Onde ficar em Alter do Chão (Pará): dicas para a hospedagem ideal

Como já falamos em outro post, Alter do Chão, no Pará, considerada o Caribe da Amazônia é uma pequena vila de Santarém. Como comentamos, o aeroporto mais próximo para chegar à vila é o de Santarém que fica a 40 minutos exatos.

O grande atrativo de Alter do Chão são as praias de rio que podem ser curtidas não só em terra, mas também pegando uma lancha ou canoa até um banco de areia mais afastado. Recomendamos ficar no centrinho, próximo a Ilha do Amor que é o cartão-postal de Alter. Ali estão as praias urbanas, bares, restaurantes e todo o comercio local. Se hospedando mais próximo ao centro é uma oportunidade de aproveitar também a noite em Alter.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Nós nos hospedamos em Santarém, mas se o objetivo principal da viagem for ficar em Alter do Chão para curtir as praias do Rio Tapajós e Arapiuns, não vale a pena se hospedar em Santarém. O motivo principal é porque o trajeto do centro de Santarém até a vila é de 38km. Fica cansativo fazer o trajeto pra ir e voltar todos os dias da viagem.

Como escolher a hospedagem?

Como Alter é uma pequena vila e ainda com uma experiência bem particular, não há hotéis de rede ou resorts. O interessante é optar por pousadas bem locais e esperar por um acolhimento mais humano. O mais interessante é que há boas opções para quem deseja gastar bem pouco.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Como todos os destinos, na alta temporada os preços são mais altos. A temporada em Alter vai de agosto a fim de fevereiro. Sendo de setembro a dezembro a época mais balada devido as praias dos rios estarem mais propícias para banho.

Durante o Çairé (ou Sairé), festa religiosa e folclórica, que acontece sempre na terceira semana de setembro também é um período de valores mais altos, visto que a vila fica lotada e a super lotação se estende até Santarém. Vale se programar com antecedência para realizar essa viagem!

Crédito: Ana Elisa Teixeira

Opção de hospedagem emersiva em Coroca

Quem tiver interesse de uma hospedagem diferente pra vivenciar um pouco do dia a dia local, recomendamos a comunidade ribeirinha Coroca. Ela fica a cerca de 1h30 de barco e abriga famílias que vivem aos margens do rio Arapiuns.

Crédito: Ana Elisa Teixeira

As hospedagens são nas casas dos moradores e é possível se deliciar com o único restaurante do local que servem pratos tipicamente paraenses com destaque para os peixes de água doce da região e da galinha caipira.

Procurando a hospedagem ideal em Alter do Chão?

Faça sua reserva com antecedência aqui pelo Booking.com e garanta o melhor preço. Fique atento as avaliações dos viajantes. Ao definir a hospedagem com base nas avaliações, nós damos algumas dicas das exigências mínimas.

Algumas pousadas bem recomendadas em Alter do Chão no Booking.com: Ponta de Pedras, Chalé Amazônia Tikuna, Pousada Cabloca e Pousada Vila Alter .

Dúvidas de onde ficar em Alter do Chão, no Pará? Deixe seu comentário! 😉

O blog Viagens e Rotas viajou para Santarém e Alter do Chão, no Pará, a convite da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur)

Veja também

Pará: como chegar e qual é a melhor época para visitar Alter do Chão e Santarém

Onde comer em Alter do Chão e Santarém

Conheça o Festival do Çairé: fé e folclore que encanta em Alter do Chão (Pará)

Belém (Pará): Círio de Nazaré, o espetáculo de fé que emociona independente da religião

Ilha de Marajó: conheça a maior ilha fluviomaritima do BrasilO que visitar em Belém do Pará

O blog e portal Viagens e Rotas respeita a apuração do conteúdo de matérias e notas aqui publicadas para o leitor desse site com ética e profissionalismo. Leia os Termos e Condições

Procurando por uma hospedagem? Pesquisa no Booking.com, melhor custo benefício, sem adicional de taxas,melhores preços e alguns ainda contam com cancelamentos grátis.

Planeje sua viagem com a gente:

Reserve seu hotel
Seguro Viagem
Ingresso para atrações em todo o mundo
Chips para celular
Alugue um carro

Faça sua reserva pelos links parceiros acima e ajude na monetização do Viagens e Rotas. Nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nenhuma taxa extra por isso.

Por fim, os textos e fotos de autoria dos repórteres e colaboradores da revista digital Viagens e Rotas são protegidos pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998, não poderão ser copiados de forma integral ou parcial sem prévia autorização.

Os textos de divulgação de assessorias de imprensa, conhecidos como releases, estão creditados como “Divulgação” e poderão ser extraídos sem problema algum.

Deixe seu comentário!