da Mantiqueira, não pensamos duas vezes. Vivemos um final de semana de pura paz com a união de tudo que a gente aprecia num estilo turístico rural: natureza, exclusividade, acolhimento e boas vibrações.

Crédito: Viagens e Rotas

Localizado na área rural próximo ao bairro do Quilombo em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira no interior de São Paulo, o Frescor da Mantiqueira é uma propriedade de produção orgânica de hortaliças, legumes e raízes. Eles seguem uma linha totalmente ecológica e sustentável com premissas de permacultura e agroflorestas, com foco na valorização do Meio Ambiente.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Quando falamos de turismo, o sítio do Valdir e da Juliana trabalha com hospedagem via Airbnb (link para hospedagem aqui) com a intenção de fazer o hóspede vivenciar aquele estilo de turismo rural e de experiência vivencial.

O tempo de chegada da nossa casa até o sítio foi de 3h15min partindo da Zona Norte de São Paulo. São Bento do Sapucaí, fica há cerca de 350km do Rio de Janeiro e 200km de São Paulo, fazendo divisa com Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal. A cidade, como já mostramos em outras publicações aqui no blog, é um reduto de descanso para muitos paulistanos que procuram a região como um refúgio da semana agitada da cidade grande.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

O acesso do bairro do Quilombo até o sítio, um pouco mais de 1km de estrada de terra, é muito íngreme e de difícil acesso. Nós conseguimos subir com nosso Kwid, mas tivemos um contratempo em um dos passeios quando estava chovendo que o carro não subiu de jeito nenhum. Vale ter um 4×4 para fazer o trajeto, mas também, como é um percurso pequeno do bairro até o Frescor da Mantiqueira, o Valdir e a Juliana costumam fazer esse translado dos hóspedes.

O que é um Domo Geodésico?

Fomos os primeiros hóspedes do Domo Geodésico do Frescor da Mantiqueira que é chamado carinhosamente de Domo Zen com o slogan: “Descanse em um Domo Zen observando as estrelas!”

Crédito: Viagens e Rotas
Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Os domos geodésicos, também chamados de cúpulas geodésicas são estruturas compostas por uma rede de polígonos, geralmente triângulos, que formam uma esfera. Tem ventilação natural e uma eficiência energética já que, por ser esférica, os fluxos de ar são circulares, o que torna mais fácil a climatização. Outra curiosidade é que sua cobertura tem uma superfície que enfrenta os raios solares com intensidade menor e, por isso, não há grandes variações de temperatura no verão e inverno.

O Domo Geodésico do Frescor da Mantiqueira segue o conceito de bioconstrução e é todo feito com madeira de reflorestamento. Por fora tem uma arte linda pintada por uma artista da cidade de São Bento do Sapucaí.

O mais incrível é que além de toda a privacidade da hospedagem, ainda tem janelas em todo o Domo que entram os raios solares e também a luz da Lua e das estrelas. Nossa recomendação é levar uma máscara de dormir para passar a noite e conseguir acordar um pouco mais tarde, caso prefira. Vale dizer que esse jogo de luzes naturais e, avistar o céu enquanto a gente toma banho, é uma das vivências mais gostosas dessa hospedagem.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Como é o Domo Zen do Frescor da Mantiqueira?

Logo que chegamos fomos recepcionados pela anfitrião, o Valdir. Se não fossemos subir com nosso carro direto pro sítio, eles nos encontraria no bairro do Quilombo. Todos esses locais têm acesso fácil pelo Waze, então é uma recepção muito tranquila.

O Domo Geodésico fica localizado bem ao centro do sítio  —  além de ser 100% privativo  —  e atrás dele tem uma vista linda da pedra Ana Chata, um dos cartões postais de São Bento do Sapucaí.

É uma acomodação ideal para três pessoas e o quarto é bastante amplo. Nós levamos o nosso gatinho persa e foi a primeira experiência de viagem dele. O que foi muito tranquilo, visto que essa, e algumas outras hospedagens do sítio é Pet Friendly. Claro que para levar o pet é necessário consultar antes a disponibilidade e os valores extras. Nós somos chatos com limpeza e por isso levamos nosso próprio aspirador de pó para dar um trato no Domo antes de sair de lá. Até pelas possíveis sujeirinhas que o pet acaba deixando. Então, o bom senso é sempre bem-vindo.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas
Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

O Domo é dividido basicamente em 2 partes: cozinha e área de convivência e o quarto com o banheiro e um mini hall. A cozinha é toda equipada com panelas, pratos, copos, taças de vinho, tábuas, tuppewares, talheres, formas de pizza ou comuns.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

O hóspede pode colher as verduras, legumes e frutas disponíveis na horta orgânica do sítio Frescor da Mantiqueira e preparar sua refeição ali.

Alexandre gostou muito de usar a cozinha para fazermos um fondue, aproveitamos um longo café da manhã e também fazer chocolate quente pra curtir o friozinho.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas
Crédito: Viagens e Rotas

Para a comodidade do hóspede a torneira tem aquecimento, há ainda um cooktop, um forno elétrico excelente e uma Air Fryer. Tem uma geladeira de tamanho normal e os lixos da cozinha são divididos entre orgânicos e recicláveis. Logo ao lado da cozinha, uma mesa de madeira linda no estilo rústico com quatro bancos ideais para a boa convivência. Essa área conta com luminosidade bem aconchegante com lâmpadas amarelas.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

Já o quarto, que é separado com uma porta de vidro com trava, tem, logo na entrada, uma poltrona confortável para leitura, uma mesinha de madeira rústica com luminária e uma planta para dar charme ao ambiente.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

A cama é de tamanho comum e super quentinha, visto que na região o frio pode chegar a ter geadas. A cama é baixa e fica em cima de um tapete lindo e felpudo que dá charme para o Domo. As luzes com lâmpadas aconchegantes se misturam as janelas do Domo que são vazadas e dá um ar de espiritualidade aguçada.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

O banho é uma delícia e a ducha fica logo em frente à cama com o teto aberto para apreciação do céu. Tanto a área de lavado do banheiro quanto o vaso sanitário ficam ao lado de forma mais privativa.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Tem também um armário térreo e bem bonito que compõe a decoração. Fora do Domo Geodésico há 1 vaga de garagem e, para as noites frias, uma área de fogueira privativa com duas cadeiras para apreciar a vista da Serra da Mantiqueira ou apenas curtir o pôr do sol.

