Amazônia Soul: gostinho do Pará no bairro da Vila Mariana em São Paulo

O Amazônia Soul está na Vila Mariana trazendo o melhor da cozinha paraense para a capital paulista. Para os paulistanos que não entendem nada de comida da Amazônia, é uma oportunidade de provar os pratos mais típicos feitos por um chef Belenense raiz. E para nós, que entendemos muito, é o local pra matar a saudades desse Estado e da sua gastronomia que ganhou nosso coração.

O restaurante buscou trazer uma autenticidade, trazendo alguns símbolos da culinária paraense e até servindo, inicialmente em cuias. Até perguntamos ao Pedro, proprietário do Amazônia Soul, se viria tudo na cuia. Mas ele disse que só vem o tacacá mesmo. Que é o prato que o paraense toma na cuia, além do açaí. Apesar de apreciarmos tacacá, optamos por experimentar outros pratos na casa.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

De entrada começamos com a Unha de Caranguejo, uma espécie de coxinha de caranguejo deliciosa. Que caiu muito bem com dois molhos de pimentas paraenses servidos no restaurante, sendo um com jambu e tucupi e outro com açaí.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas
Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

O Alexandre foi logo em um prato que ama e é o prato mais festivo do Círio de Nazaré: o Pato no Tucupi.  Legítimo e chamado por eles de “instituição da cozinha amazônica”, o pato é preparado com tucupi e jambu, acompanha a famosa farofa paraense e arroz branco. Delicioso e uma boa pedida para quem já gosta de carne de pato.

Crédito: Alexandre Martins, Viagens e Rotas

Optei pelo Menu Degustação com a ideia de provar um pouco de tudo. Nesse menu vem a Maniçoba, ou feijoada paraense que é um dos meus pratos preferidos quando bem feitos. A base do prato é a maniva, folha da mandioca brava, cozida por 7 dias. No caso dessa que comemos ela estava cozida a 12 dias. Como já comi muita Maniçoba ruim, inclusive no Pará, confesso que a do Amazônia Soul não decepciona.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

No menu degustação veio ainda Vatapá Paraense, Porco – inserido no menu por um costume paulista – , Caranguejo, Mix de Bolinhos (Peixe e Maniçoba),  Farofa paraense, Arroz de Jambu, Arroz Branco – que ignoramos por completo – e um  Shot Tucupi com Camarão seco. Para quem tem curiosidade de conhecer os pratos paraenses essa degustação é uma excelente opção de pedida.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Para finalizar um bolo de tapioca e um doce de cupuaçu clássico, que não podia faltar nessa imersão deliciosa. Ficamos muito felizes de finalmente conhecer um restaurante com culinária paraense que não perdeu a essência local em São Paulo. E, acreditem! Não é fácil. Visto que os produtos principais devem ser trazidos de lá para ter o mesmo sabor.

Crédito: Ana Elisa Teixeira, Viagens e Rotas

Empório

Além do restaurante, o Amazônia Soul conta com um pequeno empório com produtos a venda como cerâmicas marajoaras, as ervas das erveiras do mercado Ver-o-Peso, em Belém, açaí legítimo, molhos de pimentas servidos no restaurante, farofa paraense, farofa de tapioca e muito mais.

O almoço no Amazônia Soul foi uma cortesia para o o blog Viagens e Rotas. Só indicamos o que aprovamos!

Veja também

Conheça o Festival do Çairé: fé e folclore que encanta em Alter do Chão (Pará)

Belém (Pará): Círio de Nazaré, o espetáculo de fé que emociona independente da religião

Ilha de Marajó: conheça a maior ilha fluviomaritima do Brasil

O que visitar em Belém do Pará

Onde comer em Belém?


Serviço

Amazônia Soul

Funcionamento: Terça a sábado: 12h às 22h. Domingo: 12h às 20h.

Endereço: Rua Áurea, 361, Vila Mariana | São Paulo | SP

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!