Os anfitriões ainda disponibilizam (no caso de duas pessoas): duas toalhas de rosto, duas toalhas de banho, um piso para o box, cobertor, edredom, quatro travesseiros fofinhos e sabonete líquido na pia banheiro e detergente na pia da cozinha. O Domo Zen conta ainda com ar-condicionado e wi-fi gratuito. Não têm amenities e por isso é necessário levar shampoo e condicionador, assim como a maioria das hospedagens disponíveis na plataforma Airbnb.

No Frescor da Mantiqueira, para crianças, a grande atração é a Casa na Árvore com uma brinquedoteca muito charmosa que fica disponível para todos os hóspedes. A visita a horta para colheita de diversos itens também é permitido.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

Com uma vista incrível do bairro do Quilombo e Serra da Mantiqueira, o sítio ainda disponibiliza uma fogueira comunitária, onde é possível apreciar as estrelas e aproveitar o frio característico da região.

Crédito: Viagens e Rotas

Reserva e preço do Domo Zen, geodésico

Você pode alugar o Domo Geodésico pelo site do Airbnb, neste link. Por lá você também consegue ficar atento as datas disponíveis para locação.

O valor da diária é a partir de R$380, dependendo da data escolhida e da temporada. Lembrando que além do período de férias escolares e feriados, finais de semana de inverno são bastante procurados em São Bento do Sapucaí.

Outras hospedagens do Frescor da Mantiqueira

Caso o Domo Geodésico não esteja disponível, o sítio conta com outras acomodações incríveis e também com a mesma intenção de experiência rural diferenciada via Airbnb.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

Trailer: O Trailer que proporciona uma experiência de camping para até 4 pessoas, com estrutura de mini cozinha, fogão duas bocas com forno, frigobar, ar condicionado e banheiro (com aquecedor, chuveiro e pia). Não aceita pets. Alugue aqui.

Tiny House: O Container ou Tiny House para 4 pessoas, projetada para descansar e cozinhar num pequeno espaço. Do deck dessa hospedagem a vista é deslumbrante e há uma rede para deitar e olhar as estrelas. Aceita pet sob consulta. Alugue aqui.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Casa Sencera: A casa da roça que acomoda 7 pessoas e tem um estilo rural e totalmente voltado para a vivência ecológica. Fogão a lenha, estilo rústico e antigo com detalhes de livros espalhados na sala, uma pia com uma decoração de casinha de vovó. Aceita pet sob consulta. Alugue aqui

Como chegar em São Bento do Sapucaí?

Saindo de São Paulo: pegamos a rodovia Ayrton Senna|Carvalho Pinto (SP-070) até entrar na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) que sobe a Serra sentido Campos do Jordão. Quem opta pela Dutra (BR-116) evita dois pedágios, mas tem que entrar na saída sentido Campos do Jordão. Siga as placas e entre dentro da cidade de Santo Antônio do Pinhal, passando por Sapucaí Mirim e depois, São Bento do Sapucaí.

Para chegar em São Bento do Sapucaí de ônibus a partir de São Paulo, você vai ter que fazer uma ‘conexão’ em São José dos Campos onde existe uma linha direta de ônibus entre as duas cidades. Caso não queria ir até São José, a opção é pegar a Linha Pássaro Marrom com destino a Brasópolis e pedir descer na entrada de São Bento do Sapucaí.

Quando ir?

Como a maior parte dos destinos de serra, São Bento do Sapucaí tem sua alta temporada no outono/inverno de maio a agosto. Com o clima sem chuvas, ele contribui para a subida à Pedra da Baú e os passeios de trekking. Nos 30 dias que antecedem o Carnaval até o início da festa, a cidade também é bastante visitada para o tradicional Bloco do Zé Pereira, que se apresenta todas as noites com seus bonecos gigantes durante os 30 dias corridos antes do feriado de Carnaval. De janeiro a março chove bastante na região, mas no restantes do ano, as diárias ficam mais baratas e as temperaturas amenas.

Vá de carro

Nossa recomendação é que vá de carro para circular melhor pela cidade. Entrando na cidade à direita fica o bairro do Quilombo e o Frescor da Mantiqueira pode ser acessado tranquilamente pelo Waze. Não é difícil chegar até o sítio. Ideal é ter um carro com tração 4×4, mas caso não tenha tanto o Valdir quanto a Juliana podem dar um suporte para subir e descer do sítio.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

O Frescor da Mantiqueira fica na rodovia Benedito Cândido Ribeiro, km 04 – Bairro do Quilombo.

Veja também

A hospedagem no Domo Geodésico foi uma cortesia do Frescor da Mantiqueira para sua inauguração. Nós só indicamos o que aprovamos!

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas, melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro
Compra online

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!

1 comentário

  1. Adewole

    Que lugar MARAVILHOSO!